Com o fim da quarentena e as regras de distanciamento cada vez mais flexíveis, os produtores de eventos voltaram a atenção para a festa de ano novo, mas para alguns ainda fica a dúvida se vale mesmo a pena ou não investir em um evento grande já em 2021.

Se você também está se fazendo este questionamento e tem alguns receios em realizar um evento com um maior número de pessoas, este artigo foi feito para você.

Para te ajudar, iremos listar algumas dicas de prevenção contra a Covid-19 e dizer que vale sim apostar em um evento grandioso ainda este ano. Continue lendo este artigo e descubra mais detalhes.

Estatísticas sobre a Covid-19 — Conheça os motivos para investir na festa de ano novo em 2021

Com certeza você já está vendo alguns eventos voltando a acontecer, inclusive com uma capacidade maior de pessoas no local.

Sendo assim, se você ainda tem dúvidas se deve retornar com as produções de eventos, principalmente agora no final do ano, neste artigo você poderá tirar suas próprias conclusões (#semspoiller). É possível voltar às celebrações, sejam elas de qualquer segmento, sem desrespeitar as normas de vigilância sanitária e priorizando a saúde dos participantes.

Veja a seguir algumas estatísticas sobre a Covid-19 que comprovam a possibilidade de realizar a festa de ano novo ainda este ano.

  • De acordo com a Governo de São Paulo, o estado registra queda de 93% de mortes por Covid-19 desde abril;

  • Com base em dados da Secretaria Estadual De Saúde, não foram registrados nenhuma morte por Covid-19 no dia 08/11/2021 em São Paulo;

  • Mais de 56% da população brasileira já está completamente imunizada, chegando ao número de mais de 120 milhões de doses aplicadas até o mês de novembro, com base em dados do consórcio de veículos de imprensa;

  • Já em São Paulo, cerca de 69% da população já está totalmente imunizada, seja com a segunda dose ou com a dose única. Esses também são dados do consórcio de veículos de imprensa;

  • Aa rede hospitalar de 21 estados está menos sobrecarregada, registrando taxas de ocupação em leitos Covid-19 (clínicos e de UTI) abaixo de 50%, parâmetro considerado como dentro da normalidade, de acordo com informações do Ministério da Saúde.

Diante desses dados, é possível entender que a pandemia do coronavírus ainda é um problema que precisamos nos preocupar, mas que, com o decorrer do tempo e tomando todas as medidas de prevenção, existe a possibilidade de voltar à rotina gradualmente.

3 Dicas de prevenção contra a Covid-19 durante a realização da festa de ano novo

Você, como produtor de eventos, possivelmente não via a hora de retornar às atividades e fazer o que você mais ama, não é mesmo? Mas, para que tudo saia como o planejado, garantindo que a saúde e qualidade de vida de todos sejam preservadas, é fundamental ter alguns cuidados.

Desde o início das preparações até o pós-evento, é de extrema importância que você considere todas as medidas de prevenção e tenha em mente as regras de distanciamento e capacidade máxima de participantes no seu evento.

Para te ajudar, listamos algumas dicas que podem servir como um guia para você produzir a sua festa de ano novo e não se esquecer de nenhum protocolo sanitário, tudo bem? Veja a seguir:

1. Exija o comprovante de vacinação

Uma das exigências após a liberação dos eventos presenciais é a comprovação da vacinação contra a Covid-19.

Em São Paulo, por exemplo, essa é uma das regras para que a entrada do participante seja concedida em shows, feiras, congressos e jogos. Com a festa de ano novo isso não é diferente, é essencial a apresentação do comprovante de vacina da primeira dose, das duas ou dose única.

Além disso, é fundamental estar sempre de olho nas mudanças que acontecem nas regras da sua região, pois em alguns estados pode ser que essa recomendação seja diferente.

2. Exija obrigatoriedade no uso de máscaras

As máscaras ainda são itens obrigatórios para a entrada em qualquer evento, principalmente aqueles com maior capacidade de pessoas, como é o caso de uma festa de ano novo.

Claro que não podemos prever o que acontecerá nos próximos meses, mas até que uma decisão do Ministério da Saúde diga o contrário, o uso de máscaras é obrigatório.

Por isso, é fundamental que na porta do evento e em todos os espaços internos seja sinalizado o uso obrigatório das máscaras, a fim de evitar alguma divergência dentro do local.

Inclusive, é muito importante que haja um monitoramento enquanto a festa acontece, para que nenhum convidado retire a máscara, causando desconforto aos demais participantes.

Existem algumas exceções, como é o caso de um evento que promova o consumo de alimentos e bebidas, por exemplo. Neste caso, é permitido tirar a máscara apenas para comer e beber, e colocá-la novamente após terminar.

3. Não se esqueça dos totens de álcool gel

Para finalizar, o uso de álcool em gel é essencial para a higienização das mãos e dos objetos que utilizamos frequentemente no dia a dia. Durante a realização de eventos, isso não é diferente.

Priorize no seu orçamento a compra de totens de álcool em gel para serem espalhados por diversos pontos do ambiente, além de sinalizar e lembrar as pessoas da utilização desse item essencial.

Diante disso, fica claro a importância da implementação dos protocolos sanitários no seu evento, mas que ele pode ser realizado ainda esse ano, aumentando os resultados e vendas da sua empresa.

Na Sympla, você encontra uma plataforma completa para te ajudar na produção da sua festa de ano novo, contribuindo com a gestão, organização e relatórios de resultados. Acesse o site agora mesmo e crie seu evento!