Junho é o mês da diversidade e você poderá acompanhar eventos como a parada do orgulho LGBTQIAPN+, que ocorre em São Paulo. Mas você sabia que, apesar de ser a maior do mundo, a parada paulista não é a única relevante?
Existem diversas celebrações ao redor do globo, que mostram o orgulho e a luta da comunidade queer. Neste post, listamos 5 eventos interessantes para quem quer conhecer cidades que são palco de manifestações da comunidade. Confira a seguir.
Como surgiu a parada LGBT+
A primeira passeata LGBT+ registrada é conhecida como o “Dia da Libertação Gay da Rua Christopher” e aconteceu nos anos 70, em Nova York. Com um viés político, o evento ocorreu um ano após a Rebelião de Stonewall, famoso protesto contra uma ação violenta da polícia a um bar frequentado pela comunidade queer.
Desde então, várias cidades do mundo passaram a adotar o evento, que se tornou uma manifestação cultural, artística e política pela diversidade. As paradas costumam ocorrer no mês de junho, considerado o Mês Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+.
5 paradas do orgulho LGBTQIAPN+ que você precisa conhecer
A Parada LGBTQIAPN+ de São Paulo é extremamente representativa, mas ela não é a única oportunidade de celebrar a diversidade. Quem está procurando destinos e eventos do gênero em outros locais do mundo pode aproveitar boas oportunidades. Confira a seguir.
1. São Paulo, Brasil
A Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de São Paulo teve sua primeira edição em 1997 e acontece tradicionalmente na avenida Paulista. Ela é considerada a maior do mundo e já chegou a bater o recorde de 4 milhões de participantes em 2022.
O evento reúne o público LGBT+ e apoiadores para demonstrar o orgulho e lutar por mais direitos. Além da manifestação política, a parada é também uma manifestação cultural e artística, trazendo artistas e personalidades importantes da comunidade.
#DicaSympla: Aniversário de SP: 12 rolês para celebrar a capital
2. Madrid (MADO), Espanha
Famosa em todo mundo, a Fiesta del Orgullo LGBTIQ+ é um destino bastante procurado por LGBTs e apoiadores. Conhecida pelos nativos como MADO, a manifestação acontece no verão europeu e é celebrada ao longo de dez dias.
O evento ocorre todos os anos, no bairro Chueca com shows e espaços para debates sobre temas que impactam a comunidade queer. A manifestação recebe cerca de 1 milhão de turistas por ano e é uma excelente oportunidade de demonstrar todo o seu orgulho.
3. San Francisco, Estados Unidos
A San Francisco Pride é o maior encontro da comunidade LGBT+ dos Estados Unidos. A manifestação recebe anualmente cerca de 2 milhões de pessoas.
O ponto alto da manifestação acontece em frente à prefeitura da cidade, na Civic Center Plaza. A área representa o local onde Harvey Milk, um dos maiores ativistas da causa, discursou em 1978 para uma multidão. O marco ficou conhecido como Gay Freedom Day.
#DicaSympla: Ballroom: conheça essa e outras celebrações LGBTQIAPN+
4. Nova York, Estados Unidos
A cidade de Nova York também tem sua parada, que é parte da celebração Gay Pride. O evento atravessa a famosa Quinta Avenida e termina em Greenwich Village. O desfile conta com a presença de mais de 700 carros alegóricos.
Várias atividades acontecem na cidade durante todo o mês de junho e o valor arrecadado é destinado a comunidade LGBTQIAPN+ de Nova York e as atividades da NYC Pride.
5. Amsterdam, Holanda
A parada LGBT+ de Amsterdam, é com certeza, a mais diferente das demais. O evento acontece em barcos, que percorrem os canais da capital holandesa. Além dos desfiles de barcos, a parada conta com manifestações nas ruas, para animar turistas e residentes.
No início da manifestação, os participantes sobem em cerca de 80 barcos decorados especialmente para a data. Após o desfile, todos voltam às ruas e continuam a celebração em pubs e cafés. A parada do orgulho recebe milhares de turistas e os estabelecimentos ficam lotados ao final do dia.
As paradas do orgulho LGBTQIAPN+ são oportunidades incríveis celebrar a diversidade e lutar por direitos. A Sympla valoriza o respeito e a compreensão das diferenças individuais. Por isso, estamos juntos para construir um mundo mais livre, seguro e acolhedor para todas as pessoas. Confira outras experiências e eventos na Sympla.