Para organizar um evento religioso, é preciso se atentar aos detalhes, não importa qual seja a religião ou doutrina para qual ele será realizado. Você deve ser capaz de atender ao cliente da forma que ele precisa, auxiliando-o com dicas para melhorar o evento sem interferir nas crenças e ideias que a produção tem por objetivo.

O planejamento eficiente, bem como o conhecimento sobre com o que se está lidando, são itens fundamentais antes de qualquer passo.

Passando a mensagem

Está aí o ponto mais importante deste tipo de evento: é fundamental passar a mensagem que a religião prega. E a doutrina em questão deve estar contida em tudo. Lembre-se de conhecer bem a crença religiosa dos participantes pois você deve se orientar através dela para escolher vários itens. Desde a disposição das pessoas, os alimentos oferecidos, os locais para estadia, as músicas, o tratamento das equipes de apoio e até o atendimento médico podem conter especificidades, dependendo da religião.

É de extrema importância ligar cada detalhe à crença. Somente assim sua produção terá valor!

Proporção do evento

Após a mensagem da religião, a próxima consideração a ser feita é a proporção que o evento terá. O evento trará pessoas de outras cidades ou estados? O público terá idade variada ou específica? Será pequeno ou grande? Respondidas essas perguntas, você terá um melhor direcionamento para escolher o local e, se necessário, procurar por lugares para pernoite (hotéis, hostels, campings, casas, dentre outros).

Estrutura do local

Detalhes como acessibilidade, localização e estrutura (quantidade de banheiros e locais para estadia, por exemplo) devem ser levados em consideração.

É importante contar com seguranças, equipes de limpeza e equipes médicas para garantir a movimentação dos participantes e evitar qualquer transtorno.

#DicaSympla: veja aqui as melhores dicas para escolher o local do seu evento :)

Equipamento de som

Um dos pontos fortes do evento religioso são os momentos de oração, ensinamentos e o show. Para que a mensagem chegue a cada participante com clareza, providencie um equipamento de som eficaz. Isso inclui caixas, amplificadores, microfones e o transporte seguro destes materiais. Mas para que tudo funcione bem, a acústica do local deve ser a melhor possível.

Custos do evento

Antes de torná-lo uma realidade, os valores devem ser contabilizados. Por esse motivo, faça uma planilha com o orçamento e verifique o capital disponível que será destinado ao evento. É possível procurar patrocínios de estabelecimentos comerciais para conseguir eliminar alguns custos e não estourar o orçamento.

Divulgação eficiente

Não é preciso gastar muito com a divulgação, já que o boca-a-boca na própria instituição religiosa se mostra bastante eficiente. Não deixe de imprimir folhetos com os detalhes do evento, como dia, local, horário e detalhes das atrações. Esses folhetos podem ser anexados em murais na instituição religiosa, assim como em estabelecimentos comerciais. Divulgar na internet também é uma opção, criando eventos nas redes sociais e convidando pessoas para participar.

Definindo atrações

Para chamar a atenção, recomenda-se criar um evento com atrações que interessem o público-alvo. Logo, palestrantes, ícones religiosos e até mesmo artistas devem ser escolhidos a dedo, tudo sob orientação do contratante.

Muitas vezes, o artista ou palestrante é a parte mais importante do evento, por isso pesquise pela atração mais adequada, depois vá atrás dos contatos necessários para chegar até ela. Não se esqueça de providenciar um camarim com as exigências do artista pois eventos religiosos costumam ter longa duração e ele precisa chegar com força máxima ao palco!

Decoração do local

Quando se trata de um lugar maior, a decoração muito elaborada não se faz necessária. Mas quando for o caso de eventos pequenos, pode ser bom optar por uma decoração simples, com cores suaves e mensagens inspiradoras espalhadas pelo local.

Pós-evento

No final do evento, é interessante distribuir aos convidados e participantes brindes com a temática específica da festa. Eles podem ou não conter a marca dos patrocinadores, caso existam, e são uma maneira carinhosa de agradecer a presença de todos.

Acompanhe o feedback das pessoas e reflita se o evento saiu como planejado. O que as pessoas tem falado sobre a festa? O objetivo do evento foi cumprido? O que pode ser melhorado para os próximos?

Um evento de sucesso começa pelo planejamento orientado pelo cliente. A pesquisa e o direcionamento de atrações também implica na repercussão positiva do evento. Também é importante a análise depois que ele aconteceu visando possíveis melhorias. Comece a planejar desde já e boa sorte!


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