Ícone do site Blog da Sympla – Tudo para criar ou viver experiências

Musicais: 3 motivos para assistir aos espetáculos

Musicais são peças teatrais que contam uma história por meio de canções, danças e atuações. Esse formato artístico pode ser feito inteiramente cantado ou intercalado com falas. Estima-se que a primeira obra que utilizou o conceito do teatro musical moderno foi “A Ópera do Mendigo”, composta por John Gay, de 1728. 

Esse gênero também é muito comum em filmes. Você provavelmente já viu alguma obra cinematográfica que conta uma história por meio da música. Alguns exemplos famosos são: Moulin Rouge, Chicago, O Fantasma da Ópera, A Noviça Rebelde, Heathers, Wicked, Les Misérables, entre outros. 

Continue a leitura do artigo para saber mais sobre musicais, motivos para assisti-los e os principais que estão em cartaz no momento!

Por que assistir musicais? Veja 3 motivos!

Os musicais são excelentes opções de entretenimento e lazer para todos os gostos e idades. 

Tanto os adultos quanto as crianças podem se divertir assistindo a esse segmento das artes cênicas, afinal, existem obras inspiradas em histórias infantis como Frozen, Peter Pan, Rei Leão etc., e outras com temas voltados para o público mais maduro.

A seguir, estão alguns motivos pelos quais vale a pena assistir a musicais. Confira!

Uma forma diferente de contar uma história 

Cada musical terá o seu enredo, portanto, não faltam motivos para assistir várias obras dependendo da história que ela conta. Existem aquelas que falam sobre magia e mundos fantásticos, outras com temas contemporâneos, que retratam o amor, amizade, confiança, alegrias e comédia. 

Por outro lado, também há assuntos como solidão, tristeza, exclusão, traição, abandono e outras dificuldades que são abordadas por meio das músicas, de maneira emocionante. Ou seja, existem obras capazes de causar boas risadas do público e também aquelas que arrancam lágrimas.

Seja qual for o tema escolhido, o canto provoca sensações inusitadas no público, contribuindo para a narrativa. 

O musical Hamilton, por exemplo, conta por meio de canções de rap, a trajetória do primeiro Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Alexander Hamilton, e sua influência na Revolução Americana. 

A peça foi – e ainda é – um grande sucesso da Broadway, já que dá vida a um acontecimento que está marcado nos livros de História dos EUA.

Coreografia

Diferentemente de uma peça de teatro normal, em musicais há a presença de coreografias pensadas para unir o que a letra da música diz e a atuação dos artistas em palco. Os passos de dança também contam uma história, afinal, cada ritmo expresso pelos dançarinos e atores desperta um sentimento e prende a atenção do espectador. 

Por exemplo, o charme e sedução de algumas coreografias de Chicago que encantam a plateia com movimentos sincronizados e elegantes, mesclando elementos como o jazz e o tango. 

Melodia e composição

Um dos pontos principais, é claro, são as melodias e composições desse tipo de espetáculo. Uma peça de teatro convencional narra as histórias por meio de diálogos e conversas entre os personagens, mas em musicais é preciso usar ainda mais a criatividade para passar a mensagem por meio de canções. 

As adaptações brasileiras de obras estrangeiras ainda merecem cumprimentos a mais, pois têm o grande desafio de traduzir músicas em outros idiomas para o português sem perder o sentido e ainda assim rimar e soar bem aos ouvidos.

Vale a pena conferir ao vivo!

Dicas de espetáculos que estão em cartaz

Na categoria de Teatros e espetáculos do site da Sympla — a maior plataforma de eventos do Brasil —, é possível encontrar diversas opções de obras que estão em cartaz no momento. 

Cruella

Com um roteiro original de Allan Oliver e canções de Guilherme Gila, Cruella – O Musical conta a trajetória de uma das mais famosas vilãs das histórias infantis. A peça vai abordar toda a vida e vilania da personagem, de uma forma bem humorada e marcante. 

A classificação indicativa do espetáculo é livre, portanto, é uma ótima oportunidade de levar toda a família para se divertir.

Confira mais informações sobre datas e ingressos para assistir Cruella.

Guarde Para os Dias de Chuva

Neste musical serão abordados temas como a autoaceitação, morte, adoção e HIV. O espetáculo foi escrito e dirigido pelo dramaturgo e roteirista Júlio Adamanto e retrata diversos acontecimentos antes e depois de uma festa de reencontro de antigos amigos de escola.

Confira mais informações sobre datas e ingressos para assistir Guarde Para os Dias de Chuva.

Poema!

O enredo desta obra se passa em uma sala de aula de um renomado colégio e, ao longo da peça, os personagens expressam seus dramas familiares e existenciais. Diversas questões são abordadas, entre elas os anseios, traumas, planos, cobranças, ambições e os medos desses jovens.

Com a autoria de Jay Vaquer, o roteiro conta com mais de 40 performances originais para o projeto. Confira mais informações sobre datas e ingressos para assistir Poema.

O Príncipe do Nilo 

Outro exemplo é o musical O Príncipe do Nilo, que conta a história de Moisés em uma livre adaptação do Êxodo, recontando os acontecimentos dessa parte da Bíblia e de como ele liderou o povo hebreu do Egito.

Confira mais informações sobre datas e ingressos para assistir O Príncipe do Nilo.

Moana

Livre para todos os públicos, Moana é um musical que é perfeito para reunir toda a família. Ele conta a história da princesa que deseja viver aventuras no oceano e que ao mesmo tempo precisa salvar sua aldeia de uma maldição. A destemida garota atravessa os mares em busca de ajudar seu povo e faz novas amizades.

Veja mais informações sobre datas e ingressos para assistir Moana.

Quer conhecer mais opções de espetáculos para assistir? Navegue pelo site da Sympla e veja os musicais próximos à você!

Sair da versão mobile