Uma das épocas mais aguardadas no Brasil inteiro está chegando: o Carnaval! Além dos desfiles de escolas de samba, dos bloquinhos de rua e dos trios elétricos, as festas de Carnaval – sejam elas particulares ou abertas – também arrastam multidões para a folia.

Se você está organizando uma festa de Carnaval (para poucas pessoas ou para a cidade inteira) é fundamental investir na divulgação. Afinal de contas, é através dela que você poderá fazer sua festa bombar, aumentar os seus lucros e fazer com que as pessoas fiquem sabendo da sua produção!

Confira a seguir as dicas que preparamos para que você aprenda como divulgar uma festa de Carnaval da melhor maneira \o/

Como divulgar uma festa de Carnaval

Antes de começar a divulgar a sua festa de Carnaval, é preciso saber com clareza quem é o público-alvo do evento que está sendo produzido. Para isso, busque responder às seguintes perguntas:

Qual é a faixa etária desse público?

Quais tipos de eventos ele costuma frequentar?

Quanto costuma pagar para participar destes eventos?

Que bebidas costuma consumir?

Que tipo de músicas esse público costuma ouvir?

Por mais que a proposta da sua festa de Carnaval seja diferenciada, uma coisa é certa: o seu público está em busca de muita música e diversão! Por isso, é importante ressaltar na sua divulgação quais atrativos e surpresas você irá oferecer na festa :)

Divulgação no Facebook

Com milhões de usuários espalhados pelo mundo, o Facebook é a rede social mais lembrada quando pensamos em divulgação. A plataforma conta com diversas ferramentas para otimizar a divulgação e o alcance de um negócio. No entanto, é importante saber como cada uma delas funciona e as melhores práticas para, de fato, impulsionar o seu evento.

Agora que você já sabe qual é público-alvo da sua festa de Carnaval, é importante direcionar todas as campanhas em redes sociais a essas pessoas, tendo em mente seus hábitos, costumes e outros eventos que costumam frequentar.

• Facebook Ads: crie anúncios para divulgar o evento de Carnaval que você está organizando, direcionando para a página de compra dos ingressos. Você pode criar uma campanha segmentada de várias maneiras para atingir o público desejado, escolhendo, por exemplo, a idade, localização, páginas de interesse e até pessoas que já interagiram com a sua marca de alguma forma.

• Página de evento: além da página oficial de vendas da sua festa, você pode (e deve!) criar uma página de evento no Facebook! Assim, a produção ganha muito mais visibilidade, e você ainda cria um canal direto de comunicação com o público interessado.

Publique vídeos, fotos e teasers que incentivem a interação do público com a sua página e com a festa. Mostre a eles os principais atrativos e preparativos da sua produção!

Faça sorteios e promoções que envolvam brindes ou a participação no evento. Ao realizar um sorteio no qual apenas quem compartilhar uma publicação estará concorrendo, você ainda aumenta a divulgação da festa de forma orgânica – ou seja, sem pagar nada ou fazer esforços diretos para isso.

#DicaSympla: Saiba como disponibilizar ingressos ou inscrições do seu evento do Facebook.

fichas para bar edição carnaval

Divulgação no Instagram

Com foco em conteúdos visuais, o Instagram também é uma das mais fortes redes sociais do planeta – em 2018, a rede atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos. Como ele é direcionado para o compartilhamento de vídeos e imagens, é fundamental saber como utilizar estes dois elementos para divulgar uma marca ou evento sem deixar o público saturado ou causar a impressão contrária.

Além da postagem das fotos e vídeos, o Instagram também tem outra ferramenta: o Instagram Stories, que permite o compartilhamento de conteúdos variados que desaparecem depois de um tempo. É possível fazer enquetes, adicionar links que direcionam para uma página fora do Instagram, fazer uma contagem regressiva para o evento, adicionar GIFs para deixar os Stories mais divertidos… O limite só depende da sua imaginação! Aqui, é possível interagir com os seus seguidores de maneira super ativa, e ainda obter feedbacks rápidos sobre o que eles desejam encontrar na sua festa de Carnaval.

Ah! Também é possível criar anúncios pagos no Instagram – desenvolva uma boa imagem de divulgação, pense em uma legenda que atraia o público e adicione um link para a página de compras de ingressos.

#DicaSympla: Confira 7 dicas de como usar o Instagram Stories para divulgar seu evento

Divulgação com anúncios pagos

Já falamos um pouco sobre o Facebook Ads e sobre o Instagram Ads, mas os anúncios pagos podem ser tão poderosos que merecem mais destaque. Com os anúncios, você consegue fazer com que o seu evento chegue a uma quantidade muito maior de pessoas, e o melhor: o público direcionado tem muito mais chances de se interessar por ele e adquirir ingressos.

Existem alguns fatores que podem diminuir ou aumentar o alcance do seu anúncio e, consequentemente, o desempenho das vendas geradas a partir deles – como o valor adicionado para a veiculação do anúncio, a duração do anúncio e a quantidade de texto presente na imagem. Também é importante definir o objetivo do seu anúncio ou campanha: alcance, envolvimento, curtidas na página, reconhecimento da marca, tráfego, compra, conversão ou participação em evento.

O melhor objetivo a escolher é aquele que seja condizente com a ação que você deseja que o público realize, além do tipo de página para a qual ele será direcionado ao clicar no anúncio.

Existe também a possibilidade de adicionar um anúncio pago no Google – para isso, você deve utilizar o Google Ads. Lá, é possível configurar todos os objetivos do anúncio, além de contar com um diferencial: o seu anúncio é veiculado para pessoas que buscam por palavras e termos específicos (as chamadas keywords).

Materiais de divulgação

Não existe divulgação sem os materiais adequados para isso, não é mesmo? Por isso, não se esqueça de produzir materiais de divulgação da sua festa de Carnaval, nos tamanhos e formatos adequados! Você pode investir em panfletos, cartazes, imagens e vídeos variados, nos formatos adequados para Instagram, Facebook e para a página de vendas do evento.

Os materiais produzidos devem conter informações importantes sobre o evento, como o local de realização, data, horário, valor dos ingressos e principais atrações confirmadas. Você pode distribuí-los no meio digital e também em locais físicos, como bares, restaurantes e casas noturnas frequentadas pelo público-alvo do evento.

Parcerias e Influenciadores

Você utiliza redes sociais? Então, com certeza você já se deparou com fotos e vídeos de influenciadores digitais – e possivelmente já foi influenciado(a) por eles!

Por terem um grande número de seguidores e geralmente fazerem resenhas sinceras de produtos e serviços, os influenciadores acabam passando confiança ao público. Dessa forma, investir em parcerias com os digital influencers pode ser uma excelente forma de divulgar uma festa de Carnaval :)

Assim como nas outras estratégias, é importante que os influenciadores escolhidos para divulgar o seu evento sejam condizentes com o público-alvo do evento. Assim, as chances da parceria dar certo e gerar muitas vendas será maior.

#DicaSympla: Precisa de inspiração? Veja neste post como grandes festivais têm usado influenciadores na divulgação \o/

Venda de ingressos para festa de Carnaval

Para aliar a venda de ingressos à divulgação da sua festa de Carnaval, a principal dica é utilizar uma plataforma de venda online de ingressos.

Isso porque, com a visibilidade das ferramentas digitais, a própria página de vendas do evento passa a servir como divulgação – principalmente quando otimizada para os mecanismos de busca (técnica conhecida como SEO).

Ao inserir imagens de divulgação, e utilizar as keywords corretas para descrever os principais atrativos e benefícios da sua festa, a página do evento tem mais chances de obter um bom ranqueamento em sites como o Google.

Além disso, obter ingressos pela internet é muito mais cômodo, prático e seguro para o público, que pode garantir a diversão na sua festa de Carnaval sem precisar sair de casa :)

#DicaSympla: Como fazer SEO para eventos: as principais estratégias de otimização