A escolha de um palestrante para uma conferência, seminário, curso online ou outro evento educativo pode representar tanto o sucesso quanto o fracasso da produção. Independentemente se a plateia é de 100 ou de 2 mil pessoas, essa etapa da organização é um grande desafio para quem está nos bastidores.

E, para fazer a escolha certa, é necessário analisar uma série de fatores, identificando o profissional ideal para o seu evento. Vale lembrar também que nem sempre o mais barato, o mais caro ou o mais famoso será a melhor opção.

Listamos abaixo alguns itens que vão auxiliá-lo no planejamento dos seus próximos eventos, sejam eles online ou presenciais. Confira!

Qual é o perfil do público da sua palestra?

Ao planejar um evento, é preciso ter em mente o que deixaria o público e o cliente satisfeitos. Ao decidir o tema da palestra online e escolher o palestrante, identificar o perfil do público é mais que essencial.

Em eventos comemorativos, com público heterogêneo – famílias ou adolescentes, por exemplo – um palestrante com perfil motivacional pode ser a melhor opção. Já para um evento destinado a diretores de empresas, um grande nome profissional poderá ser mais atrativo.

Palestras com caráter técnico, voltadas aos treinamentos, exigem que o palestrante tenha domínio de determinada área e não seja generalista, pois poderá enfrentar perguntas de um público bastante crítico.

Ou seja, não dá para escolher alguém somente pelo nome ou pelo preço. É necessário, antes de tudo, conhecer seu público e as necessidades dele!

Qual é o formato do evento?

Conferência, congresso, palestra, simpósio, workshop… existem várias possibilidades para o seu evento e, dependendo da profundidade em que o tema da palestra será abordado, é necessário optar por perfis específicos de profissionais.

Por isso, é importante pensar: essa será uma palestra curta para pais de alunos ou um seminário sobre técnicas de redação para executivos? Um curso rápido de oratória para vendedores ou um workshop sobre uma nova solução de T.I.?

De acordo com a carga de conhecimento que será repassado, analise se vale a pena contratar um palestrante, conferencista, professor ou consultor, por exemplo.

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O que é importante em um palestrante?

4 características para considerar ao escolher um palestrante: credibilidade, originalidade, pontualidade e senso de humor

Existem características do palestrante que são capazes de captar a atenção da plateia e, dessa forma, tornar o evento mais interessante ao falar sobre sua área de especialidade. São algumas delas:

  • Credibilidade

Analisar a credibilidade que o palestrante tem em seu nicho de atuação é uma das características mais importantes a se considerar antes de contratar um profissional. Isso porque sua credibilidade não irá afetar apenas a visão que os participantes têm dele, mas também a visão do seu evento como um todo.

Porém, assim como já citamos, prezar pela credibilidade não significa escolher o profissional mais caro ou mais famoso. Existem diversos profissionais reconhecidos, com boa oratória e boa reputação que podem fazer sentido na sua produção. Basta procurar!

  • Originalidade

Nada mais entediante do que ouvir a mesma história em todas as palestras e seminários. Por isso, o palestrante ideal é aquele que está a par das tendências, dos cases de sucesso atuais e que é capaz de fugir do senso comum, buscando uma abordagem diferente da de seus colegas palestrantes.

Um profissional criativo consegue enxergar um ângulo novo de uma história e imprime estilo e paixão em suas falas. Palestras que somente repetem o que livros e artigos já dizem não ganham destaque e tendem a ficar obsoletas.

  • Pontualidade

Pode até parecer óbvio que o dever do profissional contratado seja chegar na hora combinada. Porém, sabemos que no mundo dos negócios as coisas não são bem assim. Principalmente no caso de palestrantes muito famosos ou que têm outra profissão paralela, a pontualidade não costuma aparecer como uma das virtudes mais frequentes.

Sabendo disso, é importante que você converse com outros produtores e verifique o histórico de cancelamentos e atrasos do profissional cotado antes de fechar um contrato com ele.

Já pensou ter de ficar “enrolando” uma plateia de executivos que separaram um disputado tempo de suas agendas para assistir seu evento, ou que vieram de diversas cidades somente para participar dele? É melhor não arriscar!

#DicaSympla: se for optar por contratar profissionais estrangeiros, não se esqueça de conferir a agenda considerando a diferença entre os fusos horários.

  • Senso de humor

A verdade é que algumas pessoas na plateia estarão lá por obrigação, enquanto outras estarão porque realmente querem saber sobre o tema. Porém, uma palestra pode se tornar monótona para os dois perfis se o palestrante não tiver um bom jogo de cintura.

Para prender a atenção de todos por todo o período da palestra, é importante que ele saiba intercalar períodos sérios com histórias engraçadas ou frases espirituosas, que chamem a atenção e empolguem o que estão mais sonolentos.

Porém, cuidado ao escolher palestrantes comediantes, que exageram na dose de piadas. Além disso, conheça o trabalho dele e veja se o tom do humor é compatível com o seu público e com o caráter do seu evento.

Conheça alguns dos principais palestrantes do Brasil:

  • Leandro Karnal

  • Geraldo Rufino

  • Leila Navarro

Não se esqueça!

Se for o caso de um evento híbrido ou um evento 100% presencial que exija a presença de um palestrante que não more na cidade onde o evento irá acontecer, fica a cargo do organizador providenciar e arcar com os custos do transporte e hospedagem para acomodá-lo. Portanto, faça as reservas e deixe tudo pronto para recebê-lo.

Nossa dica final é: faça muita pesquisa e pondere os prós e contras de cada umas de suas opções. Com um planejamento que preze pela boa experiência dos participantes, é possível organizar um evento inesquecível por mérito do conteúdo repassado, e não pelo local da palestra ou pelo coffee-break.

Como a Sympla te ajuda na sua palestra?

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Você pode cadastrar ingressos pagos ou gratuitos, realizar viradas de lotes automáticas, enviar e-mails para os participantes, emitir certificados personalizados, enviando-os em lotes e muito mais. Tudo isso em um só lugar.

E aí, que tal colocar em prática tudo que aprendeu nesse artigo enquanto experimenta dezenas de ferramentas da maior plataforma de eventos do Brasil? Então, conheça a Sympla!