A pandemia e as novas adaptações que o mundo precisou passar, tornaram ainda mais clara a importância de estar presente na internet. Com tudo que tem acontecido, diversos mercados tiveram que inovar e aprender ainda mais sobre tecnologia e o marketing digital.

Produtores de eventos, acostumados a interagir no presencial com todos os participantes, agora se veem em um mercado online. Pessoas que ensinavam olhando nos olhos agora precisam ensinar olhando para a lente de um celular. Aqueles que nem imaginavam que fariam um curso online agora entendem que têm essa possibilidade.

Por esses e outros fatores, resolvemos trazer um webinar sobre curso de marketing digital para produtores de conteúdos digitais desbravarem o marketing virtual. Você não vai ficar de fora dessa, né? É grátis e a aula está incrível :)

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Mesmo que você ainda não tenha clicado no nosso banner para acessar a aula, a gente dá uma pincelada de algumas das principais coisas que você vai encontrar por lá!

Quais são as características do mercado digital?

Além de trazer grandes chances de alcançar um público que no formato presencial você teria mais dificuldade, o mercado digital tem diversas características que você precisa conhecer (vantagens e desvantagens).

Quais as vantagens do mercado digital?

  • Rapidez;
  • Personalização;
  • Conexão;
  • Baixo custo;
  • Escalabilidade;
  • Mensuração;
  • Automatização;
  • Infinitas possibilidades.

Quais as desvantagens do mercado digital?

  • Rapidez;
  • Fluidez;
  • Complexibilidade;
  • Conexão;
  • Análise;
  • Conhecimento ferramental.

#DicaSympla: Para entender mais a fundo sobre cada um desses pontos, assista ao webinar completo na nossa plataforma de cursos online.

Mentalidade do empreendedor digital

O empreendedor digital vive sempre em um ciclo de três pilares:

  1. Medir: analisar o modelo de teste no mercado com os clientes por meio de um processo mensurável;
  2. Construir: materializar as ideias aprendidas em um modelo de teste;
  3. Aprender: entender com os resultados do teste e tomar a decisão de preservar com a ideia ou pivotar, reformulando a ideia e submetendo a novos testes.

3 dicas para escolher um nicho de atuação

Para escolher um nicho de atuação, você pode se direcionar por meio de três importantes pilares:

    1. Relevância, ou seja, o volume de buscas sobre o assunto. É importante se perguntar se tem demanda suficiente e um público disposto a pagar por uma solução;

    2. Concorrência: veja o volume de concorrentes para aquele mercado. É importante se perguntar se você é autoridade digital deles, se você consegue competir e qual o seu diferencial;

    3. Conhecimento: que tipo de conteúdo você é capaz de compartilhar? Que tipo de conteúdo digital você pode comercializar? Qual é o melhor formato?

Construção de persona e público-alvo

As personas são uma representação aprofundada das pessoas que fazem parte do seu público-alvo. No nosso webinar completo, você pode entender um pouco mais a fundo a diferença entre essas duas nomenclaturas. Ao criar uma persona para o seu negócio, você pode considerar algumas perguntas, como:

  • Qual o nome;
  • Onde mora;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Nível escolar;
  • Profissão;
  • Estado civil;
  • Quais as características psicológicas;
  • O que a pessoa gosta de consumir;
  • O que a pessoa gosta de fazer no lazer;
  • Quem influencia essa pessoa;
  • Entre outras questões.

Como construir uma audiência e autoridade digital?

Você precisa se diferenciar, produzir conteúdo relevante e de qualidade para auxiliar as demais pessoas. Isso já vai fazer com que você tenha grandes chances de se destacar.

Quais os níveis de maturidade de um cliente?

Existem alguns níveis que você pode considerar para criar o seu funil de vendas, por exemplo.

Nível cego: não tem conhecimento algum sobre o problema e desconhece os malefícios;

Nível curioso: sabe que o problema existe, mas não está buscando solução;

Nível visionário: sabe que possui um problema e está buscando uma solução de forma ativa.

Como construir um conteúdo digital?

É preciso criar conteúdos de valor para demonstrar o seu diferencial frente os seus concorrentes e o alinhamento da sua solução com o cliente. Ao pensar em construir um conteúdo digital, você tem uma gama de formatos que pode escolher:

  • E-book;
  • Curso online;
  • Leitura dirigida;
  • Evento online;
  • Corrida online;
  • Congresso online;
  • Teatro online;
  • Workshop online;
  • Palestra/Webinário;
  • Treinamento online;
  • Consultoria;
  • Mentoria;
  • Monitoria;
  • Conteúdos gravados.

Independente do tipo de conteúdo que você vai escolher e o seu público, é interessante que você conheça cada vez mais o marketing digital. Por isso, para ficar por dentro de todos os tópicos abordados acima e muito mais, confira o nosso webinar gratuito sobre os primeiros passos do marketing digital para produtores de conteúdo.

Depois dessa aula, temos certeza de que você vai se sentir muito mais preparado para entrar no mundo digital e criar o seu curso online.