Você sabia que quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil estão em algum grau de ameaça de extinção? Pensando em proteger e conscientizar a preservação desses animais tão importantes para o meio ambiente, surgiu a iniciativa do Projeto Tamar.

Mas como essa fundação atua e como visitar seus espaços? Neste post, a Sympla explica um pouco melhor o que é o Projeto Tamar, onde ficam seus Centros de Visitantes e os diferenciais de cada unidade. Confira na leitura. 

O que é o Projeto Tamar?

A Fundação Projeto Tamar é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que atua na preservação de tartarugas marinhas. A organização trabalha no litoral brasileiro desde a década de 80 por meio de ações de pesquisa, sensibilização, educação ambiental e conservação das espécies. 

O foco é o manejo e a proteção de cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil. Ao longo de seus anos de atuação, a fundação alcançou conquistas e resultados importantes como a recuperação comprovada das populações, a ampliação do conhecimento científico e o apoio das comunidades costeiras e da sociedade em geral. 

O Projeto Tamar é reconhecido internacionalmente como uma das organizações de conservação marinha mais bem-sucedidas do mundo. Por conta disso, é modelo para programas e projetos no Brasil e em outros países.  

#DicaSympla: Crianças de férias: atividades, o que fazer, onde levar os pequenos

Onde fica o Projeto Tamar?

A Fundação está presente em 23 localidades, distribuídas em oito estados brasileiros. Nas regiões litorâneas, onde o potencial turístico é maior, foram instalados Centros de Visitantes, que funcionam como núcleos de sensibilização e educação ambiental. 

Visitar esses locais é uma forma de contribuir para o projeto e conhecer de perto essas espécies que precisam de proteção e cuidado. Confira os locais onde essa visitação pode ser feita por crianças e adultos. 

Fundação Projeto Tamar Vitória

Inaugurado em 2012, esse centro é uma gestão compartilhada do Parque Municipal Ilha do Papagaio, no Espírito Santo. O espaço conta com três tanques, com diversos exemplares de quatro espécies de tartarugas. Na visita, é possível conferir indivíduos em diferentes estágios da vida, desde filhotes, até adultos. 

O local também oferece um roteiro interpretativo sobre a conservação das tartarugas marinhas no Brasil, mostrando todo o ciclo de vida das espécies. Os visitantes também podem participar de atividades de educação e sensibilização ambiental. 

O Centro de Visitantes de Vitória tem como diferencial a paisagem. O espaço conta com um incrível mirante com vista panorâmica para os principais pontos turísticos da Grande Vitória

Fundação Projeto Tamar Aracaju

Também conhecido como Oceanário de Aracaju, o Centro de Visitantes de Sergipe foi construído no formato de uma tartaruga gigante e inaugurado em 2002. O espaço está localizado na orla de Atalaia e abriga um aquário oceânico com 150 mil litros de água salgada. 

O visitante pode conhecer de perto a fauna aquática da região e quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas brasileiras. Além disso, é possível admirar vários indivíduos de tubarões lixas, espécie que também é protegida pela Fundação Projeto Tamar.

Fundação Projeto Tamar Florianópolis

Criada em 2005, a base de Florianópolis tem 5.000 m² e recebe cerca de 200 mil visitantes por ano. O espaço está localizado na Praia da Barra da Lagoa, em Santa Catarina, a 50 metros do mar. 

No centro é possível contemplar cinco tanques com quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil. Além disso, o visitante pode conferir uma piscina e um aquário com animais da região. 

Fundação Projeto Tamar Praia do Forte

O Centro de Visitantes da Praia do Forte fica localizado na área do Farol Garcia D’Ávila, na Bahia. Esse é o centro mais frequentado do país, recebendo cerca de 500 mil pessoas por ano. No local, é possível observar algumas espécies da fauna marinha da região, como raias, tubarões, peixes e tartarugas marinhas em diferentes fases de vida.

O Centro de Visitantes baiano está cadastrado no IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e se posiciona entre os 10 museus mais visitados do Brasil.

Fundação Projeto Tamar Ubatuba

A unidade do Projeto Tamar de Ubatuba é um dos principais atrativos da cidade paulista. Com 1.800 m² de área, o espaço conta com um complexo de tanques de 200 mil litros, que expõe 23 tartarugas marinhas de quatro espécies, de juvenis até adultos com mais de 130 quilos.

É possível, inclusive, observar as tartarugas submersas utilizando visores panorâmicos. Além dos tanques, o espaço conta com 6 aquaterrários, que abrigam outras 9 espécies de tartarugas. 

#DicaSympla: Centro Cultural Dragão do Mar: explore as atrações em cartaz

Como visitar?

Todos os Centro de Visitantes do Projeto Tamar estão preparados para receber o público e proporcionar experiências únicas. Para garantir seu ingresso, basta acessar o site da Sympla, visitar a página do centro mais perto de você e escolher a data da visita. 

Fique atento aos dias e horários de funcionamento de cada centro e confira as condições especiais de meia entrada e gratuidade. Dependendo da unidade escolhida, existem ainda opções de passaportes especiais para a família. 

Agora você já sabe o que é o Projeto Tamar e quais experiências pode viver ao visitar seus Centros de Visitantes. Acesse a Sympla e garanta já o seu ingresso.