As férias de julho no Brasil acontecem em uma temporada fria, por isso, nem sempre rola viajar ou mandar os pequenos para uma colônia de férias. Mas, então, o que fazer com as crianças para curtir o momento e garantir boas memórias? 

Existem algumas opções de passeios e experiências que você pode incluir na programação do mês. Está sem ideia de onde ir com os filhos? A Sympla selecionou 6 opções divertidas, lúdicas e incríveis que eles vão amar. Na lista, você vai conhecer:

  • Museu do Futebol, em São Paulo e Belo Horizonte;
  • Projeto Tamar, em Vitória, Florianópolis, Aracaju e Ubatuba;
  • YouTubers no Vivo Rio: Belinha e Luccas Neto;
  • Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS em Porto Alegre;
  • Bob Esponja, o musical, em São Paulo.

1. Museu do Futebol

O Museu do Futebol é a escolha perfeita para os amantes do esporte ou mesmo para quem só quer um passeio diferente em família. No acervo, é possível encontrar salas temáticas, que narram de forma interativa, a história desse esporte que é paixão nacional. 

Existem dois museus temáticos sobre o assunto, um no Estádio Mineirão em Belo Horizonte e outro no Pacaembu em São Paulo. Os paulistanos podem aproveitar o roteiro cultural e comprar o ingresso no combo com o Museu da Língua Portuguesa

Em Belo Horizonte o museu fica aberto aos sábados, domingos e feriados de 10h às 17h, de hora em hora. Exceto em dias de jogos. Já em São Paulo, o funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 17h00. A entrada é gratuita às terças-feiras.

#DicaSympla: Inhotim: tudo sobre o museu a céu aberto

2. Projeto Tamar nas férias de julho

Outro passeio que agrada a criançada e pode ser uma boa pedida para as férias de julho é uma visita ao Projeto Tamar. O espaço é dedicado à educação e sensibilização ambiental de  crianças e adultos.

No local, o visitante pode aprender sobre a conservação das tartarugas marinhas no Brasil, além de conferir tanques com diversas espécies comuns no país. 

Existem unidades do Projeto Tamar em Vitória, Florianópolis, Aracaju, Praia do Forte e Ubatuba. Todas elas contam com uma estrutura completa que vai garantir o passeio e a alegria dos pequenos nas férias escolares.

3. Show da Belinha

Já pensou em levar as crianças para conferir um espetáculo com seus youtubers favoritos? No Vivo Rio, localizado no Rio de Janeiro, é possível conferir uma programação ao vivo que vai encantar os pequenos. 

Uma dica é o espetáculo Show da Belinha. Com mais de 4 milhões de inscritos no canal do Youtube, 21 mil no TikTok e uma legião de 212 mil seguidores no Instagram, a influencer mirim chega em 2023 para fazer história com sua turnê de shows. 

O evento acontece dia 09 de julho às 15h e você pode adquirir seus ingressos pela Sympla

4. Luccas Neto: O bem vs O mal

Outro Youtuber em cartaz no Vivo Rio é Luccas Neto, o influencer mais amado pelas crianças. Em seu espetáculo O bem vs O mal, Luccas mostra o que é preciso para se tornar um aventureiro de verdade. A missão é salvar a Cidade da Alegria dos vilões. 

O musical conta com muitos efeitos especiais, uma apresentação interativa, muita dança, coreografia e músicas e vai encantar os pequenos. 

A apresentação acontece no dia 30 de julho, às 18h. Após o espetáculo, o elenco estará disponível para fotos. Aproveite e adquira seus ingressos na Sympla

5. Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS

Crianças são naturalmente curiosas, então que tal um rolê voltado para as ciências? No Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, que fica em Porto Alegre, os pequenos vão conhecer conceitos e teorias da ciência de uma forma única, divertida e lúdica.

O espaço possui cerca de 700 experimentos interativos, em uma área de aproximadamente 8 mil m². É o maior museu de Ciências e Tecnologia da América Latina. As exposições estão distribuídas em três pavimentos e dois mezaninos. 

O ideal é reservar um dia das férias de julho para o passeio. As atividades lúdicas e interativas fazem com que a visita fique mais rica, levando de 3 a 4 horas. O Museu funciona de terça a sexta das 09h às 17h e aos sábados e domingos das 10h às 18h. Os ingressos podem ser adquiridos aqui. 

6. Bob Esponja, o musical no fim de julho

“Vocês estão prontos? Estamos, capitão!” O grande sucesso da Broadway, Bob Esponja, o musical, chega à São Paulo nas férias de julho e você precisa incluí-lo na sua programação com os pequenos. 

O espetáculo, que recebeu 12 indicações ao Tony Award, é baseado no desenho original e acompanha Bob Esponja e seus amigos em uma aventura de superação para salvar a fenda do biquíni.

O musical estreia no dia 28 de julho no Teatro Sérgio Cardoso. As apresentações são de quinta a domingo e os ingressos podem ser adquiridos pela Sympla. 

Concluindo, dá sim pra curtir as férias de julho com as crianças, mesmo no frio. Na hora de criar a programação, verifique os passeios culturais mais perto de você e escolha aqueles que fazem o perfil das crianças de casa. 

Quer ver mais? Explore os passeios e tours no portfólio de experiências da Sympla. Se o foco for eventos voltados para os pequenos, explore a nossa coleção Infantil.