Ícone do site Blog da Sympla – Tudo para criar ou viver experiências

Como ver a Superlua: descubra tudo sobre o evento astronômico

banner representando superlua

Olhar para o céu à noite e apreciar a Lua e as estrelas já é um costume bastante antigo. A Lua já foi personagem de filmes e músicas, tendo um lugar de destaque no cenário noturno. Se, em um dia comum, ela já é bastante popular, nosso satélite natural merece ainda mais atenção quando acontece o fenômeno superlua.

Esse é um evento astronômico que acontece de tempos em tempos e é um prato cheio para todos que gostam de contemplar o céu.

Para ajudar os curiosos de plantão, este post irá explicar tudo sobre a superlua, porque e quando ela acontece e, ainda, como aproveitar esse fenômeno. Acompanhe!

O que é a superlua

A Lua, como satélite natural da Terra, gira em torno do nosso planeta e, à medida que ela varia sua posição, é vista de forma diferente pelas pessoas.

Assim, superlua é o nome dado para o satélite no momento em que ele está em sua aparência maior e mais brilhante. Nessa posição, a Lua pode ter um tamanho aparente até 14% maior e ser até 30% mais brilhante, em comparação com outras configurações.

Com a superlua, o céu vira um espetáculo para todos, basta olhar para cima e torcer por uma noite sem nuvens.

Como acontece a superlua

A superlua acontece na fase de lua cheia, quando o satélite está em sua posição mais próxima da Terra, chamada de perigeu.

No perigeu, a Lua está a aproximadamente 362 mil quilômetros de distância da Terra, enquanto que no apogeu, ponto mais distante, ela está a cerca de 405 mil quilômetros.

Essa diferença ocorre porque a distância da Lua em relação à Terra varia ao longo da sua trajetória. A órbita lunar tem um formato elíptico, como um círculo achatado, e nosso planeta ocupa uma das suas laterais.

Imagem ilustrativa

 

Durante a sua órbita, a Lua passa por todas as suas fases: lua nova, crescente, cheia e minguante. Para ser considerada superlua, sua posição de perigeu deve coincidir com sua fase cheia. Ao contrário, a lua cheia em sua posição mais distante da Terra é chamada de microlua.

Mas não se engane, nosso satélite não muda realmente de tamanho! A sua distância em relação ao observador que causa essa impressão. De todo modo, a lua na sua versão super tem seu mérito.

Como aproveitar a superlua

A superlua acontece algumas vezes no ano, e essas datas variam. Por isso, é importante ficar atento ao calendário e buscar informações sobre o tema para se preparar. Em 2022, o próximo fenômeno acontece no dia 13 de julho, faltam poucos dias!

Para ver, é bem fácil. A Lua surge no céu assim que o Sol se põe e, inicialmente, na direção leste, oposto ao local em que o astro se põe. Nessa data, ela vai nascer alguns minutos antes das 18 horas e continua visível ao longo da noite.

Mesmo assim, o melhor horário para apreciá-la será na primeira hora da noite, devido ao efeito óptico da refração atmosférica, que interfere na tonalidade da Lua. Além disso, ela ainda estará mais baixa no horizonte, próxima a referenciais terrestres, criando a impressão de estar ainda maior.

Não é necessário o uso de equipamentos para ver a superlua, olhar para o céu limpo a olho nu já é o suficiente. Um astro tão grande no céu, com certeza não será difícil de encontrar!

Para o espetáculo ficar ainda mais bonito, é interessante que o observador escolha um ponto alto da sua cidade ou que tenha poucas interferências ao seu redor, como prédios ou muitas luzes.

Como exemplo, confira a seguir três lugares para acompanhar o fenômeno na cidade de São Paulo.

Sampa Sky

Com uma vista de São Paulo de tirar o fôlego, o Sampa Sky está localizado no edifício mais alto do centro da cidade, a 150 metros do nível da rua. À essa altura, é possível driblar a interferência de outros prédios e observar a lua com maior tranquilidade.

Além de estar mais perto do céu e poder apreciar a superlua de uma localização privilegiada, o visitante ainda tem a chance de olhar para baixo e ver a cidade por uma nova perspectiva, com a sensação de flutuar sobre as ruas e avenidas nos dois decks de vidro que se estendem para fora da fachada.

É possível saber mais sobre a visitação e entrada na página de ingressos.

Farol Santander

O Farol Santander é um centro de cultura, empreendedorismo, lazer e gastronomia em São Paulo, que conta com 35 andares e uma vista deslumbrante da cidade. Imagina ver a superlua de lá?

Os últimos andares do prédio contam com mirante, cafeteria, bar e restaurante, perfeitos para completar a experiência do evento astronômico. Ainda, o 26º andar oferece também um binóculo instalado em uma das suas varandas para que o visitante possa olhar até 30 vezes mais longe.

Para garantir a entrada no edifício, é necessário adquirir o ingresso por meio da página oficial da visitação.

Vista Ibirapuera

O Parque Ibirapuera oferece diariamente diversas opções de atividades para seus visitantes. Em seus 150 hectares de área, ele conta com jardins, museus, restaurantes, pistas de corrida, espaços para a prática esportiva e recreação infantil, e muito mais.

O lugar é como um refúgio em meio à paisagem urbana da cidade de São Paulo, evitando seus edifícios e arranha-céus. Assim, sem interferências muito próximas, o parque se torna um ótimo lugar para apreciar a superlua.

É possível reunir os amigos, família ou aquele date para curtir um programa no Ibira, apelido usado pelos mais íntimos. O passeio pode incluir um piquenique no gramado para completar o evento astronômico.

Seu evento astronômico

Para alguns, ela tem um significado místico, influencia o nosso humor, sono e até o crescimento do cabelo, mas o que se sabe mesmo, é que a Lua tem o poder de transformar qualquer paisagem. Principalmente na superlua, quando o astro vira um evento.

Vale usar as dicas deste post para fazer desse momento um passeio completo e memorável. Convide a galera e aproveite a superlua do dia 13 de julho!

Sair da versão mobile