Arquitetura, publicidade, engenharia, maquiagem, fotografia… não importa a sua área de atuação, sempre haverá algum tema ou assunto que você domina e que seja o seu ponto forte profissionalmente.

Se você deseja usar seus conhecimentos a seu favor e montar um curso a partir das suas experiências profissionais, você está no lugar certo! Confira as dicas que preparamos para te ajudar a organizar um curso de maneira completa e profissional:

Como montar um curso a partir daquilo que você domina

Para ministrar um curso, não basta só gostar do assunto. É preciso ter muito conhecimento e familiaridade com ele – entre outras palavras, ser um expert. Afinal de contas, a sua experiência será o grande diferencial para que o público escolha participar do seu curso, e não de outros.

Para poder definir um possível tema para o seu curso, recapitule a sua trajetória acadêmica ou profissional, pense nas atividades que você já executou, nos cursos que já fez e no trabalho que você realiza atualmente.

Entenda o público do seu curso

Assim como em qualquer outro tipo de evento, é fundamental que você saiba a quem o seu curso será destinado. Serão profissionais da área com muitos anos de experiência ou serão iniciantes? O público já deve possuir algum conhecimento prévio sobre o assunto? Qual seria a faixa etária dos interessados?

Respondendo a essas e outras perguntas, será possível definir o público e, a partir disso, montar a agenda do curso com os itens que serão abordados e as atividades a serem desenvolvidas pelos participantes :)

Prepare um plano de ensino para o curso

Uma das etapas mais importantes de todo o processo de montar um curso é a criação do plano de ensino – ou seja, a definição dos objetivos levando em conta as suas experiências, o público escolhido e os conhecimentos prévios que ele deve ter para participar do evento com qualidade. Dentre outras coisas, você pode montar o plano de ensino ou roteiro do seu curso considerando os seguintes pontos:

  • Quais conteúdos devem ser abordados dentro do tema principal?
  • Quais devem ser as referências práticas ou teóricas?
  • O que o público espera aprender ao participar do meu curso?
  • O curso será introdutório ou deve abordar questões mais avançadas sobre o tema principal?
  • Qual deve ser a ordem de abordagem dos conteúdos?
  • Quais recursos serão necessários (slides, internet, fotos, softwares, livros, etc)?
  • Quais estratégias devem ser usadas para que o público aprenda (atividades práticas, testes, exercícios em grupo, etc)?

Para responder a essas e outras possíveis perguntas, é interessante preparar um check-list de acompanhamento específico para o plano de ensino do curso. Assim, você garante que ele seja preparado de uma maneira que faça sentido para o público-alvo, e sem lacunas que prejudiquem a aprendizagem.

#DicaSympla: Para tirar suas dúvidas a respeito da criação de um roteiro ou plano de ensino, confira o nosso post com tudo sobre como montar o plano pedagógico do seu curso :)

Defina a carga horária

Depois de estruturar todo o escopo do seu curso – ou seja, definir os assuntos abordados, as metodologias e as atividades a serem realizadas – é preciso determinar qual o tempo necessário para que o curso aconteça de forma eficiente.

Para facilitar a divisão do tempo e auxiliar o aprendizado, lembre-se de que é difícil manter a atenção e o foco depois de um bom tempo fazendo a mesma atividade. Por isso, é necessário incluir ao menos um ou dois momentos de pausa durante o curso.

#DicaSympla: o momento de intervalo do seu evento pode ser um coffee break. Além dos participantes poderem se alimentar e recuperar as energias para o restante do curso, essa é a hora ideal para fazer o famoso networking e trocar figurinhas com outros profissionais da área \o/

Se o curso for mais aprofundado e os conteúdos precisarem de mais de 6 horas para serem transmitidos, considere dividir a carga horária entre dois dias de curso. Dessa maneira, os participantes podem assimilar tudo com mais tranquilidade e eficiência, sem ficarem cansados ou perderem o objetivo bem no meio do evento.

Prepare e organize o curso

De que adianta montar um curso incrível e com conteúdos únicos, mas não pensar na estrutura nem na organização do evento? Sem dúvidas a qualidade do seu curso será prejudicada, os participantes podem ficar insatisfeitos e a falta de organização pode comprometer até o interesse do público por outras edições do seu curso no futuro.

Para que nenhuma dessas situações aconteça, tenha muita atenção com o planejamento do seu curso! Lembre-se de que ele também é um evento e poderá precisar de alguns  itens, tais como:

  • Aluguel de espaço condizente com o número de participantes;
  • Controle de entrada (ou credenciamento) e presença dos participantes;
  • Equipamentos de som e imagem (microfone, projetor, computador, caixas de som, etc);
  • Cadeiras e mesas;
  • Kit de papel, caneta, lápis ou outros instrumentos para os participantes;
  • Fornecedores para o coffee break na hora do intervalo;
  • Controle financeiro de gastos.

#DicaSympla: sabemos que organizar um evento envolve pensar (e executar!) muitas coisas ao mesmo tempo. Para manter o seu curso sobre controle e garantir que ele aconteça da melhor forma possível, crie um check-list com todos os itens e pendências necessárias para a realização. Assim, você consegue administrar todos os detalhes e evita que elementos importantes passem despercebidos e gerem problemas em cima da hora. \o/

Divulgue o seu curso

Agora que o seu curso já está pronto para acontecer, é preciso pensar na divulgação. Muita atenção com essa etapa! Afinal, é através dela que o seu público irá chegar até o curso e se interessar por ele.

A estratégia de divulgação do curso deve levar em consideração os principais meios de comunicação utilizados pelo público-alvo. A partir disso, é importante pensar nas formas de comunicação, que devem mostrar o valor do evento e convencer o público de que ele é imperdível. Lembre-se de que quanto melhor você divulgar o seu curso, mais sucesso na venda de inscrições você terá. Para isso, considere investir em ações como:

  • Divulgação nas redes sociais;
  • Divulgação em meios tradicionais como revistas, jornais, Bus TV (caso seja relevante para o seu público);
  • Desconto especial para os primeiros inscritos (os famosos “early birds”);
  • Envio de e-mails para os possíveis interessados no curso (como clientes e pessoas que já interagem com a sua empresa);
  • Compartilhar os resultados do seu trabalho com o público em mídias como Instagram Stories, Linkedin e Facebook;
  • Criação de anúncios no Facebook;
  • Compartilhar prévias do que será abordado no curso, em forma de pequenos vídeos ou blog posts.

Além de contribuírem para a divulgação do seu curso, essas ações ajudam a criar a sua reputação como referência no mercado dentro do seu universo profissional. Não é ótimo? :)

Prepare as inscrições para o curso

Como vender inscrições para o seu curso de forma simples e com controle? Quais informações você precisa obter dos participantes? Como fazer o controle financeiro de acordo com as inscrições já feitas? Essas são apenas algumas das questões que você precisa ficar de olho. Aqui, a nossa dica é utilizar uma plataforma de gestão de eventos com venda de ingressos online, como a Sympla. :)

Publicando o seu evento na Sympla, você possui todas as informações estratégicas e práticas do seu curso em um só lugar – como a divulgação, informações em tempo real sobre ingressos vendidos, dados dos participantes, check-in no dia do evento, criação de inscrições promocionais e muito mais.

Disponibilize certificados aos participantes

Seguiu todas as nossas dicas? O seu curso já aconteceu e foi um sucesso? Prepare-se agora para criar os certificados de participação de todos os que concluíram seu curso.

Para que você não se preocupe com a confecção individual de cada certificado, a plataforma Sympla conta com a emissão de certificados de forma prática e rápida. Basta configurar o certificado no modelo desejado, inserir as informações que o documento deve conter e enviar por e-mail diretamente aos participantes. Simples, não é?

Não deixe de incluir informações como o nome do curso e o tema principal abordado, a carga horária, o nome completo do participante, o logotipo da sua empresa (se houver) e, é claro, o seu nome como ministrante do curso.

Para os participantes, o certificado é a prova de que eles aprenderam sobre um assunto ou adquiriram alguma habilidade com um profissional capacitado. Para você, o certificado contribui para o reconhecimento das suas competências e da sua imagem como referência no mercado!

Agora que você já conferiu as nossas dicas de como montar um curso a partir do seu conhecimento profissional, é hora de colocar a mão na massa! Crie o seu evento na Sympla \o/