Você conhece a história dos escritórios Sympla, os nossos QG’s? Então vem que a gente vai te contar onde a maior plataforma de eventos do Brasil começou, como foi expandindo sua atuação e inaugurou escritórios em outras cidades, quais as diferenças e curiosidades de cada regional e mais alguns detalhes!

Tudo começou em 2012, quando David Tomasella e os irmãos Marcelo e Rodrigo Cartacho resolveram se unir para fundar a Sympla. A startup iniciou suas atividades em Belo Horizonte com um grupo pequeno, que se desdobrava para acelerar o desenvolvimento do negócio.

A empresa foi crescendo e tomando conta dos andares de um prédio no San Pedro Valley, uma das comunidades de startups mais importantes do país.

Somente na sede mineira, a Sympla ocupa nove andares, reunindo cerca de 170 profissionais. Mas ao todo são mais de 200 colaboradores apaixonados, distribuídos em BH e nos outros cinco escritórios, em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Goiânia e, mais recentemente, Porto Alegre.

Dos 200 Symplers, 51% são mulheres e 49% são homens, de 6 nacionalidades diferentes. Metade dessa equipe tão diversa têm entre 25 e 30 anos.

Em todos os QG’s, cafeteiras são itens indispensáveis (sim, bebemos muito café!), assim como as salas de reunião com paredes de vidro e o recado implícito: “aqui, prezamos pela transparência” :)

O primeiro de todos – QG Belo Horizonte

Um terraço com uma bela vista para poder admirar o pôr do sol. Esse foi o primeiro território em que a Sympla fincou sua bandeira. Ali, já foi-se estabelecendo a identidade da empresa, que hoje usa as cores cinza e preto (para poder escrever recados, que a gente adora) na pintura, azul, amarelo e vermelho na decoração, além de paredes com tijolos expostos e a logomarca aplicada em destaque.

“Os ambientes são mais abertos, lineares, sem divisão de paredes, exatamente para integrar mais as pessoas e não ter distinção por hierarquia, setores ou cargos. Até as salas de reunião são de paredes transparentes. E fazemos questão de ter plantas, sempre!” explica Júlia Cury, que é responsável por garantir o selo de qualidade Sympla em todos os andares e replicá-lo pelos escritórios Brasil afora.

O terceiro andar é o ambiente de relaxamento. O local para desacelerar! Ao longo do desenvolvimento do projeto, tivemos a ideia de trazer um pouco do Szimpla Kert (bar em Budapeste onde se originou o nome da Sympla) para o espaço. Teto em concreto aparente e pé direito aberto, cadeiras diferentes, o neon “Szimpla” em vermelho e as estruturas aparentes também (elétrica, rede, iluminação, etc). Além do ping-pong e do videogame, é ali que se encontra a cozinha onde os Symplers almoçam, lancham, trocam ideias e até realizam reuniões. Snacks e um freezer com cervejas à vontade também estão nesse andar.

O quarto andar se conecta ao terceiro, através de uma escada na sacada. Nesse espaço temos uma sala de conferência para treinamentos, Sympla Etc & Talks e eventos externos.

O segundo, mas primeiro – QG Recife

No final de 2016, a Sympla adquiriu a Eventick, uma de suas principais concorrentes. Com a aquisição, nos consolidamos como líder do mercado brasileiro de plataforma de eventos do it yourself e iniciamos o projeto de expansão, com a inauguração do primeiro escritório regional, em Recife, com vista para o mar.

Ele segue a mesma identidade, porém, com alguns itens muuuito especiais que o distinguem dos demais.

“É o maior QG em linha reta da terra, mas megalomania recifense à parte, a nossa rede e o fato de sermos o único escritório cuja equipe é composta apenas por mulheres são nossa marca registrada, selo we can do it de qualidade”, afirma Lara Martins, mineira que se mudou para Recife e atua como Operação Local nos diversos eventos da região Nordeste.

Além das demandas de área, as 4 mulheres incríveis do QG Recife também se dividem na gestão geral do escritório, fazendo um pouquinho de cada coisa.

Trabalhar no QG Recife é uma delícia. Aqui nós recebemos clientes e parceiros, e claro, rodamos os eventos mais legais da cidade. Uma vez ou outra saímos daqui para atender outros eventos e clientes nesse nordeste gigante” – Júlia Izidoro, Customer Success.

O do meio – QG São Paulo

A Sympla já atuava em terras paulistanas, com idas e vindas do pessoal de BH para atender e se reunir com os clientes, mas era preciso dar um passo além, dadas as infinitas possibilidades desse mercado.

Assim, em agosto de 2017, inauguramos nosso terceiro escritório Sympla, com uma horta vertical MA-RA-VI-LHO-SA e localizado na Vila Olímpia, zona nobre de São Paulo.

Eric Hayashi, Community Manager, explica que trabalhar distante da maioria dos colegas que estão localizados em BH tem suas diferenças, mas ainda assim é efetivo:

“Apesar de não compartilharmos o mesmo espaço, conseguimos com a tecnologia nos aproximar muito, seja nas comunicações diárias, seja em nossas reuniões de alinhamento e também de troca” – Eric Hayashi, Community Manager

E é essa troca de experiências que faz Danilly, Op. Local, amar tanto seu trabalho na Sympla, pois acredita que isso contribui para o crescimento das equipes e para estarem sempre na mesma página.

E o barulho?

“São Paulo por si só já é uma cidade caótica, muito trânsito, mas quando chegamos no QG temos uma super tranquilidade para trabalharmos” – Danilly Medina, Operação Local

Ufa, né?

O de frente para o Cristo – QG Rio de Janeiro

Bem na orla da Praia de Botafogo, situa-se o nosso QG carioca, que foi inaugurado em setembro de 2017. E se o padrão arquitetônico é o mesmo, o que diferencia esse QG dos demais? Bom, a resposta é unânime para todos que ocupam uma mesa por ali: uma vista absurda de linda!

 A localização garante uma vista privilegiada do cartão postal da cidade, o Cristo Redentor, e da enseada de Botafogo.

“A vista maravilhosa que temos rouba a cena. Mas, claro, não tem como deixar de falar do ambiente descontraído e da equipe incrível. Não há quem resista às nossas crises de riso” – Joanna Sant’Anna, Operação Local

Todo Sympler quando está de passagem pelo Rio de Janeiro não resiste a garantir uma selfie e deixar sua presença registrada :)

Thiago Burgos foi o primeiro carioca contratado e atua como CS. Ele acredita que o modo em que foi pensado e feito o escritório deixa o ambiente leve e tranquilo:

“Sympla Rio é minha segunda casa. Além do ambiente agradável, a autonomia que a empresa me dá é fundamental para o desenvolvimento do meu trabalho” – Thiago Burgos, Customer Success

O do Planalto Central – QG Goiânia

Próxima à Chapada dos Veadeiros, Pirenópolis e Caldas Novas, está nossa regional Centro-Oeste, situada em Goiânia. Está instalada no Coletivo Centopéia, um Coworking formado por gente com espírito colaborativo e onde a troca de experiências é uma constante.

Luciana Lima, CS, conta que ter uma estação de trabalho dentro do Centopéia é algo que conforta a distância do QG de BH, pois os ambientes são descontraídos e as ‘pernas’ (como são chamados os coworkers) se tornam uma segunda família:

“Trabalhar na Sympla é poder ser eu mesma. É sentir que, apesar da distância, estou sempre por dentro do que acontece na sede. E saber que estou contribuindo para o crescimento da líder do segmento é o que me faz encher o peito de orgulho e ter vontade de acordar cedo todo dia para fazer a história de BH se replicar na minha região” – Luciana Lima, Customer Success

O mais recente – QG Porto Alegre

O “filho” caçula fica em um bairro charmoso de Porto Alegre. Como está dentro do Flowork, um coworking em frente ao Parque Moinhos de Vento, do escritório conseguimos ter uma ampla visão dos prédios da cidade, que se misturam com as árvores do parque.

Um dos seus diferenciais está no chimarrão e na cuca, servidos aos visitantes para que se sintam verdadeiros gaúchos.

Depois de conhecer nosso escritório, é essencial subir ao rooftop (terraço) do escritório no final da tarde para apreciar um lindo pôr do sol, com uma ampla visão da cidade de 180 graus.

Rafael Bernardes, CS em POA, conta que o no dress code é uma das coisas que mais gosta na Sympla.

“Poder vir trabalhar da forma que nos sentimos bem amplia nossa vontade de dar o nosso máximo, também visando o conceito da empresa que se enquadra em qualquer gênero ou tribo. Nos QGs (regionais), encontramos pessoas de todas as culturas e assim conseguimos manter a igualdade e respeito acima de tudo” – Rafael Bernardes, Customer Success

Falou e disse heim, Rafa?

Diferentes, mas iguais

De forma geral, os escritórios se assemelham entre si, guardando pequenas diferenças que os tornam especiais e aconchegantes para os que ali trabalham ou visitam.

Para garantir sinergia e alinhamento dos Symplers que atuam nas regionais com os objetivos da empresa, são realizadas reuniões semanais com as equipes de diversas áreas da Sympla, tanto da sede em Belo Horizonte como das outras regionais.

Em todos eles, o ambiente de trabalho é diverso, informal e dinâmico, pois acreditamos que é preciso dar liberdade e autonomia para os funcionários trabalharem, sem muita interferência. Dessa maneira, extrai-se o melhor de cada um :)

Como costumamos brincar por aqui: o ritmo é intenso, pois focamos em resultados rápidos, mas não é tenso. Para se ter uma ideia, em 2017, crescemos 120% e seguimos nesse ritmo. Somos mais de 200 pessoas trabalhando em busca do mesmo objetivo em um ambiente, seja em BH ou em qualquer uma das regionais, onde a good vibe é garantida!