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Quais dados usar para tomar melhores decisões na produção de eventos?

O acesso simplificado a uma grande quantidade de dados nos permite tomar decisões fundamentadas, evitando o risco de escolhermos por simples achismo. E como todo tipo de projeto, também é preciso utilizar os dados a nosso favor para a tomada de decisões na gestão de eventos :)

Mas, como escolher os dados certos para organizar um evento data-driven (guiado por dados)? Onde é possível encontrar estas informações e qual a melhor forma de analisá-las?

Reunimos a seguir, alguns dos principais dados que você pode utilizar para tomar melhores decisões durante a gestão do seu evento, além de como você pode utilizá-los em uma série de situações bastante comuns. Confira:

Dados que apoiam o planejamento do evento

Estes dados podem ser bastante úteis e podem começar a ser aplicados antes da divulgação e venda de ingressos, ainda na fase de planejamento do evento. Também podem ser aplicados durante a divulgação do evento – para ajustar as estratégias de venda de ingressos  – e após o fim do evento, para ajudar na análise do impacto das vendas realizadas em relação a suas metas do ano.

A falta de planejamento e acompanhamento das vendas do seu evento pode gerar prejuízos e resultados inesperados. Poucos participantes, uma divulgação não direcionada ao público-alvo e a não adaptação das estratégias de divulgação ao longo das vendas são exemplos que podem contribuir para isso.

Então, como faço para criar estrategicamente um evento? Além de observar atentamente o que seu público gosta e os eventos que estão acontecendo no mercado, um bom caminho é entender o seu histórico como organizador. Isso mesmo! Se você já organizou alguns eventos, a partir dos resultados obtidos no passado, é possível tomar decisões mais acertadas em eventos futuros.

Procure dados e reflita sobre questões como:

Essas perguntas podem te guiar em uma escolha mais assertiva do perfil do seu próximo evento :)

#DicaSympla: Como mensurar os resultados de campanha do seu evento

Dados que apoiam a divulgação dos meus eventos

Se você já passou pela etapa do planejamento do evento e já está com ele publicado, o foco agora é a gestão das vendas. Sabe aquela ansiedade de tentar vender ingressos o mais rápido possível? Os dados também podem ajudar nessa etapa :)

Para otimizar as vendas, é importante conhecer bem o perfil do seu público, além de levantar dados sobre o comportamento de vendas de eventos anteriores. Busque entender como seus clientes tomam a decisão de compra de ingressos para eventos, quais fatores influenciam nessa tomada de decisão o que é atrativo ou não para eles e qual jornada estão percorrendo até finalizar a compra. Outros dados importantes a serem analisados são:

Ao saber em quais horários a venda de ingressos foi maior, você pode definir estrategicamente o horário de início de campanhas de marketing, ações de taxa zero, descontos e anúncios dos últimos ingressos antes de uma virada de lote, por exemplo.

Agora, se você sabe em que dispositivo o seu público mais efetiva a compra de ingressos dos seus eventos, você pode fazer campanhas voltadas para este meio, simplificar o formulário de inscrição para facilitar as vendas, etc.

Para simplificar a coleta de dados e o levantamento de métricas, é possível integrar o Google Analytics 4 aos seus eventos. Essa é uma forma prática de conseguir dados mais completos e fazer análises personalizadas sobre seus eventos. A integração Sympla e GA4 também é importante para otimizar campanhas de marketing, permitindo que o produtor utilize recursos de forma estratégica. Dessa maneira, é possível visualizar toda a jornada de compra de ponta a ponta, compreendendo a origem da conversão, a compra de ingressos, entre muitas outras etapas e dados.

Para te ajudar a conhecer melhor seus clientes, a Sympla possui a funcionalidade de UTM nas páginas de eventos. Essa é uma forma de acompanhar o caminho que seus compradores fizeram até chegar no seu evento. Além disso, você também pode baixar uma planilha de dados personalizados de UTM, o que será essencial para alavancar o desempenho das suas campanhas e aprimorar sua divulgação. 

Dados que apoiam a análise de resultados do evento

Mesmo depois que você já vendeu os ingressos e passou pela adrenalina do dia do evento, os dados continuam podendo te auxiliar. Neste momento, o foco é analisar os resultados do evento, sejam eles financeiros, de satisfação, de qualidade e produção. 

Para isso, você pode levantar dados totais e relativos da venda de ingresso, comparar o número de ingressos comprados com o número de check-ins efetuados no dia, além de dados qualitativos do evento, como a satisfação dos participantes. Busque refletir sobre quais foram os pontos positivos, as melhores práticas da equipe e os pontos negativos que será preciso melhorar para as próximas edições do evento.

Também é interessante analisar qual foi o impacto deste evento no seu histórico como organizador:

Essa comparação com eventos anteriores e com o histórico total pode ajudar a trazer uma perspectiva na análise dos resultados de um evento. Afinal, dados isolados são difíceis de ser interpretados. Vender 200 ingressos em um mês é bom? Esse número pode ser motivo de comemoração para alguns organizadores e de completo desespero para outros – tudo depende do contexto e histórico.

#DicaSympla: O que é um borderô para eventos?

Onde encontrar dados sobre os meus eventos? 

Acompanhar e analisar os dados de um evento pode parecer difícil – mas estamos aqui para simplificar essa tarefa :)

Na Sympla, você pode acompanhar os resultados dos seus eventos diariamente, com diversas funcionalidades exclusivas e que garantem uma visualização descomplicada e voltada para a tomada de decisões na gestão de eventos. Crie o seu evento e experimente!

 

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