Foto de Vitor Mendes Stafusa na Unsplash
Já pensou em incluir a capital do estado do Paraná no seu próximo roteiro de viagem? Esse é um destino bastante procurado por turistas e viajantes, principalmente para quem está com um orçamento mais apertado.
Mas o que fazer em Curitiba? Saiba que a cidade tem muitos atrativos e pontos turísticos que valem a visita. Neste post, listamos algumas opções de programação imperdíveis que você precisa incluir no roteiro. Confira tudo na leitura e já comece o seu planejamento de viagem.
O que fazer em Curitiba hoje?
Quem está passeando ou visitando Curitiba tem muitas opções interessantes de programações para curtir durante o dia e a noite. Na cidade não faltam pontos turísticos para conhecer, além de uma vida noturna animada nos restaurantes e bares.
Quer um passeio mais relax? Que tal bater perna nos parques e mercados municipais? Independentemente do seu perfil, a capital paranaense tem, com certeza, uma programação completa que vai agradar.
#DicaSympla: Próximos feriados nacionais: como aproveitar 2024?
Pontos turísticos imperdíveis
Para um rolê mais cultural, a dica é explorar os principais pontos turísticos da cidade. Não esqueça de fazer boas fotos e aproveite para experimentar alguns quitutes tradicionais no caminho, como a carne de onça e o pão com bolinho.
A seguir, você confere quatro opções interessantes de pontos turísticos que valem a visita.
Jardim Botânico Municipal de Curitiba
O Jardim Botânico de Curitiba atrai um grande número de visitantes por ano e é o grande cartão postal da cidade. Com um projeto inspirado no Palácio de Cristal de Londres, o parque conta com uma incrível cúpula de vidro que decora seu centro.
O passeio rende um dia todo de visita e o turista pode aproveitar para fazer um piquenique e curtir a área verde até o anoitecer.
Centro Histórico de Curitiba
Outro passeio divertido em Curitiba é conhecer o seu Centro Histórico, onde nasceu a cidade. A região ainda preserva registros históricos como ruas de pedra e casarios coloniais.
No centro da cidade, é possível conferir algumas instalações como o Palácio Giuseppe Garibaldi, a Casa Vermelha e o Paço da Liberdade (onde está instalado o SESC). Aproveite para visitar também a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas, a primeira da cidade.
Mercado Municipal de Curitiba
O Mercado Municipal é uma opção interessante de rolê para quem quer conhecer mais sobre a culinária local. Lá, você consegue degustar iguarias regionais e até levar produtos para casa.
A entrada é gratuita, mas lembre-se de reservar um dinheirinho para comprar alguns produtos típicos como o pinhão.
Bosque Zaninelli
Esse é outro local que faz parte da rota de turismo de Curitiba. O Bosque Zaninelli é uma área verde recuperada naturalmente após ter sido utilizada para a exploração de granito.
Hoje, o local é um cenário impressionante, cercado de mata nativa. Além das paisagens, o espaço abriga um prédio com arquitetura única, onde funciona a Unilivre – Universidade Livre do Meio Ambiente.
#DicaSympla: 5 passeios em Recife e Olinda para incluir no seu roteiro já!
O que fazer em Curitiba a noite?
Quem quer optar por um passeio noturno para curtir a cidade pode aproveitar os bares da Rua das Flores. Também conhecida como Rua XV de Novembro, a rua tem quase um quilômetro de extensão, reunindo artistas de rua, arquitetura clássica, restaurantes, cafés, bares e lanchonetes.
Se você curte uma balada alternativa, precisa fazer uma visita ao bairro São Francisco, local de inúmeros bares bem diferentes. Já no sábado à noite, a dica é a Rua São Francisco e o Largo da Ordem, que ficam fechados para o trânsito de carros, se tornando uma excelente opção para uma cerveja ao ar livre.
O que fazer em Curitiba com as crianças e em família?
Se a ideia é um passeio mais familiar, uma boa opção é o Parque Tanguá, um espaço com 235 mil m² de área verde de onde é possível assistir o pôr do sol de um lugar privilegiado.
O Parque Barigui também é uma alternativa divertida para passar o dia. O espaço fica à beira do lago e dá para avistar as simpáticas capivaras que viraram marca registrada da cidade.
Aos domingos, visite a famosa Feira do Largo da Ordem, especializada em gastronomia e antiguidades. O programa é indicado para crianças e adultos e vai agradar a todos os públicos.
Por fim, se você tem filhos, eles vão amar conhecer o bairro Santa Felicidade, repleto de restaurantes típicos e mercadinhos gourmet. A dica é visitar as casas de comércio de chocolates e saborear os deliciosos doces da região.
Navegue pela Sympla para conferir eventos em alta em Curitiba
Neste post, você pôde conferir algumas boas dicas do que fazer em Curitiba. Mas elas não são as únicas opções. Na Sympla você encontra uma agenda completa de eventos, passeios e tours para curtir cada pedacinho da cidade. Acesse o link e descubra os melhores programas para o seu roteiro.