Ícone do site Blog da Sympla – Tudo para criar ou viver experiências

Férias escolares: por que esse período é tão importante no calendário de eventos?

O período de férias escolares é uma boa época para planejar produções voltadas para o público infanto-juvenil. Afinal,  esse é o período em que os pais passam mais tempo com seus filhos, e acabam buscando atividades de lazer em família para divertir a criançada. 

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas e Eventos (Abeoc), o segmento de eventos fatura, em média, R$17 bilhões por ano, sendo que 16% desse valor é referente às festas infantis. 

Outro dado importante é que 20% da população brasileira é formada por crianças, um percentual expressivo que deve ser explorado. 

O ramo de produções para esse público ainda envolve vários tipos de negócios, como alimentação, decoração, brinquedos, entre outros. 

Porém, para ter sucesso neste mercado, é preciso sair do óbvio e usar a criatividade para oferecer atividades diferenciadas para os pequenos.

Neste texto, confira as razões para incluir as férias escolares no seu calendário de produções! 

Qual o período das férias escolares no Brasil?

Em geral, as férias escolares têm entre 60 e 120 dias não consecutivos, que costumam ser divididos entre os meses de janeiro, julho e dezembro. Alguns colégios também consideram parte de fevereiro com um período de folga. 

Porém, vale ressaltar que o calendário letivo pode sofrer mudanças em vista de contratempos, como ocorreu recentemente com a chegada da pandemia da Covid-19, que fez muitas instituições de ensino anteciparem a liberação das crianças para os meses de abril e maio. 

Outros acontecimentos também podem interferir nessa programação, a exemplo da Copa do Mundo de 2014, que fez com que as aulas da rede pública e privada começassem em janeiro, de forma que as atividades educacionais fossem interrompidas durante o evento esportivo

Quais tipos de eventos podem ser explorados durante as férias escolares? 

Há uma infinidade de eventos e atividades que podem ser planejadas para esse público, sejam elas culturais, artísticas, educativas, de entretenimento, exploratórias e até online. 

Veja algumas opções para começar a se inspirar! 

Por que as férias escolares são importantes para o calendário de eventos?

Foi possível perceber que as atividades infantis representam uma parcela significativa do faturamento médio do setor de eventos no país, e não há dúvidas de que vale apostar nesse tipo de produção. 

Logo, o período de férias escolares se torna uma época interessante para ser explorada, já que é quando os pais podem passar mais tempo com seus filhos e procuram por programações especiais de diversão em família. 

Além disso, nessa época, algumas escolas produzem atividades voltadas à promoção do lazer e aproximação com os pais dos estudantes, cursos de formação continuada, entre outros eventos, sendo uma boa oportunidade para o produtor apresentar os seus serviços. 

Vale lembrar que o tempo de pausa das aulas é ideal para o descanso e estímulo de criatividade das crianças. Assim, programações culturais, como exposições artísticas, mostras de cinema e apresentações teatrais, por exemplo, são apostas de projetos atrativos. 

O que considerar ao planejar um evento para o público infantil?

Organizar eventos para crianças requer atenção redobrada. Afinal, planejar produções para esse público exige não só criatividade para entretê-los, mas também preocupações com a segurança do local, acomodações, estrutura, entre outros. 

Para criar um bom evento e, consequentemente, ganhar credibilidade e se destacar no mercado, há alguns pontos importantes a considerar. Confira!

Pense em atrações de apelo infantil 

Com acesso a internet e redes sociais, as crianças também estão mais exigentes e têm suas preferências. Para organizar um bom evento infantil, é preciso investir em tempo de pesquisa com o objetivo de compreender o interesse do público. 

É fundamental ter em mente ainda que as crianças estarão acompanhadas por seus responsáveis. Dessa forma, não é necessário apenas agradar aos filhos, mas pensar em atrações que capturem a atenção dos adultos. 

Por exemplo, se você for produzir uma peça de teatro infantil com música, pode incluir canções que façam parte do repertório dos pais e não apenas das crianças. 

Invista em segurança 

Principalmente em relação aos eventos presenciais, é importante levar em consideração a segurança. 

Por se tratar de um ambiente repleto de crianças, é preciso ter atenção especial a cada detalhe da produção para evitar qualquer tipo de acidente durante a sua execução. 

O produtor deve estar atento a aspectos como: 

Também é importante investir em equipe de apoio e supervisão para evitar que alguma criança se perca dos pais ou saia do perímetro do evento. 

Selecione jogos e brincadeiras 

Aposte em jogos e brincadeiras como uma forma extra de entreter as crianças, explorando a criatividade e energia de cada uma delas. 

Você pode investir em serviços de brinquedos já populares entre os pequenos, como casas de pula-pula, piscinas de bolinhas e escorregadores infláveis, por exemplo. 

Outra opção é planejar atividades mais interativas que possam envolver os pais, como shows de mágica em que adultos e crianças possam ser chamados para dar assistência, ou até reviver jogos antigos, promovendo competições com prêmios que incluam toda a família. 

Divulgue seu evento infantil na plataforma da Sympla!

Você já viu que há várias oportunidades para criar um evento durante as férias escolares, seja promovendo oportunidades de lazer em família, seja desenvolvendo atividades e projetos culturais e/ou de educação continuada em instituições de ensino para a criançada. 

E para ter mais segurança e praticidade para tirar as ideias do papel, o organizador de eventos pode contar com quem entende do assunto! A Sympla é a maior plataforma de vendas de ingressos e gestão completa de eventos do Brasil. 

Nela, você encontra soluções para produções dos mais diversos formatos (presenciais, híbridos e online). Na plataforma, é possível encontrar uma série de categorias, incluindo a de atividades infantis! 

Com a Sympla, é possível acompanhar as inscrições em tempo real e fazer a gestão dos participantes, além de verificar dados demográficos e de interesse do seu público. 

Veja como fazer o gerenciamento dos seus projetos com a ferramenta de gestão da Sympla!

Sair da versão mobile