Que tal utilizar os seus conhecimentos e habilidades para montar um workshop? Independentemente da sua área de atuação, sempre haverá pessoas buscando novos conhecimentos, seja para aumentar a qualificação profissional ou para começar uma nova trajetória em outro espaço do mercado.

Confira as nossas dicas e aprenda a organizar um workshop de sucesso!

O que é um workshop

O workshop é um tipo de evento corporativo voltado ao ensino prático de alguma habilidade ou conhecimento. Como o workshop envolve a execução de exercícios e atividades na prática, os alunos podem adquirir conhecimentos de um jeito mais funcional e efetivo!

Muitas vezes, os workshops exigem que os participantes já tenham alguma base teórica a respeito do tema ensinado, para que possam participar adequadamente das atividades. No entanto, é possível realizar um workshop sobre qualquer assunto e para pessoas com pouco ou nenhuma familiaridade com o tema – aqui, o importante é usar a sua experiência profissional para preparar o evento :)

Como funciona o workshop

Os workshops também podem contar com um momento de ensino teórico, no qual o professor ou especialista aborda o tema de maneira mais superficial, com o objetivo de dar contexto às atividades que serão realizadas. Por esse motivo, os workshops acabam tendo uma duração menor, podendo ser realizados em um único dia.

Em alguns workshops, os alunos precisam levar seu próprio material de trabalho (como computador) para participar das atividades. Em outros, todos os materiais necessários são disponibilizados pelo próprio realizador do evento. Isso depende muito do assunto abordado e da finalidade do workshop: se o tema for fotografia, por exemplo, é provável que cada participante precise levar seu equipamento fotográfico para realizar os exercícios.

Vários tipos de atividades podem ser realizados, desde exercícios individuais até trabalhos em grupo. O importante é estimular o aprendizado e a criatividade! Todos os trabalhos são conduzidos pelo especialista do workshop, que deve explicar como cada atividade deve ser feita e acompanhar os participantes para que eles tirem suas dúvidas e executem as tarefas da maneira correta.

#DicaSympla: Qual a diferença entre curso e workshop

Como montar um workshop

Montar um workshop exige muito planejamento e organização – afinal de contas, este tipo de evento conta com algumas particularidades e pode necessitar de itens especiais para ser realizado. Tudo irá depender do tema do workshop e das atividades planejadas para o evento. Confira a seguir todos os itens e aspectos que você precisa estar atento ao organizar um workshop:

Definição do plano de ensino

O primeiro passo para realizar um workshop é a definição do plano de ensino – ou seja, a estruturação dos temas, subtemas e das atividades que serão abordadas ao longo do evento. Para isso, considere os seguintes pontos:

  • Qual é o tema principal do workshop?
  • Quais assuntos devem ser abordados dentro desse tema?
  • O curso será para iniciantes ou os participantes já devem ter algum conhecimento prévio?
  • Quais atividades devem ser desenvolvidas pelos participantes (provas, exercícios em grupo, atividades práticas…)?
  • Quais materiais e recursos serão necessários (internet, softwares, livros…)?
  • Os participantes precisam levar algum material para participar das atividades?
  • Quais serão os métodos de avaliação?
  • Que aspectos irão demonstrar que os participantes atingiram os objetivos propostos e aprenderam o conteúdo?

Lembre-se de que todos os aspectos do plano de ensino do workshop devem ser informados com clareza ao público. Isso ajudará a trazer o público certo para o evento e evitará que os participantes cheguem no workshop sem preparo ou esperando que outros assuntos sejam abordados.

#DicaSympla: Saiba como montar um plano pedagógico

Estrutura para o workshop

Todas as questões de infraestrutura do evento dependem, inicialmente, do número de participantes e das atividades a serem desenvolvidas. Estes pontos irão direcionar a decisão de itens como:

  • Aluguel de mesas e cadeiras
  • Aluguel do espaço do evento (sala, auditório, centro de convenções…)
  • Estrutura de som, vídeo e internet
  • Kit com materiais para os participantes
  • Agenda do evento (ordem de abordagem do conteúdo e realização das atividades)
  • Controle de entrada e credenciamento

Para assegurar todos os itens necessários para o workshop, o ideal é manter o controle do evento em um checklist. Assim, você acompanha todos os detalhes e evita que algum imprevisto aconteça em cima da hora. Outra dica é oferecer um momento de descontração em que os alunos possam se conhecer, trocar experiências e fazer networking – e para isso, nada melhor do que um coffee break!

Divulgação do workshop

Depois de definir o plano de ensino do workshop, pensar nas atividades a serem realizadas e organizar os itens necessários para a estrutura do evento, é hora de planejar a divulgação!

O principal objetivo da divulgação é convencer o público-alvo a participar do evento. Para isso, é preciso conhecê-lo bem, traçando um perfil completo com foco nos seus interesses e necessidades. Se o público do evento for pessoas de 35 a 45 anos, por exemplo, divulgá-lo para jovens de 20 a 25 anos será desperdício de tempo e dinheiro. Por isso, tenha em mente quem você deseja alcançar antes de iniciar qualquer ação de divulgação!

Aqui vão algumas dicas de como você pode divulgar o workshop:

  • Divulgação nas principais redes sociais
  • Divulgação nos canais tradicionais de comunicação, como revistas e jornais
  • Divulgação por e-mail para parceiros, clientes e participantes de outros workshops que você já tenha realizado
  • Distribuição de materiais de divulgação em faculdades, universidades e instituições relacionadas ao tema do workshop

Não se esqueça também de informar todos os detalhes do workshop nos materiais, desde a data e horário do evento até o nome dos especialistas que conduzirão o trabalho.

#DicaSympla: Saiba tudo sobre como divulgar um evento!

Inscrições e ingressos

Na hora de iniciar a venda de inscrições para o seu workshop, é preciso fazer tudo de forma simples e organizada, facilitando o acesso do público ao evento. Para isso, a dica é utilizar uma plataforma online de gestão de eventos, como a Sympla :)

Dentre algumas vantagens da venda online de ingressos estão o maior controle financeiro do evento, o acompanhamento das vendas em tempo real e facilidade na hora de divulgá-lo.

#DicaSympla: ao vender os seus ingressos pela Sympla, você pode criar formulários de inscrição personalizados. Assim, você pode conseguir informações estratégicas dos participantes e obter insights para seu próprio negócio e para futuros eventos \o/

Emissão de certificados

Em geral, a maioria dos workshops contam com a emissão de certificados aos participantes ao final do evento. Isso porque, como o objetivo deste tipo de evento é o aprendizado, é importante que os alunos tenham uma forma de comprovar os conhecimentos ou a especialização adquirida.

Para que você não gaste tempo confeccionando cada certificado individualmente, basta utilizar a ferramenta de emissão de certificados da Sympla! Basta configurar o modelo desejado, adicionar informações importantes – como carga horária e nome do curso – e enviar por e-mail aos participantes. Além de ser mais rápido e simples, você ainda elimina os gastos com impressão :) Comece agora mesmo!