Devido à pandemia do Coronavírus, muitos eventos culturais, apresentações, shows e peças teatrais foram canceladas ou adiadas. Mas você já pensou em oferecer uma experiência online para o público que costumava frequentar o seu teatro?

O setor cultural foi um dos primeiros a interromper as atividades, e é possível que seja um dos últimos a reabrir. Mas graças às redes sociais e ferramentas de streaming, é possível oferecer novos tipos de interações e experiências.

Os eventos online podem te ajudar a interagir com seu público e mantê-lo próximo, mesmo que à distância. Muitos teatros, produtores e até artistas estão utilizando as ferramentas online para se aproximar do público neste momento que vivemos. Confira 6 das principais experiências online que você pode oferecer ao seu público:

1. Peças e shows ao vivo

Alguns teatros, em parceria com artistas, encontraram uma forma de se manter conectado com o público nesse momento: eles estão organizando peças e shows online. Cada um da sua casa, eles interpretam o texto e utilizam a própria a casa como cenário. Assim, é possível apresentar monólogos, e até peças com dois ou mais artista interagindo. E o público assisti tudo também de casa :)

Através da ferramenta Sympla Streaming, o teatro Rio Retrô Comedy Club está organizando o “SHOW DE IMPROVISO – BORA IMPROVISAR”, onde os humoristas apresentam o show, cada um da sua casa, e também interagem com os participantes. Dessa forma, cada espetáculo será único!

Outro grupo que também está utilizando a ferramenta Sympla Streaming é o grupo Satyros Digital. Eles estão em cartaz com a peça “A arte de encarar o medo”, que fala sobre o momento que vivemos e também tem bastante interação com o público.

2. Transmissão de peças online

Para se manterem vivos e em contato com o público, alguns teatros estão disponibilizando gravações de peças e espetáculos, que já aconteceram, para que o público possa assistir em casa. São diversos teatros, companhias de artistas e músicos que estão disponibilizando o conteúdo, e muitas vezes, de forma gratuita.

Cirque du Soleil, Teat(r)o Oficina e Os Satyros, são alguns exemplos de grupos que disponibilizaram esse tipo de conteúdo online. Além desses, também é possível encontrar uma variedade de peças famosas que estão disponíveis para assistir online.

3. Lives e bate-papos com artistas

Essa é outra maneira de aproximar o teatro e o artista do público. Você pode criar um evento ao vivo e online para que os artistas, produtores e diretores, possam conversar com o público sobre diversos temas, como: trabalhos anteriores, ideias para o futuro, como estão vivendo e o que estão fazendo durante a quarentena. Essa é mais uma forma de se manter em contato.

A Sympla também pode te ajudar com esse formato através do Sympla Streaming! Uma ferramenta que oferecemos para organizadores de eventos se conectarem com o público, de forma online e remota

4. Venda antecipada de ingressos

Alguns teatros estão apostando na venda antecipada como uma alternativa para esse momento de crise. Isso consiste em iniciar a divulgação e a venda antecipada de ingressos para espetáculos que ocorrerão após o fim da quarentena e do isolamento social. Pode valer a pena criar uma campanha de divulgação com informações sobre o espetáculo, para convidar os espectadores a comprarem os ingressos com antecedência.

Outros teatros estão fazendo campanhas de compra antecipada de ingressos, que poderão ser usados em até 6 meses ou 1 ano, por exemplo, para qualquer apresentação que será realizada naquele local. Nesse formato alguns teatros e produtores estão oferecendo algum tipo de brinde para os clientes, como: compre um ingresso e ganhe outro.

Um bom exemplo é o Teat(r)o Oficina, localizado no bairro do Bixiga em São Paulo. Eles criaram uma campanha com venda de Ingressos Solidários, que são vendidos através da Sympla, onde o cliente compra o ingresso agora, e poderá utilizá-lo em até 1 ano, a partir da reabertura da casa. No site do Teat(r)o Oficina e nas redes sociais deles também é possível encontrar outras formas de ajudá-los nesse momento.

5. Tours online

Uma novidade trazida pelo Theatro Municipal do Rio, que pode ser uma opção para teatros com bastante espaço para serem visitados, é a visita guiada ou tour online. Essa também pode ser uma boa opção para outros espaços culturais, como museus e galerias de arte. Através dessa visita online, o público pode conhecer um pouco mais sobre a história e arquitetura do local, além de outras informações e curiosidades que podem ser trazidas.

As visitas guiadas podem ser feitas de forma gravada ou até mesmo ao vivo, sendo que o Sympla Streaming pode te ajudar a fazer essa interação ao vivo com o público.

6. Doações e eventos solidários

Desde o início da quarentena, devido a interrupção das atividades do setor cultural, vimos surgir muitas campanhas de doações para ajudar artistas, produtores e casas de espetáculo, além dos profissionais que estão por trás das peças – ou seja, nos bastidores, já que muitos deles foram diretamente afetados pela pandemia do novo Coronavírus.

As doações podem ser feitas de forma exclusiva para arrecadação de donativos, ou vinculadas às lives e demais espetáculos online. Através da Sympla, é possível criar um link para doação e também vincular isso á apresentação que desejar, seja via Sympla Streaming ou outra ferramenta de transmissão que você queira utilizar.

Uma das campanhas de doação que estão sendo realizadas através da Sympla é a campanha Fundo Marlene Colé. A intenção é arrecadar fundos para ajudar profissionais e suas famílias, entre técnicos e artistas de teatro, circo, dança, ópera e afins.

Agora que você já conhece algumas experiências online que você pode oferecer ao seu público, que tal criar o seu evento? Aqui na Sympla, é possível encontrar uma enorme variedade de eventos online – e se você é um organizador de eventos, pode utilizar o Sympla Streaming para realizar seu evento com transmissão online de forma gratuita e interagir com os participantes em tempo real :)