São Paulo, a maior cidade da América Latina, foi uma das três metrópoles escolhidas pelo governo japonês para abrigar a Japan House, uma verdadeira vitrine da arte, design, gastronomia, inovação e tecnologia do país insular.
Neste texto, a Sympla te convida a mergulhar na experiência que a Japan House São Paulo, ou JHSP, oferece e a aprender mais sobre o conjunto de ilhas que se tornou essa grande potência mundial. Descubra mais sobre:
- exposições;
- eventos e workshops;
- gastronomia;
- lojas;
- como chegar à Japan House São Paulo;
- como funciona a entrada e os ingressos. ?
Japan House São Paulo: o que é?
As Japan Houses ao redor do globo são resultado de um projeto inovador do Ministério das Relações Exteriores do Japão com o objetivo de difundir a cultura do país para a comunidade internacional. Além de São Paulo, há outras duas localidades: Los Angeles, nos Estados Unidos, e Londres, na Inglaterra.
Por aqui, o espaço foi instalado na Avenida Paulista, palco de teatros, museus, cinemas e outros centros culturais. E o edifício é inconfundível, totalmente revestido por madeira. De acordo com a descrição enviada pela equipe responsável ao ArchDaily, trata-se de uma maneira de representar uma floresta em meio à cidade grande.
Mas é do lado de dentro que a mágica acontece: a Japan House São Paulo abriga exposições temporárias, recebe eventos, tem restaurante e café, promove cursos, workshops e até clube de leitura. Em outras palavras, trata-se de uma experiência única para pessoas de todas as idades com os mais diversos interesses!
Exposições
As Japan Houses recebem mostras temporárias sobre os mais diversos aspectos da cultura japonesa. Em alguns casos, há exposições diferentes acontecendo de forma simultânea no espaço. Um prato cheio para o visitante, né?
#DicaSympla: E, falando em prato, quem visitar o centro cultural agora pode conhecer a história por trás das tigelas de ramen, alimento extremamente popular no Japão. A exposição A Arte do RAMEN Donburi fica em cartaz até o dia 05 de fevereiro.
Pela Japan House São Paulo, já passaram mostras sobre temas que vão desde o design de embalagens até a arte milenar da caligrafia japonesa, além de instalações artísticas de tirar o fôlego.
A entrada para as exposições é gratuita. Quem quiser garantir a visita, pode realizar um agendamento antecipado no próprio site.
Eventos
A programação do espaço é riquíssima e conta com opções de cursos, workshops e oficinas temáticas. Em sua maioria, são atrações temporárias, que mudam conforme a exposição em cartaz.
Por isso, a #DicaSympla é ficar de olho na nossa plataforma para não perder nenhum evento da Japan House São Paulo.
Biblioteca
Já pensou em ler um mangá – histórias em quadrinhos japonesas – doado para público brasileiro por uma das mais prestigiosas universidades do país insular?
A Japan House São Paulo tem mais de 200 mangás enviados diretamente da Universidade de Meiji. Mas o acervo não para por aí: há livros e conteúdos digitais em português, inglês e japonês sobre temas como:
- viagens;
- estilo de vida;
- arquitetura;
- gastronomia;
- história;
- arquitetura;
- cultura;
- design e mais!
Tudo para que o visitante mergulhe no universo de conhecimento em torno do Japão!
#DicaSympla: acompanhe o site da Sympla para saber mais sobre o Clube de Leitura da JHSP!
Café e restaurante
Que tal conhecer melhor o país insular pela sua gastronomia? Seja para um lanche rápido ou um almoço elaborado, a Japan House São Paulo precisa estar na sua lista de lugares para visitar.
O centro cultural conta com restaurante e café que apresentam o Japão por meio da sua culinária e através de conceitos nipônicos, como a hospitalidade, o profissionalismo e a luta contra o desperdício.
? O restaurante AIZOMÊ traz pratos quentes e frios assinados pela chef Telma Shiraishi.
Terça-feira a sexta-feira, das 11h30 às 16h30
Sábados, domingos e feriados, das 11h30 às 16h30
? O Café Sabor Mirai oferece sanduíches, doces e bolos japoneses e é comandado pela empresária Kyoko Tsukamoto.
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 18h
Sábados, das 9h às 19h
Domingos e feriados, das 9h às 18h
Como visitar o Japan House São Paulo?
Você já está planejando sua visita à JHSP? O espaço cultural funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, aos sábados, das 9h às 19h, e aos domingos e feriados, das 09h às 18h.
A visita é gratuita, e o agendamento prévio é opcional.
Ingressos na Sympla
Na plataforma da Sympla, é possível garantir os ingressos para as experiências que a JHSP oferece, como visitas mediadas, eventos gastronômicos, palestras, cursos e workshops.
Para conferir todas as atrações disponíveis, basta acessar a plataforma e escolher o evento desejado.