Festa, balada e agitação, muita gente está com saudades disso tudo. Sabemos que presencialmente não estamos podendo nos encontrar, mas quem disse que não podemos nos divertir virtualmente?

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, e com as novas regras de isolamento social, ficamos impedidos de realizar festas e de nos divertir em baladas da forma como fazíamos antes. Assim, muitos DJs, produtores, casas noturnas e até grupos de amigos, enxergaram nas festas virtuais uma maneira de manter contato e se divertir, mesmo à distância.

Vem com a gente que vamos te mostrar como algumas baladas virtuais estão sendo organizadas e como a Sympla pode te ajudar a organizar a sua festa! Listamos algumas dicas que podem te ajudar a produzir sua balada virtual:

1. Escolha da ferramenta de transmissão

Para realizar uma balada virtual, é necessário utilizar alguma ferramenta para reuniões e encontros. O Zoom é uma dessas ferramentas que tem possibilitado a realização das festas online. 

Ele já existia antes da pandemia e era usado, normalmente, apenas para realizar reuniões online, mas muitas pessoas descobriram que suas funcionalidades poderiam ajudar na realização das festas virtuais e estão explorando essa possibilidade.

Você pode fazer sua balada virtual no Zoom através do Sympla Streaming! Ao criar o seu evento online na Sympla e escolher o Sympla Streaming como forma de transmissão, você tem a sua disposição todos os recursos da ferramenta, de forma gratuita. :)

#DicaSympla: Como criar um evento com transmissão via Sympla Streaming (Beta)

2. Solta o som DJ!

Estamos falando de uma festa, e assim como nas produções presenciais uma festa virtual também precisa de música. No Zoom existe uma opção de compartilhamento avançado, onde é possível “compartilhar música ou áudio”. Escolhendo essa opção, o som do seu computador passa ser transmitido para os participantes do evento. Esse é o segredo para tocar a música da festa sem que fique travando.

Além disso, também é importante utilizar algum programa para fazer a discotecagem das músicas (Virtual DJ, Traktor, Rekordbox, Serato ou outro), e é importante que esse programa seja configurado para transmitir a música através do Zoom.

3. Luzes, câmera e animação

Prepare o ambiente para a festa! Você pode utilizar luzes coloridas, pisca-pisca, balões, painéis de neon, e vários outros tipos de decoração que você já ter em casa para criar um cenário divertido para a sua balada virtual.  

Investir em um cenário, contribui para que você e os participantes entrem no clima da festa. Por isso, incentive os participantes a prepararem o ambiente na casa deles também. Independente do tipo de festa que for fazer, avise os participantes com antecedência para que possam se programar para curtir em grande estilo.

E se você não tiver objetos para usar no cenário, não tem problema! Você pode usar o recurso de “fundo virtual” do Zoom, ele permitem que você mostre uma imagem ou vídeo como cenário durante a sua transmissão. Assim, você pode criar um ambiente descontraído para a sua festa.

#DicaSympla: Ferramentas para produtores de eventos online: equipamentos, modelos e benefícios

4. Incentive a interação entre os participantes

Festa boa é aquela onde rola bastante interação entre os participantes e nas festas virtuais isso também pode acontecer.

No ambiente virtual a interação acontece através do bate papo pelo chat do Zoom. Lá os participantes podem conversar entre si, e quem sabe até paquerar. Além disso, eles também podem tirar dúvidas sobre a ferramenta, por isso é importante ter alguém da organização acompanhando a conversa para ajudar quem precisar.

Outro ponto muito importante é deixar todos os participantes com o microfone no mudo. Assim, todos conseguem ouvir a música sem interferência de ruídos aleatórios.

Lembre-se de incentivar todos os participantes a ficarem com a câmera ligada para que possam ver e ser vistos.

#DicaSympla: Como moderar um evento online? 7 dicas para planejar a transmissão

5. Crie uma experiência incrível para participantes

Uma dica para quem está produzindo uma balada virtual é fazer uma parceria com algum bar ou restaurante com serviço de entregas e oferecer um código de desconto para os pedidos que forem realizados durante o seu evento. Assim, os participantes podem fazer pedidos de delivery para comer e beber na hora da festa. Esse tipo de parceria é boa para todos os envolvidos e pode fazer a diferença no seu evento!

Outra boa ideia é fazer sorteios durante a festa, os prêmios pode ser: ingressos para a sua próxima produção online ou para festas presenciais que acontecerão no futuro, um kit de bebidas ou lanches que serão enviados para o participante durante a festa. Enfim, use toda sua criatividade para chamar atenção dos participantes.

#DicaSympla: 5 coisas que aprendemos sobre festas e eventos online

6. Invista na divulgação da sua balada virtual

Faça uma boa divulgação do seu evento, isso é fundamental para que as pessoas fiquem sabendo da sua produção e comprem os ingressos. Aproveite que sua festa será no ambiente virtual e assim você não precisa ficar limitado à barreiras geográficas e pode ampliar a sua divulgação para impactar diversas pessoas que poderão participar do seu evento independente de onde estiverem.

Use e abuse das redes sociais para fazer a divulgação. Faça vídeos com algumas músicas que vão tocar e use toda sua criatividade para chamar atenção do público, ou peça para os participantes escolherem algumas músicas que queiram ouvir na festa. Assim você garante interação com as pessoas antes mesmo da festa começar.

#DicaSympla: Como divulgar seu evento nas redes sociais 

7. Tenha uma boa conexão de internet

Já pensou se no meio da festa a internet parar e som travar? Isso pode acabar com o seu evento. Então, para garantir que tudo aconteça sem interrupções e travamentos, é necessário ter uma boa conexão com a internet. Assim, você garante que as imagens e o som serão transmitidos sem interrupções e irá transformar sua festa em uma experiência única.

No site da Sympla você encontra diversas festas e baladas online para curtir e animar sua noite, e até mesmo seu dia. Dá uma olha lá para conferir! E agora que você já conhece as dicas de como produzir uma balada virtual, que tal colocá-las em prática? Crie o seu evento online na Sympla e aproveite todas as vantagens do Sympla Streaming.