Aos poucos, a sociedade vai se adaptando ao que já está sendo chamado de “o novo normal”. Ainda que não tenhamos certeza de como ele será, analisando o que estamos vivendo no presente, podemos apontar algumas tendências que influenciarão o modo de consumo das pessoas no futuro a curto, médio e longo prazos.

Gradualmente, muitos países estão começando a retomada de eventos, seja ao ar livre ou em ambientes controlados. E é com bases nesses países que trouxemos 6 exemplos de boas práticas para a retomada de eventos de forma segura que estão acontecendo pelo mundo:

1. Mudança na configuração dos assentos no Theater am Schiffbauerdamm – Alemanha

Para a retomada de eventos, a Berliner Ensemble, companhia de teatro alemão fundado por Bertold Brecht, preparou-se para a reabertura do seu teatro, em Berlim, após meses de quarentena, adaptando uma nova configuração de assentos no Theater am Schiffbauerdamm.

Com a intenção de garantir a saúde e segurança de todos, a plateia do teatro foi disposta com menos da metade das poltronas: os assentos estão distribuídos em duplas ou unidades, e metade das fileiras não existe mais.

retomada de eventos retomada de eventos

2. Discoteca Drive-in em Schüttorf – Alemanha

Os clubes noturnos ainda estão fechados, no entanto, esta discoteca alemã encontrou outra forma de continuar com a festa, música e diversão. A primeira discoteca drive-in do mundo abriu em Schüttorf, em um estacionamento nos arredores do Index, se tornando uma das maiores discotecas do país.

O evento ocorre semanalmente e é chamado Autodisco. As pessoas vão  até o local de carro e mantêm-se dentro dos veículos para assistirem as apresentações de vários DJ’s que passam pelo palco. Sem álcool ou pista de dança, os participantes não aplaudem quando ritmo diminui – ao invés disso, fazem soar as buzinas e piscam as luzes dos faróis. 

O estacionamento tem espaço para 250 carros e os ingressos custam 32 euros por carro com um passageiro e o motorista (cada passageiro adicional paga 16 euros). Cada carro pode ter, no máximo, quatro pessoas.

retomada de eventos

3. Autocine Madrid RACE – Espanha

Cinema ao ar livre com filmes famosos, food trucks, restaurante e a cidade como plano de fundo. Em sua reabertura, o Autocine Madrid contou com a exibição de “Grease – Nos tempos da brilhantina”, tendo seus ingressos esgotados nos primeiros minutos de venda.

Cumprindo rigorosamente as normas de segurança sanitária, a equipe tem o uso obrigatório de luvas e máscaras, redução da capacidade para 100 carros e, para evitar a aglomeração no restaurante, foi disponibilizado o serviço de garçom, denominado Diner Car.

Os valores dos bilhetes são de: Entrada geral – 6,00 euros, Pacote Família Ticket 1 (2 adultos + 1 criança) – 16,90 euros e Pacote Família Ticket 2 (2 adultos + 2 crianças) – 21,60 euros.

retomada de eventos

4. Museu Egípcio em Turin – Itália

O Museu Egípcio de Turim também está na retomada de eventos e foi reaberto com uma oferta temporariamente reduzida. Desde o dia 5 de junho, ele está com funcionamento reduzido a três dias por semana, na sexta, sábado e domingo, das 10h às 18h, com as taxas de entrada com desconto para todos.

Os passeios liderados por um egiptólogo são limitados a um máximo de 12 pessoas com duas opções: visita de 50 minutos a 40 euros e visita de 90 minutos a 70 euros, que só podem ser comprados online. Na entrada, a temperatura dos visitantes é medida e tem funcionários em todos os andares de olho no número de visitantes, para evitar aglomerações. Tem placas instruindo as pessoas a higienizarem as mãos na entrada de todas as salas da exposição e s adesivos na parede lembram que você deve manter uma distância de 1,5 metros de outras pessoas e usar sua máscara o tempo todo.

retomada de eventos

  5. Teatro Nacional D. Maria II – Portugal

O Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, voltou a abrir as portas nos dias 20 e 21 de junho, com duas apresentações de “By Heart”, na Sala Garrett. Em função das regras impostas pela Direção-Geral da Saúde, as apresentações estimaram uma lotação de 198 lugares – cerca de 50% da sua lotação total do local – e os espectadores tiveram que obrigatoriamente utilizar máscara durante toda a sessão.

Os bilhetes tiveram vendas exclusivamente online no site do D. Maria II, com valores entre 6 e 12 euros, e a receita de bilheteira das duas apresentações foram revertidas para um Fundo de Apoio aos Profissionais da Cultura.

retomada de eventos

6. Reabertura dos Parques Disney na Flórida – Estados Unidos

Os parques temáticos do Walt Disney World Resort, em Orlando, na Flórida, estão fazendo uma reabertura em fases, que foi iniciada no sábado, dia 11/06, com o Magic Kingdom e o Disney’s Animal Kingdom, e continuando no dia 15/06, com Epcot e Disney’s Hollywood Studios.

Além de limitar e reduzir a capacidade de visitação, novos procedimentos foram aplicados para adaptar a logística de entrada nos parques, atrações, restaurantes, lojas, transportes e outras áreas, a fim de preservar o bem-estar dos visitantes e funcionários. Os parques temáticos vão adotar novos protocolos:

  • Proteção facial: É obrigatório o uso de proteção facial, como máscaras e face shields, nos parques temáticos para todos os visitantes a partir de dois anos de idade e funcionários.
  • Transporte: No transporte fornecido pelo parque, a capacidade será reduzida e será obrigatório o distanciamento físico e uso de proteção facial durante todo trajeto.
  • Verificação de temperatura: Antes de entrar nos parques, todos os visitantes vão passar por uma verificação de temperatura. Com base na recomendação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, qualquer pessoa que estiver com uma temperatura igual ou superior a 38°C será redirecionada para uma área especial de assistência.
  • Distanciamento físico e capacidade: Para manter o distanciamento físico apropriado, será permitido um número limitado de visitantes a cada dia. O limite também vale para locais fechados dentro dos parques, como lojas e restaurantes.
  • Limpeza: A limpeza foi intensificada em áreas com grande fluxo de visitantes. Também foram adicionados pelos parques estações para lavar as mãos e totens automáticos de álcool em gel.
  • Formas de Pagamento: É recomendado que os visitantes usem opções de pagamento sem papel moeda, como cartões de débito ou crédito, cartões-presente Disney, por Mobile Order (via aplicativo My Disney Experience no celular) ou até com as MagicBands.

retomada de eventos

Aos poucos, apesar da ansiedade geral pelo fim das medidas de isolamento social, a vida lentamente começa a voltar à ativa. Aqui no Brasil, também começamos a seguir o modelo europeu para a retomada de eventos e de algumas atividades culturais.

E então, que tal inspirar-se e dar uma olhada nos eventos que estão sendo oferecidos pela Sympla?

Aqui você encontrará atrações que vão de shows a exibição de clássicos no cinema, como o que acontece no Allianz Parque – Arena Sessions em São Paulo e também em Brasília no Aeroporto JK com o Festival Drive-in Aeroporto.

Conte conosco para fazer brilhar, com toda segurança, o seu evento :)