O portfólio de experiências da Sympla ficou ainda mais especial com a chegada desta temporada de Wicked, a história não contada das bruxas de Oz, uma versão inédita da superprodução que volta ao país depois de seis anos. O espetáculo é um grande sucesso em todo o mundo e, por aqui, será estrelado por Myra Ruiz e Fabi Bang, que vivem as bruxas Elphaba e Glinda no palco do Teatro Santander

A Sympla conversou com Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura e um dos produtores do espetáculo, para entender o que o espectador brasilero pode esperar da “maior produção teatral feita no Brasil”.

Descubra:

? qual é a história de Wicked;

? onde se passa a trama;

? as novidades da montagem de 2023;

? e como comprar os ingressos para Wicked com a Sympla. 

História de Wicked: por dentro do enredo

Em 1900, o escritor norte-americano L. Frank Baum publicava um livro que marcaria gerações: O Mágico de Oz. A trama virou filme hollywoodiano, com a atriz Judy Garland eternizada na pele de Dorothy.

Alguns anos depois, em 1995, o romancista Gregory Maguire imaginou um universo paralelo que foi base para o musical da Broadway vencedor do prestigioso prêmio Tony: Wicked. Nessa história, que se passa muito antes de Dorothy percorrer a estrada de tijolos amarelos, havia uma amizade profunda entre a popular Glinda e a incompreendida Elphaba, a Bruxa Má do Oeste.

O prelúdio imaginado por Maguire traz um novo ponto de vista para a história das bruxas de Oz, e o aclamado musical se volta justamente para a relação entre as jovens, cada uma à sua maneira. Glinda era bonita e desejava ser cada vez mais popular, enquanto Elphaba, com sua pele cor de esmeralda, queria se manter fiel aos seus valores. Juntas, elas vencem a rivalidade e se tornam grandes amigas em uma jornada que desafia a gravidade. 

Wicked musical: dos palcos da Broadway para São Paulo

A produção original da Broadway coleciona prêmios internacionais. São mais de 50, incluindo o Grammy e três Tony Awards. Em 2024, a trama chegará também às telas do cinema, com Ariana Grande e Cynthia Erivo no elenco.

O musical já esteve no Brasil, em 2016, também com Myra Ruiz e Fabi Bang. Em 2023, a dupla segue interpretando as bruxas de Oz, mas o espetáculo ganha novos contornos, como explica o produtor Carlos Cavalcanti.

“É a mesma história. São as mesmas músicas com as mesmas traduções, que o público tem na memória. Até as atrizes protagonistas serão as mesmas, Myra e Fabi. Mas os cenários, o figurino, os efeitos especiais e as projeções são novas”, conta. 

“Stephen Schwartz nos disse que a produção original de Wicked já foi vista por todo mundo. Agora, é preciso um novo olhar para o texto e criar uma produção inovadora, 20 anos após sua estreia na Broadway”, continua Cavalcanti. Premiado compositor e letrista de teatro musical por trás de Wicked, Schwartz organizou um seleto grupo de produtores no mundo para trazer uma nova abordagem ao musical.

Com uma equipe de profissionais – coreógrafos, cenógrafos, figurinistas etc. – de todo o mundo e uma relação muito próxima com a empresa licenciadora de direitos autorais, o musical ganhou complexidade. Para Cavalcanti, isso se traduz em aspectos que vão dos tecidos e figurinos até as projeções e efeitos especiais da produção. 

O que a gente quer dar ao público brasileiro é um espetáculo com padrão de qualidade das melhores produções das duas mecas do teatro musical: Londres e Nova York”, conclui. 

Onde será a temporada de Wicked: o Teatro Santander 

Na segunda temporada da produção no Brasil, as personagens de Wicked tomam conta do palco do Teatro Santander, uma das salas de espetáculos mais modernas do Brasil. Com sua fachada iluminada inconfundível, o espaço localizado na capital paulista oferece uma estrutura física e tecnológica pensada para receber superproduções.

Para o produtor Carlos Cavalcanti “foi fundamental que o Teatro Santander abraçasse o projeto”. De acordo com ele, assim, foi possível desenvolver um projeto cenográfico sem limitações estruturais e técnicas.

Para Eduardo Pimentel, Coordenador de CS da Sympla, o Teatro Santander é uma referência no cenário teatral e cultural do país, sempre em busca de produções de altíssima qualidade artística. “A cultura do país agradece ao Santander por tamanho apoio à cultura”, diz.

“A parceria com eles nos aproxima de projetos de alto nível como Wicked”, explica Pimentel. Com estreia marcada para março, a produção já é um sucesso de vendas: “são milhares de ingressos vendidos meses antes do início da temporada. É surreal!”, completa.

Como comprar ingressos para Wicked?

Muito antes da divulgação do elenco completo, a produção já tinha setores inteiros esgotados. E a perspectiva, segundo o produtor Carlos Cavalcanti, é que os ingressos continuem disputadíssimos.

Para o presidente do Instituto Artium de Cultura, isso se deve também à reputação conquistada pelos produtores do espetáculo, que estão por trás de musicais como Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate. “O público sabe o que a gente entrega: um padrão de qualidade altíssimo”, afirma Cavalcanti.

Os interessados em garantir seus ingressos para a curtíssima temporada de Wicked, o musical, portanto, não podem perder tempo. Para comprar os bilhetes, é necessário:

  • acessar a página do evento na plataforma da Sympla;
  • escolher a data e horário;
  • selecionar o setor;
  • clicar no assento disponível – ele estará em verde;
  • selecionar o preço – inteira, meia entrada ou cartão Santander;
  • finalizar a compra. 

Pronto! Os ingressos estarão disponíveis na seção de ingressos do aplicativo Sympla, no seu e-mail, e também poderão ser impressos.

Se interessou pelo musical e quer aprender mais sobre o tema? Uma boa pedida é explorar os diferentes tipos de teatro com a ajuda da Sympla! Se joga! ?