Sabe aquele problema ou necessidade da sua empresa que a sua equipe não possui o tempo ou recursos necessários para resolver? Que tal organizar um hackathon para transformar isso?

Além de ser uma ótima oportunidade para impulsionar os serviços que o seu negócio oferece, também não é preciso ser um super produtor de eventos para realizar um hackathon. Confira as nossas dicas e veja como você pode organizar este tipo de evento na sua empresa!

O que é um hackathon

O hackathon é uma maratona de imersão na qual programadores, desenvolvedores e profissionais dos mais diversos setores da tecnologia se reúnem para criar projetos e soluções digitais a partir de um determinado problema.

Os hackathons são uma oportunidade e tanto para quem trabalha com tecnologia ou programação e está em busca de uma chance para se destacar no mercado! No entanto, o benefício é ainda maior para quem organiza o hackathon, já que é possível obter soluções para problemas complexos em um prazo curto de tempo. O desenvolvimento inicial de um aplicativo, por exemplo, que normalmente levaria alguns meses, pode ser executado em apenas algumas horas e por um custo infinitamente menor.

Como organizar um hackathon

Definição dos problemas

O primeiro passo para organizar um hackathon é definir os problemas a serem abordados – ou seja, pensar para quais desafios os participantes deverão propor soluções tecnológicas. Quando o hackathon é organizado por uma empresa, normalmente o escopo do evento envolve desafios que a empresa está enfrentando para que os desenvolvedores resolvam ou tragam melhorias.

Quando ele é realizado por pessoas físicas ou consultorias, por exemplo, a lógica continua sendo a mesma, mas os problemas em foco costumam ser os dos patrocinadores do evento.

Os desafios podem envolver problemas de gestão, financeiros, logística, produtividade e serem resolvidos através do desenvolvimento de softwares, aplicativos, sistemas e até novos modelos de negócio. As possibilidades são infinitas – tudo depende das necessidades da empresa e do seu nicho de atuação no mercado!

Local do evento

Ao escolher e preparar o local para o hackathon, é importante pensar em um espaço com decoração legal e que seja um ambiente estimulante para os participantes. Como o evento pode ser bastante longo – podendo durar dois ou mais dias – organizá-lo em uma sala ou escritório simples pode acabar deixando os participantes desmotivados e até cansados.Também é necessário compreender a quantidade de pessoas envolvidas para escolher um local que acomode todos com conforto e tranquilidade.

Aqui, a dica é escolher um espaço amplo e com atmosfera criativa, como coworkings e centros culturais!

#DicaSympla: Como escolher corretamente o local para seu evento

Estrutura para o hackathon

Toda a estrutura do evento deve ter como prioridade a interação entre os participantes e a produtividade, para garantir que as melhores soluções possam ser geradas até o fim do hackathon. Além disso, também é necessário cuidar de questões comuns a qualquer evento!

Para organizar a estrutura do hackathon, é preciso providenciar itens como:

  • Definição da agenda do evento (início do evento, apresentação dos problemas, tempo de execução dos projetos, intervalos, coffee break, etc.);
  • Credenciamento e check in dos participantes;
  • Distribuição de kits promocionais (camiseta do evento, mousepad, caneca personalizada, etc.);
  • Iluminação adequada;
  • Muitos pontos de energia;
  • Internet estável de alta velocidade (a cabo e Wi-Fi);
  • Mesas grandes e cadeira confortáveis;
  • Computadores e notebooks (caso os participantes não precisem levar equipamento próprio);
  • Alimentação e bebidas (energético, água, café e snacks, principalmente!);
  • Espaço para descontração durante intervalos.

Também é interessante oferecer cadernos, lápis, e canetas aos participantes para eventuais rascunhos e anotações.

#DicaSympla: baixe o nosso Check-list para Produção de Eventos e planeje todos os detalhes do hackathon!

Premiação

Participar de um hackathon é extremamente gratificante, mas também pode ser cansativo. Por isso, nada melhor do que conquistar os participantes com prêmios bastante atrativos para recompensá-los pelo trabalho árduo!

Além de brindes e sorteios, é interessante oferecer prêmios em dinheiro ou em equipamentos eletrônicos para os profissionais que desenvolverem o melhor projeto – ou seja, da solução escolhida pela empresa para ser colocada em prática na sua rotina.

Além disso, você também pode pensar em fornecer certificados aos participantes que fizerem parte do hackathon. Confira nesse post a importância e as vantagens dos certificados em eventos corporativos, como cursos, workshops, treinamentos e hackathons \o/

Divulgação

Por ser um evento de tecnologia, é importante que a divulgação do hackathon seja feita principalmente pela internet! O público-alvo do evento será majoritariamente jovem, por isso, é fundamental divulgá-lo nas plataformas e redes mais utilizadas. Aqui vão algumas dicas de ações que você pode realizar para divulgar o hackathon:

  • Crie peças de divulgação e publique-as nas principais redes sociais, comunicando as principais informações do evento
  • Realize sorteios de inscrições e promoções que estimulem a interação com o hackathon
  • Divulgue o evento em fóruns de programação ou relacionados ao uso de softwares e aplicativos
  • Distribua flyers e panfletos em locais estratégicos como faculdades, universidades, startups e lojas de artigos de tecnologia
  • Criação de anúncios que promovam o evento em redes sociais como Facebook e Linkedin

#DicaSympla: Saiba tudo sobre como divulgar um evento!

Inscrições para o hackathon

Assim como a divulgação, as inscrições para o seu hackathon também devem ser feitas pela internet. Para isso, utilize uma boa plataforma de gestão de eventos! Assim, você pode controlar ativamente a venda de ingressos, gerenciar os dados dos participantes e integrar o seu evento aos outros canais de comunicação da sua empresa ou negócio.

Para facilitar a venda das inscrições para o hackathon, você pode investir em estratégias como:

  • Integração da página do seu evento às suas redes sociais ou website;
  • Criação de ingressos promocionais ou separação por lotes;
  • Descontos para compras em grupo;
  • Oferecer opções diversificadas de pagamento (crédito, débito, boleto…);
  • Ações de e-mail marketing e inbound marketing.

Tudo pronto para organizar o hackathon? Comece criando o evento na Sympla! \o/