Você já pensou em montar uma peça de teatro online? Produzir conteúdo online e interativo é uma possibilidade para se manter em contato com o público. E graças à tecnologia e às ferramentas de streaming, como o Sympla Streaming (Beta), é possível realizar esse tipo de produção cultural no formato online.

Uma peça online é uma oportunidade de expandir seu trabalho e de trazer reconhecimento do público para seu teatro ou companhia, além de possibilitar conexão com pessoas de diversos lugares simultaneamente e que talvez não teriam essa oportunidade em eventos presenciais.

Com todas essas vantagens, trouxemos 6 dicas que vão te ajudar a produzir uma peça online de sucesso:

1. Escolha a ferramenta de transmissão e explore seus recursos

Para uma melhor experiência online, é importante conhecer as ferramentas de streaming disponíveis para fazer a apresentação da sua peça e a interação com o público.

Uma das ferramentas que você pode utilizar é o Sympla Streaming (Beta), que funciona a partir de uma integração com a plataforma Zoom e oferece recursos que te ajudam a proporcionar experiências para seus participantes de maneira remota e em tempo real.

Você pode cadastrar uma apresentação na plataforma e fazer testes simulando o acesso como organizador do evento e como participante. Isso pode te ajudar a entender quais recursos ficam melhores para apresentação da sua peça.

#DicaSympla: Sympla Streaming (Beta): produza eventos online em tempo real

2. Escolha o tema e o formato da peça

A escolha do tema e do formato deve ser feita com bastante critério para que a adaptação da sua peça para a plataforma online atinja o resultado desejado, além de despertar as emoções dos espectadores.

Uma dica é fazer uma pesquisa e ver como os produtores de teatro têm adaptado as suas obras. Algumas produções optaram por criar conteúdo teatral inédito para o ambiente virtual. Já outros artistas estão estreando adaptações de clássicos da literatura em formato de live.

Podemos citar como exemplo duas produções online que estão chamando a atenção do público e tiveram grande audiência: “A Arte de Encarar o Medo”, da Cia. de Teatro Os Satyros, que traz como tema o isolamento social e a quarentena; e “Deus me Live”, com a famosa freira Irmã Maria José, A Noviça Mais Rebelde, divertida personagem do ator Wilson de Santos. Ambos espetáculos contaram com ingressos vendidos na plataforma Sympla. 

3. Preparação: ensaio, passagem de som, posicionamento de câmeras e computadores

Essa é uma etapa bem importante, que pode fazer toda a diferença na produção da sua peça online, pois é necessário que todos os recursos estejam funcionando muito bem no dia e no horário do espetáculo.

Da mesma forma que acontece nos eventos presenciais, os eventos online também requerem ensaios. É preciso organizar o cenário de fundo, o tempo de fala de cada ator, sincronização das pausas, ajuste de luz e som, posicionamento da câmera e todos os demais cuidados para que a mensagem possa ser repassada ao público da melhor maneira possível.

Algumas companhias de teatro também têm apostado nas pré-estreias fechadas ao público, onde organizam-se apresentações para poucos convidados e ao final de cada apresentação, as câmeras são abertas e os participantes podem conversar com os atores e a produção. Todos os ajustes e melhorias que podem ser feitos nesse momento, vão garantir que a peça tenha ótima qualidade para o formato online.

4. Tenha uma boa conexão de internet

Já imaginou, durante uma interpretação impecável de uma leitura de algum poeta famoso, onde o artista está expressando toda a sua sensibilidade, toda a sua entrega ao personagem e do nada ele simplesmente congela? Não seria uma experiência nada agradável, nem para o ator nem para o espectador, não é mesmo?

Por isso, ter uma boa conexão de internet é indispensável para garantir que sua peça online aconteça sem interrupções ou congelamentos indesejados. Quanto maior o público, maior será a necessidade de transmitir imagem e som sincronizados. Isso exigirá uma conexão estável e uma internet de qualidade. Por isso, faça testes e verificações para garantir uma boa transmissão durante todo o espetáculo!

5. Divulgue seu evento!

Como sua peça será online, não há nenhuma barreira geográfica que impeça o acesso do público. O que torna possível impactar pessoas de diversos lugares no território nacional e, quem sabe, até em território internacional.

Porém, para que você alcance esse público é essencial fazer a divulgação do seu evento. Afinal, como as pessoas ficaram sabendo da sua produção? Nesse momento as redes sociais podem ser grandes aliadas. Desta forma, você poderá divulgar seus eventos através do Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn ou WhatsApp. O céu é o limite!

#DicaSympla: Como divulgar seu evento nas redes sociais 

6. Orientando os participantes

Estamos falando de um novo formato para muitas pessoas, assim no momento da realização da peça, é importante que os participantes recebam algumas instruções para aprender a usar a ferramenta corretamente. Então, sugerimos que antes de iniciar a peça seja realizado um pequeno diálogo com as explicações.

Pedir para os participantes deixarem as câmeras sem vídeo e o microfone no mudo, pode ser muito útil. Além disso, pedir para ativar a opção “ocultar participantes com o vídeo desligado” deixará aparecendo na tela apenas o vídeo dos atores. Essa é uma opção disponível na plataforma Zoom, que está integrada ao Sympla Streaming. 

Muitas vezes pode parecer simples produzir uma peça online, mas assim como no teatro, os detalhes contam e podem fazer toda a diferença. Com essas dicas, você vai arrasar na produção de peças online :)