Nem a informalidade do home office, nem a padronização dos escritórios tradicionais: que tal buscar um coworking em Porto Alegre para desenvolver o seu negócio? De profissionais autônomos a grandes empresas, uma parte considerável do mercado tem aderido a esse novo modelo de trabalho!

Uma das principais vantagens dos coworkings está na possibilidade de fazer networking e gerar novos negócios criativos. Por esse motivo, os espaços de coworking são cada vez mais buscados por profissionais independentes como arquitetos, publicitários, fotógrafos e produtores de eventos!

Se você precisa de ajuda para escolher um coworking em Porto Alegre, confira a lista que fizemos com 8 espaços incríveis para você trabalhar \o/

O que é um coworking

Antes de conhecer 8 coworkings super legais em Porto Alegre, que tal entender o que exatamente é um coworking?

O coworking consiste no compartilhamento do mesmo espaço de trabalho por pessoas de empresas e áreas de atuação diferentes. Os modelos de coworking são bastante variados, podendo contar com salas de reunião, estações de trabalho, áreas comuns, espaços para alimentação e até para a realização de cursos. A intenção é que os usuários se preocupem apenas com o trabalho que desempenham, deixando itens burocráticos – como limpeza, contas e organização – por conta do coworking.

O primeiro coworking surgiu em 2005 nos Estados Unidos, quando o engenheiro de softwares Brad Neuberg resolveu criar um espaço de trabalho colaborativo aberto a profissionais de várias áreas. Atualmente, existem quase 1.200 coworkings só no Brasil – um crescimento de 48% em relação ao ano passado.

Espaços de coworking em Porto Alegre

O Rio Grande do Sul já conta com 64 espaços de coworking, sendo 34 deles localizados em Porto Alegre, em diversas regiões da cidade. Apesar da variação entre alguns serviços oferecidos, o objetivo de todos é o mesmo: promover o networking e fomentar o surgimento de novas ideias entre profissionais de diferentes áreas.

1. Area 51

Localizada em um antigo casarão, a Area 51 se destaca como um espaço criativo para profissionais empreendedores. O coworking é bastante versátil, contando com salas de reunião, área comum para trabalho, salas multiuso – que são ideais para cursos e palestras – e espaços ao ar livre. Para quem prefere mais privacidade na hora de trabalhar, a Area 51 também disponibiliza salas privativas.

Para levar ainda mais interação entre profissionais e novas iniciativas, o coworking também é aberto para a realização de eventos, que vão desde brechós e workshops abertos ao público até cursos de meditação guiada.

2. Coletivo Workspace

Sediado em uma casa que faz parte do patrimônio arquitetônico de Porto Alegre, o Coletivo Workspace conta com 25 salas em diferentes formatos e tamanhos, além de amplo espaço aberto para quem prefere trabalhar em um lugar mais descontraído. Os 1.000 metros quadrados abrigam estações fixas e rotativas de trabalho, salas privativas, salas de reunião e espaço para a realização de cursos, palestras e workshops.

A versatilidade do Coletivo faz com que ele seja ideal para profissionais autônomos, pequenas empresas e startups chegando no mercado. Além do espaço oferecido, o coworking também conta com serviços de limpeza, segurança monitorada, recepção, armários individuais e até um bicicletário.

3. Cuento Coworking

Inaugurado em 2010, o Cuento é o primeiro coworking do Rio Grande do Sul. O local conta com espaço para eventos, área de convivência, estações de trabalho coletivas individuais, salas de reunião, biblioteca e estúdio para gravação de áudio de vídeo. Os ambientes variados se adaptam às necessidades dos profissionais, sendo funcionais para quem precisa de um espaço mais formal ou mais flexível para trabalhar.

O Cuento Coworking também oferece assessoria para crescimento de negócios, além de serviços de secretaria, recepção, telefonia e endereço comercial que pode ser usado para recebimento de correspondências e em cartões de visita.

4. Flowork

Com 70 opções de escritórios mobiliados, o Flowork é um dos maiores coworkings de Porto Alegre – e também é onde fica o escritório da Sympla na cidade! São cerca de 1.500 metros quadrados de um espaço que conta com salas de reunião, escritórios privativos, estações de trabalho individuais, auditório, terraço e salão de eventos.

Os planos se adequam a qualquer tipo de negócio, sejam empresas com muitos funcionários, profissionais autônomos ou pequenas startups. Aqui, o objetivo é conectar todos os tipos de iniciativas, sejam elas voltadas ao mundo criativo ou corporativo.

5. Nós Coworking

Localizado dentro do Shopping Total, o Nós Coworking incentiva o empreendedorismo e a troca de novas ideias entre a comunidade. Para isso, o coworking oferece uma infraestrutura completa com sala de reunião, áreas de coworking, áreas rotativas, espaço gastronômico e auditório para realização de eventos.

Em 2014, o Nós Coworking iniciou uma parceria com o governo da Suécia para aproximar empreendedores suecos e brasileiros por meio de uma plataforma virtual – a Nós STHLM. Além disso, o coworking também realiza o NósLab, um festival que reúne cursos, workshops e treinamentos dos mais diversos temas.

#DicaSympla: Que tal utilizar suas experiências profissionais para organizar um curso? Te ensinamos como neste post!

6. Origami Co.

Coworking, cafeteria, estúdio musical e espaço para eventos. Este é o Origami Co., que tem como missão estimular a diversidade cultural, colaboração e sustentabilidade de Porto Alegre. A iniciativa funciona em um casarão antigo, onde as paredes foram derrubadas para dar espaço à interação entre os profissionais que lá trabalham.

O Origami é ideal para quem preza por ambientes dinâmicos e pelo networking para poder trabalhar, seja com a realização de eventos culturais ou com negócios criativos.

#DicaSympla: Conheça os principais tipos de eventos que você pode organizar

7. Padre Chagas Coworking

O objetivo do Padre Chagas One Stop Coworking é oferecer múltiplos serviços aos profissionais em um só lugar, indo muito além do compartilhamento do espaço de trabalho. Para isso, o local conta com salas de reunião com recepcionista, salas de atendimento, salas fixas com capacidade para 4 pessoas e espaço para a realização de eventos variados.

Outro diferencial é o serviço de escritório virtual, onde os profissionais podem utilizar o endereço do coworking como endereço da própria empresa para receber correspondências  e transmitir mais profissionalismo a seus clientes.

8. Upworks – Moinhos de Vento

O Moinhos de Vento é a unidade do coworking Upworks em Porto Alegre. O objetivo é criar um ecossistema de negócios, oferecendo um ambiente corporativo com flexibilidade a profissionais autônomos e empresas.

Dentre os serviços oferecidos além do espaço de coworking, o Upworks conta com salas de reunião, sala de atendimento, salas privativas de trabalho, auditório, escritório virtual e até um estúdio fotográfico, ideal para o desenvolvimento de projetos de imagem, áudio e vídeo.

E então, já escolheu qual coworking em Porto Alegre será sede das suas atividades profissionais?