Você sabia que o primeiro arranha-céu da capital paulista completou 100 anos de existência em 2024? O Edifício Martinelli está celebrando seu centenário com o projeto M100 que reabre espaços do prédio com visitas guiadas gratuitas e uma programação especial de eventos culturais. 

A programação acontece durante os 100 dias que antecedem a fase de restauração completa do edifício. Quer saber como visitar o prédio histórico e como será o funcionamento após a reforma? Confira o post completo que a Sympla preparou para você.  

Conheça a história do Edifício Martinelli

O Edifício Martinelli, que já ocupou o posto de maior arranha-céu da América Latina, foi idealizado em 1924 pelo italiano Giuseppe Martinelli e é considerado um prédio histórico do Centro de São Paulo. 

Localizado na Rua Líbero Badaró, o edifício foi projetado para comportar, inicialmente, apenas 12 andares. Mas a pedido da população, foi ganhando cada vez mais altura. Em 1928, o prédio chegou a 20 andares e, cinco anos depois de sua construção, já tinha 30 andares. No topo, foi construída a residência de Giuseppe. 

O edifício, que já abrigou lojas, hotéis, cinemas, clubes, sedes de partidos políticos e boates, entrou em declínio após o próprio Martinelli perder sua fortuna com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929. 

Após sua falência, em 1934, Martinelli vendeu o edifício para o Governo Italiano, mas o prédio foi confiscado pela União durante a Segunda Guerra Mundial. Nas décadas de 60 e 70, acabou sendo ocupado irregularmente, passando por uma desapropriação e restauração em 1975.

Hoje, o Edifício Martinelli está completando seus 100 anos de existência e abriga, principalmente, repartições públicas. O espaço, no entanto, também recebe eventos e oferece visitas monitoradas gratuitas à população. 

Como visitar o Edifício Martinelli?

É possível realizar uma visita guiada pelo edifício para conhecer o terraço do 26º andar. O passeio tem duração de 30 minutos para grupos acima de 15 pessoas. 

Para participar, é preciso fazer um agendamento prévio. Mas atenção, os ingressos costumam esgotar rapidamente.

Os novos ingressos são divulgados toda segunda-feira no perfil do Instagram do Edifício Martinelli. Eles podem ser retirados gratuitamente na página da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo na plataforma Sympla. 

Do terraço, é possível ter uma das melhores vistas da cidade, observando locais como: Catedral e Praça da Sé, Theatro Municipal, Farol Santander, Mosteiro de São Bento, Vale do Anhangabaú, Edifício Matarazzo e os Viadutos do Chá e Santa Ifigênia.

Além das visitas guiadas, o Edifício Martinelli está com uma programação cultural especial para comemorar o centenário. 

O calendário faz parte do projeto M100 e já trouxe eventos como o Design Week, a Feira na Rosenbaum, a Cidade do Futuro e um desfile da famosa São Paulo Fashion Week (SPFW). O terraço também vem recebendo festas super concorridas nos últimos meses. 

#DicaSympla: Ideias de date em SP: 17 opções para curtir com seu par

Festas e eventos no Edifício Martinelli

Já imaginou passar horas de diversão no primeiro arranha-céu da capital paulista? Agora isso é uma possibilidade para quem curte eventos sociais e culturais

O topo do Edifício Martinelli tem sido palco de inúmeros eventos como festas eletrônicas, rodas de samba, bailes de house e rap e baladas com DJs. A ideia vem de encontro às festas nômades, onde cada edição ocorre em um espaço diferente. 

Por que isso acontece?

Manter um espaço fixo definitivo para eventos em São Paulo é muito caro. Por isso, surgiu a ideia das festas nômades, que “passeiam” por diversos locais da cidade.

Além de tornar os eventos mais econômicos, essa estratégia é uma forma que os produtores de eventos encontraram para ocupar espaços públicos e explorar o centro da cidade, agregando valor às produções com espaços históricos e importantes para a capital. 

Não, necessariamente, o edifício vai receber uma festa todo fim de semana. Por isso, é importante ficar atento à programação. A maioria das festas estão na Sympla, por isso, vale a pena conferir a plataforma para ficar de olho no que vai rolar nas próximas semanas.

Como vai funcionar após a reforma e restauração?

A reforma e restauração do prédio está sendo realizada pelo Grupo Tokyo, que administra a casa noturna Tokyo na República. O Grupo venceu a licitação para gerir do andar 25º ao 28º e uma loja no 1º piso. 

A ideia é manter o terraço para as festas nômades, permitindo que mais pessoas ocupem e desfrutem do espaço. Além disso, o Grupo Tokyo pretende incluir um cinema, um teatro e uma galeria de arte, um café e um restaurante com mais de 200 lugares, lojas, espaços para gravação de podcasts e eventos de experiências holográficas. 

A entrega da reforma nos andares sob administração do Grupo, 100% pronta e em funcionamento, está prevista para o final de 2025. No entanto, durante o período de obras, o edifício será fechado novamente. Por isso, aproveite para visitá-lo antes disso.

Ao todo, serão 3.800 m² de concessão e o projeto prevê receber cerca de um milhão de pessoas por ano. O espaço concedido ao Grupo Tokyo será dividido em:

  • Térreo subsolo e térreo: 90% de uso concedido com café, bar e uma loja de design sobre a cidade de São Paulo, além de um museu;
  • 25º andar: restaurante para 250 pessoas com mirante coberto e espaço para eventos;
  • 26º andar: mirante a céu aberto e observatório, onde ocorrem as visitas guiadas;
  • 27º e 28º andares: bares e espaços para eventos.

O projeto de reforma e restauração é uma iniciativa muito importante para a cidade de São Paulo. Dessa forma, a ideia é que o edifício histórico se torne, também, um espaço de cultura e lazer, trazendo a população para o Centro da Capital. 

#DicaSympla: O que fazer com crianças em São Paulo? 18 passeios para curtir com a família

E você, já visitou esse cartão postal da cidade? Aproveite para conhecer o Edifício Martinelli antes do novo fechamento para a reforma, curtindo visitas guiadas e eventos sensacionais. 

Na Sympla você encontra uma programação completa e pode conhecer um pouco mais da história de São Paulo de perto. Acesse a plataforma e encontre os eventos do Edifício Martinelli na Sympla.