Escolher a melhor ferramenta para conferência é essencial para garantir alguns aspectos básicos deste tipo de reunião, como: segurança da informação, usabilidade, disponibilidade, abrangência, entre outros.

Este recurso tecnológico precisa atender todas as necessidades do negócio. Para ter uma grande oferta no mercado, é preciso considerar algumas características antes de escolher qual plataforma para conferência utilizar. Por isso, separamos algumas dicas para que você entenda como escolher a melhor ferramenta. Confira:

O que é conferência ou videoconferência?

Uma conferência é um espaço de debate coletivo, que pode assegurar momentos de discussão e avaliação de ações governamentais, por exemplo. Essa modalidade de evento também pode ser entendida como uma reunião para decidir algo importante.

Qual a diferença entre videoconferência e web conferência?

A essência das duas palavras é a mesma: reuniões ou chamadas de vídeo. A diferença pode ser aplicada, tecnicamente, no tipo de equipamento utilizado em cada uma. Uma videoconferência precisa de equipamentos de filmagem e som, enquanto uma web conferencia requer apenas um dispositivo com câmera, uma plataforma de eventos online e uma boa conexão de internet.

O que considerar ao escolher um aplicativo ou ferramenta para conferência?

1. Segurança

Com toda a tecnologia, a segurança da informação é um dos grandes desafios de quem necessita comunicar-se com outras pessoas. Quando falamos em soluções de videoconferência, alguns descuidos podem deixar a reunião vulnerável em alguns sistemas operacionais essas brechas podem favorecer criminosos virtuais. Ninguém quer isso, não é mesmo?

Por isso, é muito importante certificar-se de que a ferramenta para conferência tenha garantias quanto à segurança, além de suporte e atualizações em dia.

2. Mobilidade

Os tempos atuais fizeram todos repensarem sobre mobilidade e acesso quando e onde estiver. Por isso, é preciso que a plataforma de conferência que você escolher possa ser acessada de qualquer lugar e a qualquer momento. Além disso, é preciso buscar um canal que seja responsivo, ou seja, que possa ser acessado de vários dispositivos móveis – notebook, smartphone ou tablet, por exemplo.

3. Usabilidade

Ao pensar em uma ferramenta que será acessada por várias pessoas, de conhecimentos e experiências diferentes, é preciso pensar em algo que seja bastante didático e simples. Ou seja, é preciso que qualquer pessoa que acessar a plataforma consiga utilizá-la para os devidos fins. A usabilidade faz toda a diferença para o seu evento e precisa ser intuitiva :)

4. Compartilhamentos

Em diversos momentos dentro de uma reunião ou apresentação, existe a necessidade de ter uma ferramenta que permita o compartilhamento, seja de links ou tela – quando alguém mostra a própria tela do computador com uma apresentação, por exemplo. Com o apoio dessa ferramenta, é possível que as pessoas analisem tudo em tempo real, garantindo acesso às informações e otimizando o tempo de todos os envolvidos.

5. Suporte

Por trabalhar com equipamentos e internet, todos estamos sujeitos a passar por problemas técnicos com ferramentas para conferência. Por isso, é importante que a ferramenta que você escolher tenha uma equipe por trás para dar suporte quando você precisar!

6. Dicas Sympla

Além de ficar atento a todos esses itens ao escolher sua ferramenta para conferência, é importante que você também considere os equipamentos que irão te ajudar na transmissão: uma câmera de qualidade, um microfone lapela (se possível) e também uma conexão de internet que não deixe você na mão. Ah, não se esqueça de treinar a voz para que possa ter uma boa oratória ao gravar os vídeos!

Por que utilizar o Sympla Streaming?

Dentre todas as soluções Sympla, nós desenvolvemos uma plataforma que abrange todas essas características e que está em constante melhoria para tornar a sua experiência com eventos online ainda mais gratificante!

Com o Sympla Streaming, você pode oferecer controle de acesso virtual para cada participante, adicionar várias transmissões em um só evento, gerir os convidados e muito mais, sem precisar de nenhuma integração externa.

Ou seja, esqueça as complicações. Tudo que você precisa para realizar o seu evento online é de um computador com acesso à internet. A Sympla e a plataforma Zoom oferecem toda a integração necessária!