Você sabia que os esportes de aventura surgiram no fim da década de 1980 e eram denominados como esportes de adultos? Essa modalidade, que é bastante popular hoje em dia, foi criada considerando os novos hábitos e gostos da sociedade pós-industrial.

Tendo em vista que o mercado de eventos está cada vez mais competitivo, exigindo um perfil inovador dos produtores, investir no segmento de esportes de aventura pode ser uma excelente alternativa para ter uma carreira promissora.

Segundo dados da ABRAPE (Associação Brasileira dos Promotores de Eventos), o setor contratou mais de 2 milhões de pessoas desde o ano de 2013 e movimentou mais de R$ 200 bilhões de reais no setor, até o ano de 2019.

Continue lendo este artigo e saiba mais detalhes sobre esse assunto.

O que são os esportes de aventura?

Em definição, os esportes de aventura, radicais ou de ação, são caracterizados por atividades mais “perigosas” do que outros tipos mais comuns, como corrida de rua ou futebol.

A categoria esportiva carrega esse nome por oferecer maior risco aos participantes, com relação à altura, velocidade e práticas em locais distintos, como água, mata ou céu. No entanto, é importante ressaltar que sempre é essencial prezar pela segurança e integridade física de todos os envolvidos.

Esse tipo de esporte, normalmente, exige muito treinamento psicológico e físico dos atletas, chamando bastante atenção das pessoas que amam a sensação de adrenalina.

Algumas modalidades como surfe, paraquedismo e alpinismo, foram os primeiros a serem considerados esportes de aventura, pois aumentavam o nível de endorfina e serotonina no corpo dos praticantes, conhecidos como hormônios do bem-estar.

Sendo assim, esse tipo de esporte passou a ser muito conhecido e praticado por milhares de pessoas, seja por hobby ou para se tornar um atleta profissional.

#DicaSympla: Descubra como organizar um evento esportivo.

Quais são os tipos de esportes de aventura?

Existem diversos tipos de esportes de aventura praticados no Brasil e no mundo, com as suas particularidades e níveis de dificuldades, dependendo do perfil e interesses de cada praticante.

Para que o produtor esteja preparado para realizar uma produção de eventos esportivos, é imprescindível que ele conheça cada um deles e quais são as suas características.

Veja a seguir algumas modalidades para quem curte aventura:

Paraquedismo

Um dos principais esportes de aventura praticados no ar é o paraquedismo. Já imaginou saltar em queda livre de um helicóptero a uma altura de 3000 a 4000 metros de altura?

Seja acompanhado de um instrutor ou sozinho, essa é uma aventura e tanto para quem é muito radical. Em uma velocidade de 200 km/h e 350 km/h, o paraquedista utiliza todos os equipamentos necessários para a sua segurança desde o seu salto até o pouso.

Existem diversos locais muito comuns para a prática desse esporte. Veja a seguir alguns deles:

  • Boituva – SP;
  • Rio de Janeiro – RJ
  • Torres – RS
  • Ponta Grossa – PR.

Surfe

Também no topo da lista dos amantes da aventura está o surfe. De acordo com um levantamento feito pela International Surfing Association (ISA), mais de 23 milhões de pessoas praticam surfe, sendo que cerca de 3 milhões são brasileiros.

O esporte é praticado no mar, onde é preciso apenas uma prancha e roupas adequadas para encarar as ondas.

O maior objetivo dos praticantes dessa modalidade é se manter o maior tempo possível em pé sob uma prancha, deslizando sob as ondas e realizando manobras radicais, com vários níveis de dificuldade.

Esse tipo de esporte traz muita visibilidade para o Brasil, onde tem um grande número de atletas que defendem o país, em busca de grandes títulos, como Gabriel Medina e ítalo Ferreira.

Existem diferentes modalidades de surfe que os produtores de eventos podem explorar. São elas:

  • Tow-in e Tow-out: o surfista é levado e rebocado por um jet-ski;
  • clássico: é mais voltado para o estilo do surfista, a qualidade das manobras;
  • moderno: se dá mais importância a força e radicalidade.

Bungee jumping

Você já ouviu falar do bungee jumping? Basicamente, o praticante salta de uma plataforma erguida por um guindaste nas alturas, preso por uma corda elástica na cintura ou nos pés, que o impedirá de atingir o chão.

Essa é uma atividade altamente radical que demanda muita coragem, mas que te beneficia com uma sensação de liberdade indescritível, que faz com que as pessoas pratiquem cada vez mais.

Rafting

A natureza é um local onde se pode praticar diversos esportes de aventura e o rafting é um deles. Você curte rios, cachoeiras e muita adrenalina? Essa modalidade exige muita atenção e força dos praticantes, além de te privilegiar com paisagens exuberantes.

Em um bote percorrendo a uma agitada correnteza, o rafting permite ultrapassar diferentes obstáculos, como pedras, corredeiras e quedas d’água.

Escalada e montanhismo

A escalada e o montanhismo são esportes de aventura que teve origem há milhares de anos. Existem pinturas datadas de 400 A.C que retratam a modalidade.

Essa atividade exige força e habilidade para subir em blocos, falésias, paredões de rocha, gelo ou montanhas. Além disso, é preciso técnica e concentração para não cometer erros no percurso, que podem causar possíveis acidentes.

Para que isso não aconteça, é fundamental a utilização dos equipamentos adequados, a fim de garantir a segurança e integridade física dos participantes.

Crie a página do seu evento esportivo na Sympla!

Diante de tantas possibilidades, fica claro que os esportes de aventura podem ser uma boa oportunidade para os produtores de eventos se destacarem entre os concorrentes.

Investir em um novo segmento, principalmente aquele que está em alta, é de extrema importância para o profissional que deseja atingir novos públicos e ter uma carreira promissora na área.

No entanto, para que você tenha sucesso, é preciso criar a página do seu evento em uma plataforma qualificada e reconhecida no mercado. A Sympla é a melhor opção para o produtor de eventos que deseja ter autonomia e segurança para vender os seus ingressos.

Além disso, ela permite que você acompanhe em tempo real as vendas e inscrições, faça a gestão dos participantes e, ainda, tenha acesso a dados demográficos e de interesses do seu público.

Acesse o site da Sympla agora mesmo e saiba mais detalhes de como criar a sua página de eventos. Tenha a solução completa em um só lugar!