Saber divulgar um evento é peça-chave para o seu sucesso, seja ele presencial ou online. E se você, assim como diversos outros organizadores, também está migrando seus eventos para o online, entender como fazer isso do jeito certo pode ser uma questão pertinente, não é mesmo?

A verdade é que o coronavírus transformou o jeito como produzimos eventos, mas alguns aspectos relevantes ainda se mantêm. O propósito do seu evento, o reforço da sua marca, o engajamento, o networking e, claro, a monetização ainda continuam presentes!

No meio-termo deste cenário podemos incluir a divulgação, que ainda tem muito do que é utilizado em eventos presenciais, mas com algumas mudanças importantes a serem destacadas. Quer saber mais sobre esse assunto? Então, vem com a gente :)

Eventos presenciais X eventos online

A verdade é que, mesmo já existindo há muito tempo, neste momento de isolamento social os eventos online têm sido mais benéficos do que nunca para os organizadores por demandarem menos recursos e, consequentemente, menos custos, além de serem uma alternativa única para manter o contato com o público e continuar executando as suas produções. 

Confira algumas das diferenças entre os eventos presenciais e os eventos online:

Vantagens e desvantagens dos eventos presenciais e online

Como divulgar eventos online: passo a passo

1. Conheça seu público-alvo

Essa etapa é essencial não apenas para a divulgação de eventos, mas para todas as suas estratégias de marketing, pelo seguinte motivo: não adianta alcançar muitas pessoas se elas não são quem você procura. Se elas não estão no seu nicho de mercado e não têm potencial para se tornarem clientes da sua marca, você estará apenas desperdiçando recursos valiosos, como tempo e dinheiro.

Lembre-se: o público-alvo é o grupo de pessoas que têm potencial para se tornarem compradores dos seus produtos ou serviços, gerando lucro para a sua marca. 

Para descobrir quem é o seu público-alvo, você pode realizar pesquisas com clientes para entender quais são as semelhanças entre essas pessoas, utilizando fatores comportamentais e demográficos. Os mais comuns são: idade, gênero, escolaridade, hobbies, profissões, hábitos de consumo e interesses pessoais variados.

2. Vá ao encontro do seu público

Logo após fazer a pesquisa para descobrir seu público-alvo, você provavelmente já irá começar a ter algumas ideias que te direcionarão às melhores estratégias de marketing para alcançar aquele público em específico. 

Imagine que, na sua pesquisa, você descobriu que a maioria dos clientes da sua marca – uma empresa de marketing digital – são jovens de 18 a 29 anos, de ambos os sexos, que têm interesse em cursos livres voltados para a área, com grande foco em empreendedorismo. Além disso, a maioria dessas pessoas estão concentradas na região sudeste, mais especificamente em São Paulo. 

Com essas informações, você já conseguiria definir:

  • Em quais redes sociais focar: Instagram, Twitter, Facebook etc.;
  • Qual tipo de linguagem utilizar ao se direcionar a ele;
  • Quais são seus concorrentes diretos (que têm o mesmo negócio que o seu) e os indiretos (negócios com o mesmo público-alvo, que disputam espaço nas redes com você).

Como seu evento será online, a localização não terá tanta relevância – e essa é uma das grandes vantagens dos eventos online: eles removem as barreiras geográficas, expandindo a influência da sua marca e as possibilidades do seu evento :)

3. Divulgue!

Agora que você já tem um público-alvo e canais bem definidos, é hora de começar a divulgar! Mas, como você já deve imaginar, existem diversas formas de fazer isso. Aqui, vamos te explicar as mais importantes:

Redes sociais

As redes sociais têm um impacto tão grande na nossa sociedade que você provavelmente já ficou surpreso ao conhecer alguém que não está em nenhuma delas, não é? Por isso, sua marca e seu evento online precisam estar lá também.

Mas, para se destacar meio a tantas marcas e distrações existentes nas redes, é importante ter uma comunicação consistente e focada em seu público. A identidade visual, por exemplo, é uma das estratégias primordiais para destacar seu evento: ela é o primeiro contato que o público tem com ele, criando identificação e despertando interesse. Por isso, coloque seus dotes artísticos em prática e capriche :)

Ter uma página oficial para a sua marca e/ou evento é uma ótima estratégia para atrair e, até mesmo, mensurar as pessoas que chegam até você e que engajam com seu conteúdo. A partir dela, o público poderá obter acesso às informações importantes para o evento, o que dá credibilidade e visibilidade para a sua marca.

Além disso, você pode divulgar seus eventos online pelas redes sociais com outras estratégias comprovadamente eficazes para que eles ganhem destaque. São elas:

  • Sorteios para cursos, acesso a materiais exclusivos ou um meet and greet virtual com as atrações do evento, por exemplo;
  • Imagens de divulgação das principais atrações do evento;
  • Contagem regressiva;
  • Lives no Instagram Stories para incentivar o engajamento do público e fazer um teaser do evento online;
  • Postagens que incentivem a interação dentro do evento, principalmente em vídeos.

#DicaSympla: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn ou WhatsApp? Aprenda a divulgar eventos online em cada um dessas redes clicando aqui :)

E-mail marketing

Muitas empresas dedicam parte do seu tempo às estratégias de alimentação das listas de e-mails do seu público-alvo. Mas você sabe o porquê? Usar campanhas de e-mail para divulgar o que sua empresa está desenvolvendo é uma forma de interagir diretamente tanto com seus clientes quanto com quem ainda não é, criando uma relação mais próxima com o público.

Ao alimentar seus contatos com conteúdos relevantes e originais, você irá criar engajamento com as pessoas que demonstraram interesse na sua marca ou nos seus eventos online.

Confira algumas dicas práticas para levar à sua estratégia de e-mail marketing para eventos online:

  • Informe à sua base de leads quais serão seus próximos eventos e como eles podem participar;
  • Envie um e-mail “Save the Date”, informando uma data para que eles se atentem e fiquem instigados a saber o que virá; 
  • Atualize os inscritos com informações relevantes sobre o assunto e sobre os palestrantes;
  • Comunique a presença de apoiadores, mediadores, etc.;
  • Compartilhe aprendizados, depoimentos e eventuais gravações pós-evento.

Anúncios pagos

Utilizar mídia paga para divulgar eventos online também é uma boa opção de divulgação. A criação de anúncios ajuda a atingir o público certo para o seu evento, já que exige criar uma campanha segmentada por idade, localização, interesse e outras variáveis. Viu como determinar seu público-alvo é importante? :)

Você pode utilizar desse recurso no Facebook Ads, no Instagram Ads ou no Google Ads: tudo irá depender de qual estratégia faz mais sentido para o seu público em específico. Ao criar seu anúncio, não se esqueça de escolher uma imagem chamativa, criar uma boa legenda e direcionar o público à página de inscrição!  

Dica extra: engaje e divulgue ao mesmo tempo

Ao interagir com os participantes do seu evento, você consegue não somente engajá-los, mas também abrir espaço para que eles divulguem o evento organicamente em sua rede de contatos. 

Por exemplo, ao criar uma hashtag e incentivar seu público a utilizá-la, cada um dos seus participantes estará divulgando e ampliando seu evento em suas redes, agindo como micro influenciadores. E o melhor: de graça! Só não se esqueça de interagir com os mais engajados, ok?

Durante o evento, não se esqueça de incentivar os participantes a fazerem perguntas, comentários e até mesmo manterem suas câmeras ligadas – tudo isso ajuda a aproximar e a criar uma experiência positiva junto a eles de forma natural.

Outra forma de fazer isso é divulgando depoimentos de quem participou. Já que seu evento foi um sucesso, por que não tirar um tempinho para recolher feedbacks dos inscritos e aproveitar para divulgá-los nas suas redes? Esse tipo de depoimento passa credibilidade, o que reforça a imagem da sua marca e ajuda a divulgar as próximas edições  dos seus eventos online :)

O que achou das nossas dicas de divulgação? Se você acha que já está pronto para colocar sua marca no mundo dos eventos online, conheça o Sympla Streaming! Com ele, você cria, vende e entrega eventos online para o público certo e em tempo real, de onde quer que ele esteja. Quer saber tudo sobre? É só clicar aqui e começar \o/