Está com dúvidas de como organizar um evento online e precisa de inspiração? 

Este modelo de produção, que se fortaleceu por conta da pandemia de COVID-19, continuará a ganhar força em 2021. Afinal, a COVID-19 ainda está entre nós e as aglomerações representam um grande risco.

Por isso, criamos essa lista com quatro produções para você se inspirar e entender como organizar um evento online. Fica como dica para que você participe e consuma conteúdos de altíssima qualidade, ou se inspire com a produção do seu próprio evento online. Pegue sua agenda para anotar todas as datas e vem com a gente!

Inspirações de como organizar um evento online

A expectativa em torno da vacinação contra o coronavírus é altíssima no mundo todo. Mas, a alta demanda por insumos relacionados com esse processo nos coloca diante de um ano de incertezas.

Por exemplo: como ficarão os tradicionais festivais? Será que até lá teremos uma quantidade suficiente de pessoas imunizadas para seguir com a produção? Essas perguntas, ainda sem resposta, impactaram na agenda de alguns eventos. 

O Coachella, por exemplo, segue com sua edição presencial confirmada para abril. Mas, o prefeito de Palm Spring, Christy Holstege, disse em entrevista recente que não tem plano de sediar grandes eventos até o outono desse ano. Ou seja, é bem difícil a realização do Coachella na data anunciada.

O Tomorrowland segue produzindo sua edição de 2021, que está prevista para acontecer em julho, na Bélgica. Mas, no site oficial há um aviso alertando que a saúde e bem-estar de todos os envolvidos é prioridade. Por isso, a produção pode voltar atrás no formato ou, mesmo, na sua realização. 

Muita coisa ainda vai mudar e, com certeza, acompanharemos mais novidades em breve. Por enquanto, ficam aqui as nossas dicas de eventos online que já confirmaram sua edição para 2021.

SXSW 2021

evento-sxsw-como-organizar-evento-online Imagem do site SXSW

 

O South by Southwest, maior festival de inovação do mundo, foi um dos primeiros grandes eventos a cancelar sua edição no ano passado. A conferência, que aconteceria em março, não teve tempo de se preparar para oferecer uma experiência online (como aconteceu com outros eventos como o Web Summit e Collision). 

Já em 2021, a edição online está mais que confirmada. Ainda sim, a organização trabalha com o governo de Austin para avaliar a possibilidade de oferecer experiências presenciais (“em algum momento do ano”). 

O maior desafio do SXSW online, como nos relatou Tracy Mann, International Business Development Brazil do evento, é levar para o ambiente digital toda a experiência tradicionalmente oferecida presencialmente. Quem já esteve em alguma edição em Austin, sabe que esse é um dos grandes diferenciais dessa conferência.

Por aqui, torcemos para que as limitações da tela de um computador não impactem no que o SXSW pode oferecer. Além disso, claro, celebramos a possibilidade de um alcance maior, já que será acessível de qualquer lugar do mundo.

Data: 16 a 20 de março
Mais informações: site oficial SXSW

OCLB Masterclass – o futuro das experiências

oclb-masterclass Imagem do site Projeto Pulso – OCLB

 

OCLB Masterclass, curso voltado para criadores de experiências e profissionais da indústria do entretenimento, terá uma edição online em março desse ano em parceria com o Sympla Play.

Se por um lado sentiremos falta dos abraços de nossos cursos presenciais, por outro celebramos a oportunidade de conversar com as pessoas da nossa comunidade, independente de onde estejam no mundo.

OCLB Masterclass – o futuro das experiências, será um curso online de 4 dias temáticos com especialistas do mercado discutindo as transformações e apontando principais tendências para quem organiza eventos e cria experiências. Entre os primeiros nomes confirmados encontram-se representantes de grandes marcas como Natura, Coca-Cola e Heineken, além da própria Tracy Mann, do SXSW.

Data: 09 a 12 de março.
Mais informações: site do OCLB.

Content Marketing Conference 

content-marketing-conference-inspiração-como-organizar-evento-online Imagem do site alphagamma

 

A Content Marketing Conference foi realizada em 2020 em formato online, com a participação de 15 mil pessoas. Para 2021, o evento, na sua sétima edição, promete repetir a dose.

Considerado o maior encontro de profissionais de marketing do mundo, a conferência já divulgou os palestrantes da próxima edição. Por aqui, destacamos alguns deles:

  • Melissa Sciorra, Sr Manager SEO da SmarterTravel, uma empresa TripAdvisor;
  • Lindsay Marder, co-fundadora da Digital Strategy Boot Camps;
  • Nancy Harhut, CCO da HBT Marketing;
  • Mike Roberts, presidente e fundador da SpyFu;
  • AJ Wilcox, especialista em mídias do Linkedin na B2Linked.

O evento promete um número expressivo de palestrantes de diversas vertentes do marketing. Vale a pena conferir a lista completa e ficar de olho nas próximas confirmações.

Data: 27 a 29 de abril.
Mais informações: site oficial do Content Marketing Conference

Social Media Week 

social-media-week-sympla Imagem do site Eventos 2020

O Social Media Week já se tornou mais do que um evento. Hoje, ele é uma plataforma para troca de informações e conhecimento entre profissionais de mídias sociais. Sua missão é dar a esses profissionais ideias, insights e oportunidades para promover o progresso digital de suas empresas.

A conferência acontece em mais de 25 cidades ao redor do mundo. Em 2021, a edição de Nova York, uma das maiores, acontecerá como evento online. Ou seja, uma oportunidade única de ouvir e aprender com palestrantes de ponta, sem se preocupar com os custos de uma viagem para os Estados Unidos. 

O evento ainda não divulgou detalhes sobre como será essa edição, que acontece em maio. Mas, no site oficial é possível registrar interesse em participar e receber novidades sobre agenda, palestrantes e ofertas para a compra de ingressos.  

Data: 04 a 07 de maio.
Mais informações: site oficial Social Media Week

#DicaSympla: Como organizar um evento online?

Preparamos um Guia Completo para você que deseja criar ou transformar o seu evento presencial em online. Você poderá conferir diversos tópicos como:

  • Como escolher o tipo de evento online; 
  • Aprender a definir o tema do evento;
  • Entender como montar a estrutura de um evento online;
  • Ver algumas estratégias de divulgação;
  • Muito mais! 

Preparado para viver essas experiências do conforto do seu lar? 

Se sentiu falta de algum evento importante nessa lista, compartilhe com a gente pelo Instagram da Sympla.

Não se esqueça: se for produzir um curso ou evento online neste ano, pode contar com as soluções oferecidas pelas Sympla em seu planejamento.