Há quem acredite que as características e comportamentos de todas as redes sociais são os mesmos, há quem ache que não são. Entre ganhar ou perder oportunidades que elevam a visibilidade do seu evento, o melhor mesmo é saber como otimizar o conteúdo para cada uma delas.

“Como bombar na rede social mais acessada atualmente?” é uma pergunta importante de ser feita. Afinal, fazer uma estratégia para um post no Instagram aumenta as chances de envolver o público-alvo para ele comprar o ingresso do seu evento. Confira as nossas dicas!

Interatividade em posts do Instagram

Interatividade é uma  palavra que caracteriza bem o Instagram. A rede social que foi criada para a divulgação de fotos e conteúdo visual pode gerar um buzz sobre seu evento. Atrás apenas do Facebook no que diz respeito ao número de usuários, o Instagram tem conquistado cada vez mais adeptos justamente por sua capacidade de convidar as pessoas a interagirem. Por isso, aproveite as  curtidas, comentários e compartilhamentos para publicar vídeos, fotos e gerar elogios e interações sobre os conteúdos interessantes do seu evento.

Estratégias que geram mais engajamento

O Instagram não surgiu para ser uma simples galeria de fotos. Ele foi criado para ser um álbum de fotos interativo, para que os seguidores curtam, comentem e se envolvam com os conteúdos publicados. Em relação às marcas e perfis comercias, o objetivo se repete: gerar engajamento com os fãs. A seguir, elencamos alguns pontos principais para você ficar atento e caprichar nos tipos de conteúdo que podem trazer mais sucesso para seu evento.

Tenha um planejamento estratégico de marketing digital

No Instagram, os usuários querem ver conteúdos bonitos, interessantes e cliques que mostrem um momento único.  E o conteúdo desta rede social vai muito além de fotos. Imagens, vídeos e ilustrações bem produzidas e em alta resolução conquistam muitas pessoas, mas vale a pena experimentar de tudo – que tal postar fotos dos bastidores? Ou, ainda, vídeos mostrando o sucesso que está sendo o evento ou até fotos pós-evento, em que as pessoas elogiaram a produção que você e sua equipe fizeram?

Por isso, é importante planejar o conteúdo a ser publicado. Para conseguir efetividade no alcance do público, seja antes, durante ou após a realização do seu evento, é necessário analisar e definir o tipo de mensagem que será postada. Já postamos um texto sobre como realizar uma boa gestão de redes sociais para eventos – aproveite para ler e aprender ainda mais sobre o assunto :)

Anúncios patrocinados

Como tudo nessa vida possui um preço, o alcance de publicações nas redes sociais – inclusive no Instagram – aumenta exponencialmente à medida em que o conteúdo é patrocinado. O alcance orgânico (sem impulsionamento) para atingir as pessoas desejadas foi bastante reduzido nos últimos tempos., Por isso,  não deixe de separar uma verba para impulsionar conteúdos estratégicos, garantindo visibilidade e valorizando a divulgação planejada pela sua equipe.

Verifique qual orçamento sua empresa possui para impulsionar os posts no Instagram do evento. O Instagram Ads permite segmentar o público almejado, o que ajuda a captação de leads. Isso significa a garantia de engajamento e, claro, mais chance da venda de ingressos!

Geolocalização

Ao utilizarem a geolocalização, as publicações no feed e os stories do Instagram obtém uma melhora no alcance orgânico das postagens – afinal, a localização atrelada ao Google e o uso de hashtags – acabam adicionando o conteúdo do seu evento a uma lista de publicações específicas daquele local, aumentando assim a visibilidade da sua postagem.

Imagine que um grupo de pessoas procure por shows ao vivo para curtirem na sexta-feira à noite e acabam se interessando no show que você está produzindo, e aparecem lá por terem ficado instigados pelo seus stories? A geolocalização tem o poder de trazer seu cliente em instantes :)

Horários das publicações

A hora certa para fazer um post do Instagram não existe. Falamos isso porque é praticamente o dilema de cada caso é um caso. O horário das postagens depende bastante do público que se deseja atingir, do objetivo do seu evento e dos hábitos dos seus seguidores. É essencial sempre pensar se naquele momento de aparição do post o seu cliente estará online para ser impactado.

Alguns produtores de eventos gostam de utilizar ferramentas específicas para fazer uma estimativa dos melhores horários para os posts. São sites e aplicativos com recursos que facilitam a análise sobre a performance do perfil do seu público e de cada publicação feita.

Postar fotos e vídeos  

Não limite seu Instagram a somente fotos. Adote também o uso de vídeos e  publique os famosos stories – já percebeu as ferramentas interessantes que o Instagram disponibiliza nos stories para diversificar o conteúdo, como o boomerang, GIFs, filtros ou super zoom, por exemplo?

Mostre para o público que você é criativo e que acompanha as tendências das redes sociais! E, se couber no seu orçamento, avalie a possibilidade (e relevância) de fazer fotos e vídeos profissionais. Com certeza, o conteúdo irá chamar ainda mais a atenção dos seus seguidores.

Fazer stories

As pequenas histórias, chamadas oficialmente de stories, ajudam a movimentar bastante a página do seu evento! Eles aparecem no topo do feed dos seguidores do seu Instagram, e assim já chamam a atenção. Mas é preciso ter noção de que eles duram até 24 horas após serem publicados, portanto não são ideais  para postar informações que precisam ser vistas pelo público por mais tempo.

#DicaSympla: Temos um conteúdo completo sobre o Instagram Stories, com dicas de como utilizá-lo de forma criativa e no momento certo. Confira aqui!

Usar hashtags

O jogo da velha (#), conhecido como hashtag, pode e deve ser utilizado. Adicionar hashtags em posts é ideal para o Instagram, pois elas ajudam a dar mais alcance às publicações, além de ajudar a monitorar os comentários e fotos postadas.. Mas é preciso ter moderação e não exagerar na aplicação de hashtags – por exemplo,  não escrevendo hashtags extensas demais ou várias hashtags sem conexão objetiva com a postagem. Também é indicado criar  pelo menos uma hashtag oficial e exclusiva – com o nome do seu evento, por exemplo – e usá-la para otimizar e identificar os posts do seu Instagram.

Crie um bom relacionamento com os seguidores

Todo mundo gosta de ser ouvido, de se sentir integrante ou parte de algo. A participação do seu público nos posts do Instagram do seu evento segue esta lógica. Pergunte, peça opiniões, instigue seus seguidores, abra enquetes nos stories para eles responderem. Dá até para saber se o evento está alcançando as expectativas de acordo com algumas perguntas que você fizer – sempre com pertinência e ponderação, sem comprometer seu evento. Interaja quando a audiência pedir e publique teasers para aguçar a curiosidade. É um relacionamento com os seguidores que você vai alimentar e deve continuar mantendo mesmo depois que o evento acontecer.

Influenciadores digitais

Os formadores de opinião da atualidade – os influenciadores digitais – não podem ficar de fora dos posts do seu Instagram!

Ao escolher, dê preferência para figuras que combinam com o perfil do seu evento e, principalmente, que falem com o mesmo público que o seu. Pesquisar se também se o influencer escolhido não se encontra envolvido em qualquer tipo de polêmica ou escândalo, para não trazer problemas ou comprometer a imagem do seu evento.

Analise os KPIs gerados

Após analisar, planejar, postar e monitorar as interações, respondendo perguntas e comentários, é hora de verificar se a divulgação do seu evento via posts no Instagram está gerando efeito positivo. Os indicadores de sucesso (também chamados de KPIs) servem de norte para avaliar se tudo está sendo feito da maneira correta e com bons resultados.

Conseguiu perceber a dimensão que os posts do Instagram são capazes de oferecer na hora de divulgar um evento? Torcemos para que este conteúdo tenha sido de grande valia para você e sua equipe e que suas estratégias gerem muitas interações positivas :)