O Museu da Língua Portuguesa em São Paulo oferece uma experiência diferente de tudo o que você já viu. Com instalações interativas e tecnológicas, esse é um passeio que vale a pena incluir no seu roteiro pela cidade. Conheça neste post um dos principais museus do Brasil e confira como visitá-lo.

O que é o Museu da Língua Portuguesa?

Instalado no centro da cidade de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa é um dos primeiros museus totalmente dedicados à nossa língua. Com ambientes e experiências imersivas, a principal exposição do museu convida o visitante a aprender mais sobre o idioma por meio de instalações lúdicas e interativas. 

Desde sua inauguração, em 2006, o Museu da Língua Portuguesa já recebeu 12 prêmios e homenageou escritores fundamentais da língua portuguesa, como Clarice Lispector, Machado de Assis, Cora Coralina, Fernando Pessoa, Oswald de Andrade, Jorge Amado, Rubem Braga, Guimarães Rosa, Agustina Bessa-Luís e Gilberto Freyre. 

Em 2015, o espaço teve suas atividades interrompidas por um trágico incêndio que destruiu parte das instalações. O processo de reconstrução do museu durou mais de cinco anos, até 2021, quando ocorreu a reinauguraçao que trouxe novos conteúdos e tecnologias e muito mais interatividade. 

#DicaSympla: Um giro pelos museus em São Paulo

O que tem para fazer no Museu da Língua Portuguesa?

Ao visitar o museu é possível conferir a exposição principal, que foi renovada para sua reabertura. Boa parte do conteúdo foi modificada e passou a refletir criticamente sobre a sociedade, seus conflitos e suas novas perspectivas, traduzidas em experiências inquietantes. 

Entre as instalações, é possível ouvir a sonoridade de diferentes línguas, conhecer uma espécie de árvore genealógica do nosso idioma, se encantar com a poesia visual da “Rua da Língua”, juntar sílabas para formar palavras em um jogo interativo e muito mais. 

Além das exposições fixas, o Museu da Língua Portuguesa também recebe exposições temporárias em um espaço especialmente dedicado no primeiro andar do prédio. Essas mostras trazem reflexões interessantes sobre música, linguagens artísticas e produções contemporâneas que “brincam” com o idioma. 

Também é possível conferir apresentações teatrais, cursos, oficinas e workshops sobre diversos temas relacionados à língua portuguesa. O museu conta, ainda, com uma sala de cinema, onde são exibidos filmes e documentários com a temática, além de um espaço para leitura com uma biblioteca equipada. 

No terraço, o visitante tem uma visão privilegiada do centro da capital e pode observar mais de perto a histórica torre do relógio na Estação da Luz. Ao final da visita, vale a pena dar uma passadinha na loja do museu, onde é possível adquirir diversos produtos como livros, camisetas e objetos de decoração.  

Onde fica o Museu da Língua Portuguesa?

O Museu da Língua Portuguesa fica localizado no centro de São Paulo, no edifício histórico da Estação da Luz. O acesso é feito pelo Portão A, em frente à Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Quem vai de metrô ou trem deve desembarcar na Estação da Luz e procurar a saída para o Parque da Luz, se dirigindo ao Portão A. Também é possível chegar facilmente ao museu utilizando as linhas de ônibus municipais. Caso prefira ir de carro, a dica é estacionar em um dos estacionamento conveniados. 

#DicaSympla: Aniversário de SP: 12 rolês para celebrar a capital

Como adquirir os ingressos?

Os ingressos para visitar o Museu da Língua Portuguesa podem ser adquiridos de forma antecipada pela Sympla, a plataforma de experiências mais completa do Brasil. 

Local: Praça da Luz, s/nº, Centro, São Paulo 

Horário de funcionamento: terça a domingo das 09h às 16h30 (permanência permitida até 18h).

Valores dos ingressos: 

Inteira – R$ 20,00

Meia-entrada – R$ 10,00

Grátis aos sábados*

Crianças até 7 anos não pagam. 

Estudantes, aposentados e maiores de 60 anos têm direito à meia-entrada. 

Celebre o Dia da Língua Portuguesa no Museu

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) estabeleceu oficialmente o dia 5 de maio como a data mundial para celebrar a língua portuguesa e suas culturas. Com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, o idioma é um dos mais difundidos no mundo e merece ser celebrado à altura. 

Então, que tal aproveitar o mês de maio para fazer sua visita ao museu e valorizar um pouco mais a diversidade da nossa língua? Com uma curadoria incrível e uma seleção de exposições e instalações fixas e temporárias, o passeio rende um dia divertido, seja em família, com os amigos ou mesmo sozinho. 

#DicaSympla: Próximos feriados nacionais: como aproveitar 2024?

Inclua o Museu da Língua Portuguesa na sua programação e adquira os ingressos pela Sympla. Quer mais opções do que fazer em SP? Confira as experiências que mais combinam com você na plataforma na melhor e maior plataforma de eventos.