Quem não ama promoções, descontos, frete grátis e brindes? Todo mundo adora fazer uma boa compra por um excelente preço e, por isso, o dia da Black Friday é muito aguardado por consumidores ao redor do Brasil e do mundo!

Neste artigo, entenda o que é a Black Friday e veja dicas para aproveitar a data e garantir aquele tênis, fone de ouvido ou, é claro, ingresso no precinho!

O que é a Black Friday?

Apesar de dispensar apresentações — porque a maioria dos consumidores já está muito familiarizada com a Black Friday, esperando ansiosamente pela data —, aqui vale uma definição formal. 

A Black Friday é um mega evento promocional, a nível mundial, que acontece todos os anos e tem adesão de inúmeras lojas físicas e online de diversos segmentos.

Em 2021, 97,72% dos e-commerces brasileiros entraram na dança e participaram da Black Friday. Naquele ano, a média de descontos foi de 57,38%, levando muitos produtos à metade do seu preço original. 

Esses são dados de uma pesquisa da BigDataCorp em encomenda para a PayPal.

Isso mostra que realmente vale a pena esperar a data para renovar a casa, o guarda-roupa, dar uma turbinada no currículo e o que mais for preciso. 

Como começou a Black Friday no Brasil e no mundo?

Existem muitas versões sobre o surgimento da data no mundo, mas a mais bem aceita é que ela foi criada por comerciantes locais nos Estados Unidos para aproveitar a movimentação do país após o dia de Ação da Graças — um dos feriados mais importantes por lá, comparado ao Natal. 

Com o tempo, outros países exportaram a ideia, entre eles, o Brasil, que, em 2010, teve a sua primeira edição da Black Friday. 

No início, a adesão dos comerciantes brasileiros foi bem baixa, mas com a pressão e entusiasmo dos consumidores para aproveitar a data, houve um aumento de participação, principalmente de lojas online. 

Qual é o dia da Black Friday?

Em 2022, a Black Friday acontece no dia 25 de novembro

O evento promocional acontece sempre na última sexta-feira do mês. Essa data também foi uma cópia dos EUA, já que, lá, o dia da Black Friday é a sexta-feira após o dia de Ação de Graças que, tradicionalmente, desde 1941, é comemorado na quarta quinta-feira do mês.

Originalmente, as promoções começam à meia noite e duram 24 horas, tomando toda a sexta-feira. Porém com o sucesso da Black Friday, muitas empresas expandiram o período para fazer um “aquecimento” da data ou aumentar o tempo de descontos. 

Hoje, já é comum ver a Black Week — uma semana de ofertas — ou o Black Month — o mês inteiro de promoções. Além disso, outra data que está ganhando relevância é a Cyber Monday, que acontece na segunda-feira após a Black Friday e tem foco em produtos eletrônicos. 

Como se preparar para aproveitar o dia da Black Friday?

No dia da Black Friday, os descontos são reais. Mas, atenção: pode ter gente querendo aproveitar a empolgação do consumidor com a data para aplicar golpes. 

Por este motivo, vale a pena seguir algumas dicas para não se deixar enganar e fazer compras realmente seguras. 

1. Fazer uma lista de prioridades

Uma das dicas mais importantes para não se perder entre o mar de descontos no dia da Black Friday é fazer uma lista do que é mais prioritário, além de entender qual é o seu momento financeiro para saber se consegue arcar com as despesas. 

Os descontos acontecem em vários segmentos: eletrodomésticos, roupas, livros e até no mundo dos eventos. Portanto, priorize o que é mais importante para você naquele momento

Por exemplo, se há um tempo você planeja fazer um curso ou participar de um workshop que vai te ajudar no trabalho e incrementar seu currículo, esse pode ser um excelente momento para fazer o investimento. 

2. Mapear o preço a longo prazo

Assim que tiver uma lista de prioridades, vale a pena dar uma olhada no histórico de preço da sua lista. Dessa forma, você vai entender se o desconto é real mesmo ou se há uma tentativa de enganação. 

Além disso, ter esse histórico de preço vai te ajudar a decidir qual loja ou empresa está, de fato, oferecendo o melhor custo-benefício.

3. Compre com marcas de confiança

Evite comprar em lugares que você não conhece ou não tem referências. Ou, se for o caso, veja as avaliações e tente conversar com alguém que já tenha tido experiência. Dessa forma, você terá a certeza de que realmente receberá o que adquiriu pelo preço solicitado. 

Por exemplo, ao procurar aquele tênis na promoção, opte por uma plataforma de nome e que tenha segurança e não deixe de checar a URL. Isso pode evitar muitas dores de cabeça durante as transações.  

4. Dica Extra: Aproveite a Black Friday para ir em eventos

Alguns setores são mais reconhecidos por, tradicionalmente, participar da Black Friday, mas, hoje, com a popularização da data, a adesão está em nichos diferenciados, como no segmento de eventos. 

Então, se há um tempo você planeja ver o seu artista favorito, ir há uma conferência, comprar um  curso ou  participar de workshop, esse pode ser o momento ideal!

Muitos produtores aproveitam a data para lançar lotes promocionais, cupons de desconto ou descontos progressivos na compra de dois mais ingressos. Por isso, já fique de olho nas programações que vão acontecer perto do dia da Black Friday.

Comece a se preparar para o dia da Black Friday!

A Black Friday já está batendo na porta! Portanto, se quiser realmente curtir as oportunidades da data, é bom já ir se preparando e olhando algumas das coisas que você deseja aproveitar. Que tal usar a data, por exemplo, para garantir uma roupa toda especial para os rolês? Leia mais sobre looks para shows e se inspire.

No dia da Black Friday, também vale ficar de olho no seu produtor de eventos favorito para conferir se há descontos e promoções. Essa é a hora de mapear quais são os cursos, eventos e shows que você gostaria de participar e avaliar o preço dos ingressos. 

Deu vontade de aprender algo novo? Explore nossa coleção de Congressos e Palestras aqui.