Fantasias luxuosas, música boa e muita celebração fazem parte do fenômeno nacional que é o Carnaval carioca. O desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro é, com toda certeza, uma das melhores festas do planeta!

Quer conhecer mais das grandes instituições que são as protagonistas desse movimento cultural? Continue a leitura e fique por dentro do próximo desfile.

Portela

Com 22 títulos, é a maior campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. Suas cores são o azul e o branco e seu maior símbolo é a águia, tradicionalmente homenageada durante os desfiles. A Portela é a única escola de samba que participou de todos os desfiles da cidade. Por isso, é conhecida como “A Majestade do Samba”.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela foi fundado no dia 11 de abril de 1923, no bairro de Oswaldo Cruz. Mesmo não tendo sido a primeira, é a escola de samba do Rio mais antiga em atividade.

A Portela tem em sua história grandes músicos e compositores, como Paulinho da Viola, Candeia, Zé Keti, Candeia, Monarco, Noca da Portela, Waldir 59 e Aniceto da Portela, além dos fundadores Paulo da Portela e Antônio Rufino.

Estação Primeira de Mangueira

Junto da extinta Deixa Falar e da Portela, a Estação Primeira de Mangueira completa a tríade das escolas fundadoras do Carnaval carioca. É também a segunda maior vencedora dos desfiles entre escolas de samba do Rio, com 20 títulos.

A Mangueira é representada pelas cores verde e rosa e tem como símbolo o instrumento do surdo, que a escola ajudou a popularizar e que é um dos mais tradicionais das rodas de samba. Carrega com honra o título de super-campeã de 1984, em campeonato especial, motivado pela inauguração do Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

A Estação Primeira de Mangueira foi fundada em 28 de abril de 1928, após a união de alguns blocos do Morro da Mangueira. Entre alguns dos fundadores, destacam-se o lendário sambista carioca Angenor de Oliveira, o Cartola, Carlos Cachaça e Zé Espinguela. 

Enquanto a maioria das outras escolas utilizam em seu nome G.R.E.S (grêmio recreativo escola de samba), a Mangueira carrega o incomum “Estação Primeira”. Isso acontece porque, na época de criação, o trem saía da Estação Dom Pedro, em direção ao subúrbio, e era no Morro da Mangueira a primeira estação onde havia samba.

Hoje em dia, a escola de samba se orgulha de ajudar a sua comunidade, com programas sociais que promovem a cultura, o esporte, o lazer, a educação e o trabalho. Muito legal, né?

Beija-Flor de Nilópolis

Maior campeã da “era-sambódromo”, que conta os títulos desde a inauguração da Marquês de Sapucaí, em 1984, a Beija-Flor é a terceira maior campeã de toda a história entre as escolas de samba do Rio.

Sua sede não é na capital, mas no município de Nilópolis, na Baixada Fluminense. O Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis foi fundado como um bloco carnavalesco, em 1948, por um grupo de amigos em uma celebração de Natal.

Um grande nome da escola é Joãosinho Trinta, carnavalesco com mais títulos na história dos desfiles cariocas, com nove vitórias, elevou a Beija-Flor para um outro patamar. Foi com ele que a escola de samba de Nilópolis ganhou seus cinco primeiros títulos, nos anos 70 e 80.

Acadêmicos do Salgueiro

Famosa por ser uma das escolas que mais trouxe inovações para os desfiles do Rio, a Acadêmicos do Salgueiro também é uma das maiores campeãs do Carnaval carioca, com nove títulos. 

Uma das grandes mudanças trazidas pelo Salgueiro foi a incorporação de personagens históricos brasileiros em seus enredos que, até então, eram pouco conhecidos, como Zumbi dos Palmares (1960), Xica da Silva (1963) e Dona Beija (1968).

Foi fundado em 25 de fevereiro de 1953, suas cores são o vermelho e branco e tem como símbolo diversos instrumentos unidos, que são pandeiro, surdo de barrica, tamborim, quadrado, afoxé de cabeça e uma baqueta.

Mais escolas de samba do Rio campeãs

Além dessas, outras importantes escolas de samba também fizeram história e foram campeãs do desfile principal do Carnaval do Rio. São elas:

  • Império Serrano, 9x;
  • Imperatriz Leopoldinense, 8x;
  • Mocidade Independente de Padre Miguel, 6x
  • Unidos da Tijuca, 4x;
  • Unidos de Vila Isabel, 3x;
  • Unidos da Capela (extinta), 2x;
  • Unidos do Viradouro, 2x;
  • Estácio de Sá, 1x;
  • Acadêmicos do Grande Rio, 1x;
  • Vizinha Faladeira, 1x;
  • Prazer da Serrinha (extinta), 1x;
  • Recreio de Ramos (extinta), 1x.

#DicaSympla: para aproveitar o Carnaval de uma outra maneira, fique por dentro dos blocos mais famosos do Brasil

Aproveite o seu Carnaval!

O feriado favorito dos brasileiros é o melhor momento do ano para celebrar, festejar e encontrar uma pessoa para paquerar, não é mesmo? Para ficar por dentro dos melhores eventos perto de você, fique de olho na Sympla

Se joga, viver é agora! ???