Já separou a make de glitter e ensaiou o passinho? Porque o Carnaval tá chegando e a cidade vai virar folia! Só que entre um grito de “ô abre alas” e um gole de água (espero!), tem uma coisa que não pode faltar: segurança!

Para te ajudar a curtir do primeiro bloquinho ao último frevo com tranquilidade, a Sympla preparou um guia essencial com dicas para o Carnaval​. Tem dica pra fugir de golpes, driblar o calor, cuidar dos seus pertences, se planejar bem e garantir um Carnaval seguro. Confira! 

1. Planeje sua folia com antecedência

Organização é o primeiro passo para evitar perrengues. Antes de sair de casa, pesquise sobre o bloco ou evento e tenha em mãos todas as informações como horário, local, estrutura, itens permitidos e trajeto. 

Se for usar o transporte público ou aplicativo, confira com antecedência quais os melhores pontos de embarque e desembarque.

Com o Mapa do Carnaval da Sympla, ficou ainda mais fácil montar seu roteiro. Basta baixar o app, ativar a localização e explorar os blocos e festas mais próximos, com todas as informações na palma da mão.

#DicaSympla: Conheça o Mapa do Carnaval Sympla e encontre as melhores festas e bloquinhos de Carnaval perto de você. 

2. Cuide dos seus pertences e bebidas

No meio da multidão, menos é sempre mais. O Carnaval não combina com bolsas enormes nem com celular brilhando para todo lado. A dica é ser minimalista utilizando pochete, doleira ou até o sutiã com bolso

O importante é estar com as mãos livres e tudo bem guardado. Leve só o essencial, documento com foto, um cartão ou o PIX configurado, um pouco de dinheiro vivo e o celular com bateria.

Ah! E atenção redobrada com as bebidas:

  • Não aceite drinks de estranhos;
  • Evite deixar seu copo largado por aí;
  • Se puder, use tampas ou identificadores como elásticos, papel alumínio ou adesivo com nome;
  • Comprou algo no bloco? Dê preferência a bebidas lacradas ou preparadas na sua frente.

3. Fique atento aos golpes no Carnaval

No meio da alegria, também tem gente de olho em quem está distraído. E a melhor forma de garantir a segurança no Carnaval e não cair em cilada é conhecer os golpes mais comuns:

  • Furto com empurrão ou esbarrão: golpistas simulam acidentes para pegar carteiras e celulares;
  • Roubo em “cavalo de pau”: ladrões em bicicletas, motos ou patinetes puxam celulares da mão de quem está distraído;
  • Golpe do “falso vendedor”: produtos como bebidas, alimentos ou até acessórios de fantasia são vendidos com preços abusivos ou vencidos;
  • QR Code falso: pessoas oferecem ingressos ou doações com QR Codes fraudulentos, especialmente em festas fechadas.

A dica de ouro é desconfiar e evitar se expor. Se mesmo assim você der bobeira e acabar caindo em um golpe, registre ocorrência e, se possível, use o app do banco para bloquear cartões e contas.

4. Não negligencie sua saúde

O calor, o sol e o ritmo acelerado dos blocos exigem cuidados especiais com a sua saúde e bem-estar:

  • Hidrate-se sempre: água é sua melhor aliada. Intercale o consumo de álcool com água ou bebidas isotônicas;
  • Alimente-se bem antes e durante a folia: prefira comidas leves e evite longos períodos sem se alimentar;
  • Use protetor solar e reaplique ao longo do dia: principalmente no rosto, ombros e braços;
  • Opte por roupas leves e calçados confortáveis: tênis é sempre mais seguro do que chinelos em locais cheios.

Esses cuidados evitam desmaios, mal-estar e até insolação e garantem mais disposição para todos os dias de folia.

#DicaSympla: Abadá garantido para o Carnaval? Confira nossas dicas de customização e deixe o seu look com a sua cara antes de ir para o bloco.

5. Não deixe o respeito em casa: Não é não!

Carnaval é sinônimo de liberdade, mas ela nunca pode ultrapassar os limites do outro. O respeito ao corpo, espaço e vontade das pessoas é inegociável.

  • Toques, abraços e beijos só com consentimento claro;
  • Não insista e não minimize o desconforto do outro;
  • Se presenciar alguma situação de assédio, chame a atenção dos responsáveis pelo evento ou acione o 180 (Central de Atendimento à Mulher).

A campanha “Não é Não” já faz parte dos blocos e festas em todo o Brasil e deve ser levada a sério. Carnaval com respeito é ainda mais bonito.

6. Garanta o retorno com segurança

A volta para casa pode ser um momento de vulnerabilidade. Você está cansado, o movimento já diminuiu e muitas vezes o transporte público já parou de funcionar. As dicas para garantir um Carnaval seguro do começo ao fim é:

  • Evite ruas desertas e sempre ande com alguém de confiança;
  • Use transporte público ou apps de mobilidade e evite dirigir após o consumo de álcool;
  • Combine pontos de encontro com os amigos caso o grupo se perca;
  • Carregue um power bank para não ficar sem bateria no fim da festa.

Se for para outro evento depois, o Mapa do Carnaval Sympla pode te ajudar a encontrar a atração mais perto de onde você está, com praticidade e segurança.

7. Cuide de si e dos outros

A festa é mais leve quando a gente cuida uns dos outros. Por isso, leve um lanchinho extra para dividir, ofereça água e, se possível, ajude alguém que passou mal ou se perdeu.

Se estiver com crianças, use pulseiras de identificação com nome e telefone do responsável. Se perder documentos, procure os pontos de apoio da prefeitura ou do evento.

E o mais importante: ouça o seu corpo. Se estiver cansado? Vá pra casa. A vantagem do Carnaval é que o evento dura vários dias e você não precisa viver tudo de uma vez só. Pular um bloco hoje pode ser o segredo para curtir melhor amanhã. 

A folia só começa quando a segurança está garantida. Acesse o app da Sympla e encontre os melhores eventos e bloquinhos para curtir o Carnaval!