Os eventos corporativos são uma experiência muito enriquecedora para a carreira profissional dos participantes. Além de trazerem tendências e discussões importantes para a área, eles também oferecem uma oportunidade valiosa para a criação de uma rede de contatos. Mas você sabe como fazer networking e aproveitar verdadeiramente esse momento?
Neste post, a Sympla traz 6 estratégias muito interessantes para utilizar nos seus próximos eventos e ampliar a sua rede profissional. Confira quais são elas e comece agora mesmo a colocá-las em prática.
O que é networking e por que ele abre portas para negócios, carreira e parcerias?
O termo networking vem do inglês e significa no contexto corporativo “criar uma rede de contatos profissionais“. Essa é uma prática muito indicada para quem quer expandir seus contatos, trocar experiências e enriquecer ainda mais sua carreira.
O networking abre portas para novos negócios, oportunidades e parcerias, criando relacionamentos de colaboração entre profissionais de diferentes segmentos e organizações.
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Como fazer networking: 6 estratégias eficazes
Os eventos são excelentes oportunidades para fazer networking e trocar contatos. Em produções corporativas, é comum que os participantes tenham assuntos e interesses em comum, o que facilita um primeiro diálogo.
Não sabe muito bem como iniciar uma conversa e estabelecer boas relações profissionais? A Sympla lista a seguir algumas estratégias eficazes que podem auxiliar até os mais tímidos.
1. Tenha metas claras
Você está buscando recolocação? Quer um parceiro estratégico? Precisa aumentar a rede de contatos? Entender quais são suas prioridades é fundamental para traçar uma estratégia sólida e garantir um aproveitamento máximo do evento.
É importante definir suas metas de networking e quais perfis de profissionais você quer conhecer. A partir disso, ficará mais simples abordar as pessoas certas e direcionar o diálogo de acordo com o seu objetivo.
2. Atualize as redes sociais
Se antes a dica era estar sempre com um cartão de visitas acessível, hoje, com a tecnologia e as redes sociais, a estratégia mudou. O LinkedIn, por exemplo, é uma rede muito focada no universo corporativo e uma excelente forma de estabelecer conexões comerciais.
Assim, antes de sair de casa para o evento, lembre-se de verificar se seu perfil nas redes está atualizado. Postar fotos e insights do congresso, enquanto ele acontece, também é uma forma de despertar o interesse dos demais participantes.
3. Estude o evento
Outra dica válida é pesquisar quem são os palestrantes, painelistas e participantes convidados do evento e quais deles podem compartilhar interesses com você.
Estudar os temas de cada painel e quem são os nomes envolvidos também vai ajudar você a pensar em perguntas relevantes e tópicos que podem ser utilizados para iniciar uma conversa.
4. Mantenha a credencial sempre à vista
Logo que você chega em um evento, é comum que receba uma credencial com seu nome e outros dados. Essa ferramenta é extremamente importante para iniciar o processo de networking.
A dica é mantê-la sempre à vista, para quebrar o gelo e ajudar você a iniciar conversas. É claro que só a credencial não basta, é preciso prestar atenção, também, em sua linguagem corporal, que deve estar aberta e receptiva para criar conexões.
5. Utilize os espaços para fazer perguntas relevantes
Já ouviu aquela frase “Quem não é visto, não é lembrado“? Ela é bem real quando falamos sobre influência no mundo corporativo. Em eventos voltados para business, aqueles que deixam sua marca são os que não têm medo de interagir e acrescentar novas ideias às discussões.
Sendo assim, aproveite os espaços para interagir com os palestrantes, fazendo perguntas relevantes sempre que isso for estimulado pela organização do evento. Além disso, lembre-se de demonstrar interesse genuíno nas perguntas dos demais participantes, extraindo conhecimento e trocando experiências para enriquecer ainda mais seu repertório profissional.
6. Não se esqueça de manter a conexão depois do evento
Depois de todo o trabalho que você teve para fazer o networking durante os eventos, é importante se lembrar de ativar os contatos no pós, para criar uma relação real. As redes sociais são boas ferramentas para manter essa proximidade.
Trocar cartões ou se seguir nas redes e encerrar a conexão por aí é uma estratégia muito pouco frutífera. Assim, a dica é interagir sempre que possível e abordar os contatos para marcar aquela reunião que ficou em aberto ou dar continuidade na conversa iniciada no evento.
Saber como fazer networking é muito importante para quem deseja criar uma rede de contatos sólida e frutífera. Conhecer pessoas influentes na sua área pode abrir muitas portas para novos projetos, parcerias e oportunidades. Por isso, não tenha medo de se jogar nos contatos.
Quer começar a pôr esse aprendizado em prática agora mesmo? Acesse a coleção de congressos e palestras da Sympla e confira os eventos corporativos mais interessantes para a sua área.