As palestras são uma excelente forma de educar o público a respeito de um assunto, fortalecer os valores culturais de uma empresa ou até de apresentar novos produtos e serviços.

Você sabe como montar uma palestra? Confira as dicas que preparamos e veja como organizar esse tipo de evento na sua empresa ou até mesmo de forma autônoma!

Como montar uma palestra de sucesso?

Montar uma palestra conta com algumas semelhanças com a organização de outros modelos de eventos educacionais, como os cursos, workshops e treinamentos. Além da agenda ou plano de ensino – ou seja, a definição do que será apresentado ao público – é preciso cuidar de itens mais burocráticos e estruturais para que o evento possa acontecer.

Passo a passo: 8 dicas práticas para montar sua palestra

1. Escolha os palestrantes

A escolha dos palestrantes para a palestra é fundamental. Isso porque, muitas vezes, o público acaba decidindo entre participar ou não com base nos participantes convidados. Por isso, busque alguém que tenha conhecimentos profundos a respeito do tema abordado, com reconhecimento profissional e experiência no setor de atuação.

Para fazer a escolha certa, é importante analisar diversos fatores e lembrar que nem sempre o palestrante mais famoso será o mais adequado para o evento. Palestras sobre temas gerais, corporativos ou específicos exigem palestrantes com perfis diferentes!

Além disso, os palestrantes também precisam ter boa capacidade de falar em público, de forma direta e fácil de compreender. Afinal, de que adianta convidar um super especialista para palestrar sobre um tema, se ele não está acostumado a ministrar palestras ou falar em público?

Além disso, geralmente as palestras também contam com um momento destinado às perguntas dos participantes, no qual o público pode tirar as suas dúvidas. Por isso, é importante que o palestrante esteja preparado e saiba interagir com o público de forma clara e profissional.

#DicaSympla: Como escolher o palestrante do seu evento? Aprenda aqui!

O palestrante sou eu. E agora?

Se você estiver ministrando (e organizando!) uma palestra, os itens que você precisa providenciar também estão neste post :) No entanto, além do evento, também será preciso organizar a sua apresentação para o público.

Para garantir uma palestra completa e sem erros, treine suas falas, revise o conteúdo da apresentação, estude bem o assunto abordado e pense em respostas para possíveis perguntas que os participantes possam fazer. O uso de imagens e gráficos também é uma ótima ideia, já que eles deixam a palestra mais dinâmica e facilitam o entendimento pelo público, deixando a palestra mais dinâmica.

2. Defina os objetivos

Antes de pensar em estruturar a sua palestra, é necessário definir os objetivos do evento – ou seja, por que você estará organizando a palestra. A definição desses objetivos é essencial para que a sua palestra não seja realizada à toa e acabe resultando em desperdício de tempo e dinheiro. Alguns dos principais objetivos da realização de uma palestra incluem:

  • Aproximação com clientes e possíveis clientes;
  • Educação do público-alvo (externo ou interno, no caso de eventos empresariais);
  • Apresentação de novos produtos ou serviços;
  • Introdução de um ponto de vista ou novidades sobre determinado assunto.

Lembre-se de que esses objetivos ajudarão a guiar o conteúdo a ser oferecido durante a palestra! Aproveite para conferir o conteúdo que preparamos sobre como definir o objetivo de um evento clicando aqui :)

3. Conheça seu público-alvo

Assim como em qualquer outro evento, é preciso saber para quem a palestra será destinada – ou seja, é imprescindível conhecer o seu público-alvo. Para chegar até ele, busque responder à perguntas como:

  • Qual é a faixa etária do meu público?
  • Quais são os principais hábitos e assuntos de interesse dele?
  • O público da palestra já deve ter algum conhecimento prévio sobre o assunto que iremos tratar?
  • A palestra é voltada ao público geral ou para um público específico, mais nichado?

É a partir da definição do público que você poderá dar início a outras questões relativas à palestra, como a definição do tema, a agenda do evento (em caso de várias palestras ou atividades) e até a divulgação.

#DicaSympla: O que é persona e qual a importância de criar uma para seu evento

4. Invista na estrutura do evento

Agora é hora de pensar nas questões práticas da palestra!

É preciso providenciar todos os elementos necessários para que o evento aconteça, desde a recepção dos participantes até o encerramento dos debates.

Verifique todos os itens importantes para garantir o trabalho dos palestras, e não deixe de perguntar aos palestrantes se eles precisarão de algum equipamento ou estrutura especial. Você deverá cuidar de itens como:

checklist-como-montar-palestra

  • Espaço para realização da palestra (sala, auditório, centro de conferências…);
  • Equipamentos multimídia para a apresentação (notebook com acesso à internet, projetor, caneta laser pointer, microfone, caixas de som…);
  • Cadeiras para os participantes;
  • Cadeiras e mesa de apoio para os palestrantes;
  • Kit com papel e caneta para anotações.

Para que tudo aconteça da melhor maneira, a dica é acompanhar o progresso do seu evento com o auxílio de um checklist. Assim, você evita que algo passe despercebido e a realização da palestra seja afetada. Baixe gratuitamente o nosso modelo de checklist para eventos!

5. Prepare um bom coffee-break

Principalmente no caso de palestras corporativas ou profissionais, oferecer um coffee-break é uma ótima maneira de incentivar a interação entre os participantes, promovendo o networking e a troca de conhecimentos.

Como as palestras geralmente possuem curta duração, não é necessário separar um tempo longo para o coffee-break. Neste momento, os participantes poderão se conhecer melhor e se aproximarem dos palestrantes. Além de ser um intervalo para a descontração, a pausa para o cafezinho pode proporcionar o surgimento de novas parcerias e7 ideias profissionais!

Para te ajudar nessa parte, fizemos um post completo sobre como organizar um coffee-break. Confira!

6. Emita certificados para os participantes

É possível montar uma palestra voltada para os colaboradores internos de uma empresa, para o público externo interessado em um assunto ou para um público geral. Em todos os casos, é importante fornecer um certificado de participação a todos os presentes!

Para os participantes, o certificado é a prova de que eles se envolveram e adquiriram conhecimentos sobre um determinado assunto. Para o palestrante, o documento reconhece suas competências e contribui para estabelecer sua imagem como referência no mercado.

#DicaSympla: Para que você não se preocupe com a emissão individual do certificado de cada participante, a Sympla conta com uma ferramenta bastante prática de emissão de certificados! Basta configurar o modelo desejado, inserir as informações que o documento deve apresentar e enviar por e-mail aos participantes.

7. Divulgue a palestra

Tudo pronto para realizar a palestra? Então, é hora de pensar na divulgação! É por meio dela que o seu público-alvo irá descobrir o seu evento, se interessar por ele e realizar a inscrição.

Como as palestras geralmente possuem caráter educativo, é interessante divulgar o que você está organizando em locais estratégicos, tais como universidades, centros empresariais, e locais relacionados à temática do evento. Não se esqueça de comunicar informações importantes, como:

  • Local da palestra;
  • Horário;
  • Temas abordados;
  • Valor das inscrições;
  • Palestrantes confirmados;
  • Se haverá emissão de certificados.

Além disso, divulgue a sua palestra nas principais redes sociais utilizadas pelo público – principalmente no LinkedIn! Você também pode criar um evento de divulgação no Facebook e fazer anúncios sobre o seu evento para um público segmentado.

#DicaSympla: Saiba como divulgar um evento com 8 dicas essenciais!

8. Disponibilize inscrições para a palestra

Para disponibilizar as inscrições para a sua palestra a dica é utilizar uma plataforma de vendas pela internet. Assim, você pode acompanhar tudo em tempo real e ampliar as formas de divulgação do evento.

Além disso, você também pode criar formulários de inscrição personalizados, solicitando informações que irão te ajudar a compreender o comportamento do seu público e a pensar em estratégias mais assertivas a longo prazo para o seu próprio negócio.

Conte com a Sympla na sua palestra

Se você quer praticidade, agilidade e segurança durante todo o planejamento e execução da sua palestra, você precisa conhecer tudo que a Sympla tem para você!

A Sympla oferece soluções para a gestão completa da sua palestra, na qual você pode organizar e configurar seu evento da maneira que quiser, incluindo as ferramentas que mais fazem sentido para ele, desde a divulgação até o pós-evento.

Você pode cadastrar ingressos pagos ou gratuitos, realizar viradas de lotes automáticas, enviar e-mails para os participantes, emitir certificados personalizados e enviá-los em lotes e muito mais. Tudo isso em um só lugar.

E aí, que tal colocar em prática seus aprendizados enquanto experimenta dezenas de ferramentas incríveis? Crie já seu evento com a Sympla!