Ícone do site Blog da Sympla – Tudo para criar ou viver experiências

Como engajar o seu público pré-evento

O sucesso de qualquer evento depende de fatores como planejamento, organização, divulgação e da venda de ingressos. No entanto, para que todos esses objetivos possam ser atingido, é preciso pensar em como engajar o público pré-evento!

Além de instigar a curiosidade dos convidados, o engajamento contribui para criar a experiência do evento antes mesmo dele acontecer. Confira a seguir como você pode engajar o seu público pré-evento de forma dinâmica e produtiva!

Fale a linguagem do seu público

Antes de qualquer coisa, é fundamental saber quem é o seu público – ou seja, conhecer as características e preferências das pessoas que você pretende atingir e engajar.

É importante adotar uma linguagem que seja criativa e que chame a atenção para o seu evento. Mas não adianta utilizar um tom super descolado e jovem, por exemplo, se o seu evento for corporativo e o público composto por empresários e empreendedores, acostumados com uma linguagem mais séria.

Por isso, procure traçar um perfil com informações como:

Dependendo do tipo de evento que será realizado e do setor de atuação da sua empresa ou negócio, pode ser interessante analisar também outras características mais específicas do público.

#DicaSympla: O que é persona e qual a importância de criar uma para seu evento

Produza vídeos e materiais de divulgação

O primeiro passo para engajar o seu público é investir em divulgação. E para isso, nada melhor do que produzir vídeos, imagens e peças gráficas! Com elas, você pode divulgar os principais atrativos do seu evento, além de informações importantes como data, local e venda de ingressos.

Além disso, você também pode produzir vídeos no estilo teaser, dando ao público uma ideia do que está por vir e o que eles poderão aproveitar ao participarem do evento. Podem ser trechos de atrações musicais, falas de palestrantes, ou até um compilado com momentos de edições passadas do evento. Aqui, vale tudo para despertar a curiosidade e a atenção do público!

#DicaSympla: Aftermovie: como os vídeos pós-eventos podem virar a melhor propaganda do seu evento

Realize sorteios e promoções

Uma das formas mais conhecidas de conseguir o engajamento do público é através dos sorteios e promoções. Além de atraírem ainda mais pessoas interessadas na sua produção, essas ações ainda estimulam a interação e fazem com que o evento atinja novos públicos e conquiste mais participantes! Alguns de sorteios que você pode realizar são:

Não tenha medo de distribuir cortesias para parceiros, representantes, influenciadores e pessoas que você faz questão de ter presentes no seu evento! Confira este post e veja como as cortesias podem ser uma poderosa ferramenta de marketing o/

Invista nas redes sociais

Hoje em dia, é difícil encontrar uma pessoa que não utilize alguma rede social para se comunicar. Por isso, utilize os vídeos e imagens que você produzir e divulgue-os nos canais mais utilizados pelo seu público!

Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, WhatsApp… aqui, a dica é explorar as principais ferramentas de cada plataforma para incentivar a interação do público com o seu evento e sua marca! Você pode realizar diversos tipos de ações para promover o seu evento, tais como:

#DicaSympla: 6 passos para uma melhor gestão de redes sociais do seu evento

Utilize o e-mail marketing

O e-mail marketing se baseia na comunicação com o público por meio do envio de e-mails. Você pode enviá-los para engajar pessoas que se inscreveram na sua base de e-mails através de formulários, newsletters e outros campos de conversão. A grande vantagem é que essa base  é naturalmente qualificada – ou seja, é compostas por pessoas com interesse pela sua marca ou pelo seu evento. Por isso, a chance de engajá-los e convencê-los a marcar presença é muito maior!

Aproveite para comunicar importantes sobre o seu evento, como início da venda de ingressos e atrações confirmadas, além de conceder descontos exclusivos nos ingressos para quem faz parte da base de contatos. Mantenha um relacionamento próximo com o público e mostre os diferenciais da sua produção!

#DicaSympla: Automação de marketing para eventos: como utilizar na sua produção

Realize ações presenciais

Seja o seu evento um congresso, curso, seminário ou um festa, as ações promocionais podem ajudar a engajar o público de maneira mais pessoal e ativa! Aqui, é importante mapear locais estratégicos para realizar as ações – como bares e restaurantes, universidades, lojas, academias, casas de shows e shoppings – e planejar uma ação que traga visibilidade ao evento.

Distribua brindes, panfletos, materiais exclusivos e até descontos para os frequentadores desses lugares. Mas não se esqueça de que essas ações também devem estar previstas no seu plano de marketing e no orçamento do seu evento!

Pronto para engajar o seu público e produzir um evento de resultados? Aproveite e confira o nosso post com tudo sobre como divulgar um evento :)

Sair da versão mobile