O mercado nerd vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo, assim como o segmento de eventos geek. Para se ter uma ideia, segundo a Associação Brasileiras de Licenciamento (Abral), o país teve um faturamento de cerca de R$ 21 bilhões em royalties e copyrights com produtos relacionados a esse universo em 2020.

Assim, o produtor precisa estar atento e observar oportunidades nesse nicho de mercado. Neste texto, iremos ajudá-lo a se preparar para a organização deste tipo de evento. Para isso, ao longo do texto, serão abordados os seguintes pontos:

  • o que é cultura geek;
  • o que são eventos geek;
  • como produzir eventos geek.

Continue a leitura e descubra mais sobre esse universo que só tende a continuar crescendo!

O que é cultura geek?

Para entender o que é a cultura geek é preciso, primeiramente, compreender o significado dessa palavra. Em uma definição mais ampla, é possível dizer que geeks são pessoas que amam jogos de tabuleiro e de RPG (role-playing game ou jogo de interpretação de papéis em português), filmes, ficção científica, etc.

Assim, a cultura geek – uma tendência da atualidade – é definida por um estilo de vida de dedicação e interesse às novidades relacionadas ao mundo dos personagens fictícios, da tecnologia e do entretenimento.

É provável que mesmo sem “ser geek”, já tenha consumido conteúdos desse universo ao assistir sagas como Star Wars, X-Men e Os Vingadores, por exemplo.

O que são eventos geek?

Os eventos geek são uma celebração da cultura geek.

Normalmente, eles são responsáveis por reunir aficionados por diversos modelos de entretenimento, como fãs de séries, mangás (histórias em quadrinhos no estilo japonês), produções cinematográficas, games, entre outros.

Como produzir eventos geek?

Com o lançamento de novos filmes, séries e games geeks a cada ano, mais pessoas têm se tornado fãs e se interessado em eventos imersivos com essa temática. Frente ao crescimento desse mercado, muitos produtores estão se aventurando na produção de eventos geek.

A Sympla disponibiliza diversas facilidades para organização desses eventos e de outros diversos formatos, como a gestão completa da produção, acompanhamento das vendas de ingressos, etc.

No entanto, para produzir eventos desse tipo é preciso estar atento a algumas particularidades. Por isso, aqui estão alguns pontos que o produtor deve levar em consideração quando for produzir eventos geek!

Planeje-se com antecedência

Parece óbvio, mas não é. Programar o evento com antecedência é importantíssimo para garantir a presença de convidados especiais, como escritores, dubladores e atores de clássicos do cinema, séries e animes.

Além disso, é possível criar um planejamento estratégico para o evento, escolher os melhores fornecedores, o local adequado e outras práticas comuns à organização.

Invista em decoração

Ao montar um evento, a decoração normalmente é importante. Nos eventos geek o cenário é fundamental para fazer com que os participantes se sintam ainda mais perto de seus universos favoritos de filmes, séries e jogos.

Nesse sentido, vale investir em elementos tecnológicos, como óculos de realidade virtual e outros itens que colaborem ainda mais para essa imersão.

Ofereça atrações diversas

Que tal oferecer espaços temáticos, voltados para cada formato geek?

É possível criar, por exemplo, uma seção exclusiva para quadrinhos e realizar painéis com ilustradores, escritores, criadores responsáveis pelos personagens queridos e inesquecíveis. O produtor também pode designar um espaço voltado para a cultura asiática ou para o universo de Star Wars.

Exposições de peças raras como trajes e itens que estiveram em produções cinematográficas, por exemplo, é outra boa sugestão de atração.

Além disso, é comum que exista nestes eventos o lançamento de livros e games, anúncio de novas temporadas de séries, revelação de teasers de novos filmes, etc. Assim, é papel do produtor buscar oportunidades de divulgação únicas para complementar as atrações da produção.

Crie competições de cosplay

Que tal movimentar o evento geek com uma competição? Os geeks adoram fazer cosplay (se caracterizar) de seus personagens favoritos. Além disso, os cosplays são um sucesso neste tipo de evento, já que ajudam a criar o clima imersivo.

Por isso, o produtor pode estabelecer uma disputa entre os cosplayers e oferecer uma premiação em dinheiro para as três melhores fantasias.

Propicie aquisição de colecionáveis

Em eventos geek é fundamental contar com stands de venda, pois os fãs estão sempre dispostos a adquirir novos itens para suas coleções. Além disso, esses espaços podem ajudar a aumentar a receita do evento como um todo.

Para isso, o produtor pode buscar lojas dedicadas à venda de bonecos colecionáveis, chaveiros, canecas, entre outros.

Planeje eventos geek com a Sympla!

Agora que já conhece elementos que não podem faltar para projetos deste nicho, basta ficar de olho nas métricas para eventos, pois elas irão atestar o sucesso dessa produção! Algumas delas são:

  • check-in do evento;
  • vendas geradas;
  • parcerias alcançadas.

Além disso, a Sympla é uma aliada importante para extrair o máximo do evento e ajudar na sua organização, independentemente do formato! Com algumas boas práticas para usar a plataforma, é possível potencializar seu uso e realizar um encontro de sucesso!