Eventos de música não são apenas uma oportunidade de curtir um bom som ou de assistir de perto aquele artista que tanto gosta, é também uma chance de ser criativo e posar com os melhores looks para shows.
Não é à toa que já se fala em coleções de festivais. Grandes produções, como o internacional Coachella, mais do que espaços de boa música, se tornaram eventos prestigiados por famosos para posar com seus visuais.
Também quer se destacar nas festas? Veja a seguir qual o estilo ideal para cada gênero musical!
Como escolher looks para shows de acordo com o gênero musical?
Pode parecer algo novo, mas a relação entre música e moda é antiga. Além da diversão, ao longo do tempo, eventos do gênero têm servido como espaços de afirmação de identidade e das mais diversas tribos, o que acaba se transpondo no jeito de se vestir.
Quando o rock’n’roll emergiu em 1950, por exemplo, surgiu também um visual que simbolizava a liberdade e quebra de padrões sociais. Não levou muito tempo para o ritmo ganhar o coração e as roupas do público.
Os looks para shows dos grandes astros passaram a influenciar o gosto dos fãs. Um grande exemplo de inspiração foi o cantor Elvis Presley, o rei do rock, cujo visual foi bastante marcado pelo uso de ternos, jaquetas, sapatos estilo loafer, conjuntos de gola alta com strass e, claro, o seu inconfundível topete.
Outra boa demonstração de tendências fashion ligadas ao mundo da música é a febre das saias rodadas dos anos 60, que faziam menção ao Twist & Shout, dos Beatles.
Mas não é só o rock que inspira a moda ao longo da história. Hoje, eventos dos mais diversos gêneros se tornaram um convite para soltar a criatividade e arrasar com looks incríveis para shows.
Veja alguns exemplos para começar a exercitar a criatividade e brincar com as peças!
Rock
Como já mencionado, o Rock é um estilo musical que exerceu bastante influência na moda. O gênero é dividido em várias vertentes e cada uma delas traz uma proposta diferente também para o jeito de se vestir.
Em 1960, por exemplo, quando o mundo se recuperava aos poucos da Segunda Guerra Mundial, reinou o desejo por liberdade, lutas por direitos políticos e a quebra de padrões. Seguindo essa linha, os astros do rock apostaram em um visual mais rebelde e agressivo.
Algumas das peças que marcaram o período e que são boas apostas até hoje são:
- jaqueta motorcycle;
- jeans;
- botas chelsea;
- terninhos justos;
- minissaia.
Para quem curte um estilo mais alternativo, pode se inspirar nos looks para shows de artistas como Janis Joplin e Jimi Hendrix, que trouxeram o hippie para a cena fashion em 1970, com peças marcadas por:
- estampas psicodélicas;
- tecidos mais fluidos;
- lenços;
- chapéus;
- e muitos acessórios.
Esses elementos ainda são muito presentes em festivais como o Coachella e são excelentes opções para criar combinações de arrasar!
Sertanejo
A música sertaneja é uma das mais apreciadas no Brasil. O ritmo nasceu no interior de São Paulo na década de 1920, quando ainda era chamada de caipira. De lá para cá, o gênero sofreu várias mudanças e movimenta um grande público em shows e festivais.
Uma pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media, em parceria com a Crowley, empresa especializada em monitoramento eletrônico de broadcast de áudio, revelou que, em 2020, o estilo liderou o volume de execuções em rádios nacionais.
No Spotify, 48 das 100 músicas mais tocadas no Brasil na semana de 24 de agosto do mesmo ano foram sertanejas.
A legião de fãs do ritmo não se destaca apenas pelo volume, mas também por um jeito próprio de se vestir, marcado pelo uso de algumas peças características, como:
- camisa xadrez;
- botinas/botas curtas ou de cano longo;
- chapéu de caubói;
- bolsa, calçados e jaquetas com franjas.
Com essas peças coringa não tem erro, dá para combinar com outros elementos mais modernos, como jeans e calças de couro, e montar excelentes looks para shows sertanejos.
Brasilidades
Gêneros musicais tipicamente brasileiros também inspiram um estilo próprio, tais como:
- pagode;
- samba;
- MPB;
- axé;
- brega;
- maracatu.
A formação da moda brasileira está muito relacionada ao período colonial, quando muitos imigrantes começaram a vida no país, trazendo costumes e tradições. Assim, a forma a população se vestir tem forte influência dos povos africano, europeu e nativos indígenas.
Na hora de compor looks para shows desses estilos, a melhor dica é apostar em elementos que exteriorizam toda a mistura, tropicalidade e potencial criativo da nação, a exemplo de:
- sobreposições;
- combinação de diversas cores;
- estampas;
- entre outros.
Além disso, é sempre importante prestar atenção na proposta dos gêneros musicais, que são mais dançantes e merecem roupas mais confortáveis, alegres e frescas.
Em eventos de pagode e samba, por exemplo, vale apostar em:
- jeans branco;
- estampas florais;
- comprimento curto;
- vestidinhos;
- tshirts;
- brilho;
- rasteirinhas;
- salto alto — para quem quiser performar como uma rainha de escola de samba.
Também vale lembrar que alguns eventos, como o Carnaval, reúnem diversos dos estilos musicais listados e, portanto, abrem espaço para looks mais ousados.
Para o momento de folia mais aguardado do ano a regra é não ter regra. Dá para trabalhar com:
- transparência;
- muito brilho;
- lantejoulas;
- peças coloridas;
- fantasias diversas;
- tênis — para proporcionar mais conforto nas festas de rua;
- entre outros.
Dicas extras da Sympla para montar looks para shows de arrasar!
Já deu para perceber como a moda anda de mãos dadas com a música. Conhecendo um pouco da proposta de cada gênero é possível estar sempre bem vestido e ainda fazer um bom registro do look do dia.
Além de ser uma forma de se destacar e se sentir belo, a roupa é um aspecto prático importante na hora de curtir o show. Afinal, a escolha errada pode deixar o participante desconfortável e atrapalhar a diversão.
Em eventos assim, as pessoas passam muito tempo em pé e podem querer pular e dançar, por isso, algumas dicas extras são:
- avalie o local da festa — usar salto alto em chão de barro ou com grama, por exemplo, pode estragar o calçado e dificultar a locomoção;
- previsão do tempo — é importante verificar se há chances de chover e se o espaço é coberto para se certificar de que o look escolhido vai oferecer a proteção ideal. Ou se estiver fazendo muito sol, optar por peças mais frescas;
- conforto — independente do que for vestir, é sempre importante se sentir bem. Roupas e calçados muito apertados podem atrapalhar a curtição e causar machucados, por exemplo.
Essas foram apenas sugestões e referências para olhar de um outro jeito para as peças do armário. Mas vale pontuar que, quando o assunto é roupa, não existem regras! O importante é expressar a sua identidade e brincar com as possibilidades.
Agora que você está 100% preparado para escolher looks para shows de arrasar, aproveite e confira as festas que estão em alta no site da Sympla!