Na hora de organizar qualquer evento, um dos elementos mais importantes é o público-alvo. Certo é que se não houver um determinado número de participantes, a sua ideia pode ir por água abaixo. E isso não é diferente com os seminários. Além de pensar em palestrantes, locais e temas, é preciso também elaborar formas de atrair pessoas específicas para a sua programação, aqueles que podem realmente se interessar pelo seu evento.

É preciso lembrar que não são somente as ações de divulgação que irão fazer com que o seu evento seja um sucesso e atinja o maior número de pessoas. É necessário traçar estratégias para que você possa atrair seu público-alvo. Sua divulgação terá um custo, portanto tudo deve ser planejado!

Quer saber quais são as estratégias para atingir o público para o seminário? Confira agora dicas para que você possa atrair mais participantes para o seu evento!

Defina o seu público

Antes de começar qualquer ação de promoção de seu seminário, é importante que você saiba qual público quer atingir. Esta é uma regra básica e é valida para qualquer tipo de evento e para qualquer estratégia de marketing. Para ter sucesso em sua divulgação e conseguir o máximo de inscrições, você deve pensar exatamente o perfil do participante que se quer atingir.

Uma boa dica é verificar os temas e os assuntos que serão abordados durante a programação e, a partir daí, definir os tipos de profissionais e pesquisadores que estarão interessados em participar destes eventos. Se, por exemplo, o seu seminário é sobre agroecologia e assuntos ligados a ela, você pode definir, como público-alvo, biólogos, agrônomos, cientistas, engenheiros, estudantes destas áreas e até mesmo agricultores.

Além disso, você pode conversar com os palestrantes e expositores de seu seminário e conferir, com eles, qual perfil de público mais comparece aos seus eventos e está interessado nos assuntos de que eles tratam. Assim, você conseguirá elaborar melhor o seu material de divulgação e, ainda, garantir a satisfação dos participantes de seu evento.

Elabore a divulgação

Depois de ter definido e traçado o perfil do seu público-alvo é hora de elaborar as peças da sua divulgação. Cartazes, flyers, folhetos e similares: é importante que você consiga passar para estes materiais todos os atrativos que o seu seminário terá. Será dessa forma que você conseguirá atrair o maior número de participantes para o seu evento.

Uma boa sugestão é colocar em destaque os palestrantes mais famosos e as melhores programações. Vamos voltar ao exemplo do seminário sobre agroecologia: é possível, elaborar um cartaz em que acima de toda a programação estejam os profissionais mais respeitados e específicos da área e, além disso, as atividades que estarão presentes como oficinas de cultivos orgânicos ou mesas de debates sobre práticas de melhoramento de sementes.

Procure pelo seu público

Com as peças de divulgação em mãos, o próximo passo é procurar o seu público. Se você conseguiu traçar bem o perfil dos participantes de seu seminário, é bem provável que saiba exatamente onde procurá-los. Lembre-se de tentar encontrar o maior número de instituições, centros e organizações cujos interesses dos integrantes são compatíveis com o seu seminário. Afinal, um volume maior de divulgação nos lugares certos resulta em um volume maior de inscrições.

Além disso, uma outra dica é conferir os eventos e os outros seminários que tratam de assuntos semelhantes aos seus e fazer parcerias. Dessa forma, você poderá divulgar também nestes encontros e possibilitar que o público de seus parceiros também se torne o seu público. No seminário de agroecologia, os produtores podem divulgar o evento em feiras agrícolas, além de centros e instituições de pesquisa voltada para este tipo de atividade.

Utilize a internet e as redes sociais

Atualmente, a internet e as redes sociais oferecem ótimas ferramentas para a divulgação de eventos. Além de atingir um amplo número de usuários da rede, é possível determinar e especificar o perfil de pessoas para as quais os anúncios de seu seminário podem aparecer.

Ao utilizar este espaço, você pode, além de fazer a sua divulgação, proporcionar meios para que os interessados possam fazer a própria inscrição, conhecer melhor os palestrantes e interagir entre si. Dessa forma, você garante que pessoas de outras localidades e regiões também possam estar presentes nas atividades de seu seminário.

Traçar estratégias para alcançar o publico-alvo de seu seminário não é complicado. Com boas ações de divulgação e planejamento, é possível fazer do seu evento um sucesso. Por isso, não hesite em utilizar estas dicas e criar maneiras inteligentes e criativas de divulgar a sua programação.


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