Quando falamos em produzir um grande evento, pensamos logo no local, em patrocíniosfornecedores, na equipe, alvará… tudo isso para fazer um evento perfeito e impressionar o público que estará presente. Mas já parou para pensar que o bem estar dos seus convidados é tão importante quanto o sucesso da atração? Então é bom ficar atento com algumas questões, como a Vigilância Sanitária!

Temos algumas dicas para você que não quer queimar seu filme com os participantes, nem com o mercado, muito menos com a lei:

Fique atento à saúde e higiene

Cuidar da saúde dos convidados e higiene de onde eles serão atendidos é fundamental. Atenção a infraestrutura do local onde o evento estará acontecendo, veja se há espaço suficiente para atendimento médico, entrada de ambulâncias, etc. No espaço de atendimento é bom contar com médicos e socorristas que estejam capacitados e preparados para atendimentos emergenciais, caso ocorra algum imprevisto com os participantes.

Além da qualificação dos profissionais, o local de atendimento deve estar em condições adequadas. Uma sala arejada, com equipamentos e kit de primeiros socorros, além, claro, da higiene.

#DicaSympla: Lembrem-se de checar os serviços de vigilância sanitária da região onde vai acontecer o evento! Os critérios de avaliação variam de uma localidade para a outra, já que de acordo com a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, cada município deve normalizar as ações e serviços de saúde no seu âmbito de atuação.

Cuidados com a alimentação

Se seu evento for servir ou comercializar alimentos, você deve ter a atenção redobrada com o controle sanitário. A comida deve ser preparada por profissionais habilitados. Caso não seja feita no local, a manipulação dos alimentos deve ser transportada cuidadosamente para evitar risco de contágio.

A Anvisa preza que os alimentos sejam conservados de maneira com que não haja contaminação ou proliferação de microorganismos. Para isso o armazenamento pode ser feito em embalagens especiais. O local também deve estar limpo e higienizado, os alimentos devem estar separados por grupos, em prateleiras distantes do chão, com boa circulação de ar, etc. No caso de produtos perecíveis, semi preparados ou prontos para o consumo, é indispensável que haja condições específicas de temperatura para melhor conservação.

#DicaSympla: Atente-se as normas e condições de transporte e armazenamento de alimentos em locais industrializadores, todas estão regulamentadas pela Portaria SVS/MS nº 326, de 30 de julho de 1997, e também pela Resolução-RDC Anvisa nº 275, de 21 de outubro de 2002.

Ações preventivas são essenciais para a produção de qualquer evento, se você se atentar e seguir as recomendações da Anvisa, tudo vai dar certo!


#DicaSympla: você produz eventos e tem interesse em aumentar suas vendas, revolucionar a gestão do seu evento e fazer parte da maior plataforma de eventos do Brasil? Então, conheça a Sympla!