O Carnaval é um dos feriados mais importantes para a economia do Brasil, sendo responsável pela circulação de bilhões de reais. Além disso, a festa mobiliza diversos setores, como alimentação, lojista, hoteleiro e, claro, o mercado de música e eventos. Por isso, o produtor de eventos precisa dar grande atenção à venda de ingresso de Carnaval.

Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o último Carnaval, realizado em 2020, foi responsável pela movimentação de R$ 8 milhões no país.

Essa época do ano é um prato cheio para o organizador, que deve estar atento às novidades do mercado e aos novos desejos do seu público. É possível, inclusive, recorrer às tecnologias e às redes sociais para realizar muitas vendas de ingressos do Carnaval.

No momento atual, em que o consumidor está mais seletivo, é preciso identificar tendências e oportunidades. Veja algumas dicas da Sympla de como fechar mais vendas e realizar produções de sucesso!

Ingresso Carnaval: 7 dicas para alavancar as vendas!

Não faltam interessados para festas de Carnaval. A folia brasileira é conhecida por atrair multidões. Pessoas de várias partes do mundo visitam o país nessa época do ano, além de mobilizar um expressivo público interno.

A exemplo, em 2020, só na cidade do Rio de Janeiro foi registrada a presença de 1 milhão de pessoas nas ruas no primeiro dia de Carnaval, de acordo com estimativas da prefeitura, de organizadores e da Empresa de Turismo do Município do Rio (Riotur).

Neste ano de 2022, por conta da pandemia da Covid-19, o destaque será dado às festas privadas. Por isso, é importante estar atento ao que pode influenciar a decisão de compra do público do seu evento.

E a festa já está se aproximando! Então, confira algumas dicas para a venda de ingresso no Carnaval ser um sucesso.

1. Invista na divulgação do seu evento de Carnaval

É como aquele ditado: o que não é visto, não é lembrado. Para conseguir fechar mais vendas de ingresso no Carnaval, é necessário investir na divulgação da produção, especialmente na fase pré-inicial.

O organizador deve explorar diferentes canais de comunicação para informar o público sobre os diferenciais da festa, atrações, categorias de compra, promoções, datas, local, entre outros pontos importantes.

Alguns dos canais que podem ser usados para essa finalidade são:

  • site/blog do evento;
  • email;
  • redes sociais;
  • canais da imprensa.

Outra forma de divulgar o evento é fazer parcerias com microinfluenciadores digitais. Por terem bastante engajamento e geralmente darem opiniões sinceras sobre produtos e serviços, os influencers acabam transmitindo confiança ao público, o que pode atrair interessados e elevar as vendas.

2. Conheça o seu público

Para que o evento chegue às pessoas certas, é preciso ter um bom conhecimento do público-alvo para segmentar a divulgação e ser mais eficiente na venda dos ingressos.

De nada adianta divulgar a festa de Carnaval em um canal de jovens que curtem mais bandas de rock, por exemplo.

Ainda que a produção seja repleta de recursos atrativos, sem definir o público-alvo não será alcançado um bom número de participantes. Afinal, por meio dele obtém-se uma melhor compreensão acerca do que de fato seus possíveis clientes precisam.

Por isso, o organizador deve buscar compreender o perfil das pessoas que podem se interessar pelo seu evento, reunindo informações:

  • demográficas — gênero, idade, renda, nível de educação, estado civil;
  • geográficas — onde vivem;
  • o que influencia na decisão de compra dos seus participantes;
  • qual o momento ideal de compra;
  • em quais mídias costumam buscar informações sobre o evento;
  • entre outras.

A Sympla, plataforma de eventos líder no Brasil, permite que o produtor acesse dados demográficos e de interesse do público por meio da plataforma. Tais dados são gerados por relatórios que podem ser consultados sempre que o organizador julgar necessário.

3. Defina lotes de ingresso e datas de venda

Planejar a venda de ingressos do seu evento de Carnaval em lotes é uma ótima estratégia para produzir um sentimento de “urgência” no seu público.

É importante fazer uma ampla divulgação da abertura para compra dos ingressos e das datas de virada de lote. Além disso, vale observar a cada período de vendas as ações que trouxeram mais resultados para repeti-las nos lotes seguintes.

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4. Fique de olho no calendário da concorrência

Antes de começar a vender os ingressos de Carnaval do evento, o primeiro passo é analisar a agenda das produções dos seus concorrentes diretos e das demais programações que também podem atrair o seu público, para que as datas não se sobreponham.

As prévias Carnavalescas são exemplos de eventos com boa aceitação do público que acontecem antes do grande feriado de Carnaval. É uma estratégia interessante a ser usada, especialmente, em cidades que não estão entre os destinos mais procurados do período e, por isso, tem muita evasão.

5. Ofereça diferentes opções de pagamento

Quanto mais fácil for a compra do ingresso de Carnaval do seu evento, mais as pessoas se sentirão confortáveis para adquiri-lo. Portanto, disponibilize o maior número de opções de pagamento, tais como:

Reflita também sobre a acessibilidade dos pontos de venda do seu evento.

É interessante oferecer a opção de compra pela internet, ampliando ainda mais o acesso do público e o processo de venda do ingresso de Carnaval. O organizador pode utilizar uma plataforma especializada em eventos, como a Sympla, como canal para a compra de entradas online.

6. Pense nos detalhes

Com tantas opções de diversão para o público nesta época do ano, o organizador deve apostar em formas de se diferenciar da concorrência para atrair mais compradores dos seus ingressos de Carnaval.

E os detalhes podem fazer toda a diferença. Pontos simples, como a oferta de brindes, suporte e bom atendimento, podem agregar mais valor ao evento.

Você pode oferecer copos personalizados com o benefício de uma bebida grátis para o participante usar no dia do evento, pensar em temas especiais para o abadá da festa ou mesmo entregar kits de customização para aqueles foliões que preferem um look diferenciado. Sendo assim, vale apostar na criatividade para surpreender os clientes!

Gostou das dicas? Conte com o apoio da Sympla na venda de ingresso de Carnaval!

Com apoio da tecnologia certa, o organizador facilita a compra de ingresso para o público e pode acompanhar a projeção de vendas. Utilizando as ferramentas da Sympla, é possível fazer isso e muito mais.

A Sympla é a maior e melhor plataforma do Brasil para o produtor de eventos simplificar diversas etapas das suas produções de Carnaval, tais como:

  • publicação do evento;
  • gestão;
  • venda;
  • entrega.

Já são mais de mais de 1,4 milhões de eventos realizados e 85 milhões de ingressos vendidos. Além de oferecer total autonomia ao produtor para cadastrar, gerenciar e acompanhar todas as informações do evento, os recurso da Sympla possibilitam:

  • verificar o interesse do público;
  • saber o desempenho de campanhas;
  • acessar relatórios em tempo real;
  • integrar ferramentas de marketing digital para divulgar e impulsionar a produção, como Google Analytics, Google Ads e RD Station;
  • entre outros.

Saiba mais sobre as soluções da Sympla para o seu evento de Carnaval!