Agora, quem navega pela plataforma da Sympla se depara com a possibilidade de viver uma experiência única no Rio de Janeiro: conhecer o Museu do Amanhã – por dentro e por fora!
A visita já começa antes mesmo da entrada no edifício localizado na região portuária da capital fluminense. Com arquitetura inconfundível, a construção é um show à parte. Mas é dentro do Museu que o visitante mergulha nas reflexões que conduzem a visita. São discussões sobre os futuros possíveis para o planeta e a humanidade.
Neste texto, você descobre o que mais esperar da visita, explora percursos possíveis dentro do Museu e, claro, fica sabendo como garantir as entradas para essa experiência. Se joga!
Museu do Amanhã: o que é?
Não é à toa que o Museu traz a palavra amanhã em seu nome. É que o propósito do espaço é explorar justamente narrativas em torno do futuro, sempre por meio da ciência e da divulgação científica.
Por isso, pesquisando sobre a atração, você provavelmente vai ouvir que o espaço é um museu de ciências diferente. Sustentável, interativo, imersivo e digital, o centro cultural parte de dois eixos para discutir os desafios que serão enfrentados pelos seres humanos no amanhã:
- Sustentabilidade: as formas de se estar no mundo.
- Convivência: as formas de compartilhar a vida uns com os outros.
Inaugurado em 2015, o espaço abriga uma exposição de longa duração, mostras temporárias e, ainda, é palco de eventos. O conteúdo é constantemente atualizado a partir de um trabalho coletivo de cientistas e artistas e por meio de tecnologias diversas.
O edifício
Não tem como falar do prédio concebido para abrigar o Museu do Amanhã sem falar da sua localização. Ele fica no Porto Maravilha, resultado do projeto de revitalização da região portuária do Rio conduzido pela Prefeitura do Rio, mais precisamente na Praça Mauá. O edifício está cercado de ícones da arquitetura brasileira, como:
- Mosteiro de São Bento;
- Morro da Conceição;
- Prédio da Marinha do Brasil;
- Museu Mar;
- Prédio da noite, primeiro arranha-céu da América Latina;
- entre outros.
O projeto é assinado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, responsável pela Puente de la Mujer, no porto de Buenos Aires. O paisagismo, por sua vez, é do escritório Burle Marx, explorando espécies nativas do Rio nos jardins.
O resultado é de tirar o fôlego: o Museu tem uma cobertura metálica inconfundível e está cercado por espelhos d’água, jardins e ciclovias.
A exposição principal
No segundo andar do Museu, o visitante pode viver 40 experiências em cinco grandes módulos. Quer saber como é o Museu do Amanhã por dentro? Confira mais detalhes da mostra principal:
- Cosmos é o primeiro deles, um verdadeiro mergulho na origem da nossa existência. O módulo parte da pergunta: de onde viemos?
- Terra vem em seguida para ajudar o visitante a entender: quem nós somos no universo? É possível refletir sobre a humanidade de várias perspectivas diferentes. Há projeções, instalações artísticas e painéis de tirar o fôlego!
- Antropoceno pergunta ao visitante: onde estamos? O termo quer dizer a época dos humanos, e o módulo trata justamente dos impactos do comportamento humano no nosso planeta.
- Amanhãs traz três espaços – Sociedade, Planetas e Humanidade – que mostram como as nossas decisões e comportamentos de hoje podem definir futuros possíveis.
- e Nós, um módulo inspirado em uma oca de povos indígenas. Trata-se de um espaço de tranquilidade e descompressão, que permite que o visitante reflita sobre todas as informações obtidas e parta para a ação.
A mostra tem curadoria do doutor em cosmologia Luiz Alberto Oliveira em parceria com uma série de especialistas de todo o mundo.
Museu do Amanhã e Sympla
A partir de dezembro de 2022, a Sympla se torna parceira do Museu do Amanhã na venda de ingressos, oferecendo também apoio no autoatendimento presencial. Trata-se de uma grande conquista para a ticketeira, que passou a contar com o Museu do Amanhã em seu portfólio nesse mesmo ano.
“Como um dos principais museus do Brasil, tem um papel relevante na economia criativa e cultural na cidade do Rio de Janeiro, e, para a Sympla, faz toda a diferença se envolver em projetos dessa grandeza. Será uma parceria de longo prazo!”, afirma Roberta Rodrigues, do time de Sucesso do Cliente da empresa.
Ela conta que, com a parceria, os visitantes poderão contar com uma plataforma “moderna, segura e simplificada”. O acesso, segundo Roberta, será rápido e otimizado pelas plataformas de autoatendimento. Isso significa menos tempo em filas e mais tempo aproveitando o local. “Uma experiência à altura do Museu do Amanhã”, completa.
Garanta seus ingressos com um clique
Deu vontade de viver essa experiência única sem dor de cabeça? É só acessar a plataforma da Sympla e escolher seus ingressos online, ou adquirir no próprio Museu.
Acesse o site e se joga! Viver é agora! ?