Existem inúmeras maneiras de incrementar a estratégia de divulgação do seu evento – uma delas é a criação de anúncios e campanhas, nas quais você investe dinheiro para atingir exatamente o público desejado.

Mas não basta apenas ter o orçamento necessário para criar uma campanha: é preciso saber exatamente o que você está fazendo para avaliar se a estratégia adotada está trazendo resultados positivos e o que é possível fazer para aprimorá-la e trazer mais vendas para o seu evento!

O que é uma campanha de mídia

Uma campanha de mídia (ou plano de mídia) envolve um conjunto de anúncios e estratégias direcionadas a um ou mais públicos com o objetivo específico de conversão – ou seja, de levá-los a efetuar uma ação específica, como comprar um ingresso para o seu evento, por exemplo.

A criação de anúncios pode ser uma forma super eficiente de atingir o público certo em um curto ou médio espaço de tempo. Mas, muito além disso, as campanhas de mídia são uma poderosa ferramenta de insights sobre como o seu público-alvo interage com o seu evento e se a sua produção está atingindo os resultados esperados de divulgação e lucratividade!

Como criar uma campanha de mídia

Não existe receita pronta para criar uma campanha ou plano de mídia. Tudo vai depender dos seus objetivos, das plataformas utilizadas para veicular os anúncios e do seu conhecimento para essa tarefa :)

Se você se sente inseguro sobre a criação de campanhas de mídia, o ideal é ainda não sair criando anúncios para divulgar o seu evento – você corre um grande risco de perder dinheiro e não irá conseguir avaliar os erros e acertos da sua campanha para realizar os ajustes necessários.

Antes de tudo, indicamos que você busque conhecimento em cursos, webinars, blogs e em materiais que abordem os aspectos das principais plataformas de mídia e anúncios e como utilizá-las da maneira mais assertiva para o seu negócio.

De forma geral, alguns direcionamentos podem te ajudar a construir uma campanha de mídia para o seu evento:

  • Quem é o público-alvo do evento (idade, sexo, localidade…)?
  • Quais redes sociais, sites ou portais ele costuma acessar?
  • Quais são seus interesses e hábitos de consumo (tecnologia, música eletrônica, marketing digital, teatro…)?
  • Quando o seu público começa a comprar ingressos para o seu evento (30 dias ou 1 semana antes dele acontecer, por exemplo)?
  • Qual orçamento você tem disponível para investir nessa campanha?

 

#DicaSympla: Você sabe com quem está falando? Como descobrir o público-alvo do seu evento

Quais métricas e resultados acompanhar em uma campanha

Existem dezenas de métricas de marketing que você pode acompanhar quando está realizando uma campanha de mídia para promover o seu evento. A escolha dos chamados KPI’s da campanha varia de acordo com as plataformas utilizadas – como o Google Ads – o posicionamento dos anúncios (ou seja, onde eles serão exibidos para o público selecionado dentro de um site ou página de pesquisa), a frequência de exibição dos mesmos e alguns outros indicadores.

A seguir, confira como acompanhar os resultados de campanhas realizadas nas principais plataformas de veiculação de mídia atualmente: o Google Ads e o Facebook Ads.

Acompanhando resultados de uma campanha no Google Ads

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google e, desde o seu lançamento, é uma das mais importantes ferramentas de Mídia Online. Para se ter uma ideia do impacto de um anúncio nessa ferramenta, sempre que alguém faz uma busca no Google, ela realiza uma checagem em toda a web de páginas que tenham conteúdos relevantes aos termos buscados – e links patrocinados figuram entre os primeiros resultados :)

Ao criar uma campanha no Google Ads, você pode configurar qual o seu objetivo (conversão em vendas, geração de leads, aumento de tráfego na página do evento), o orçamento diário disponível, em quais redes deseja exibir seus anúncios, qual público deseja atingir, criar campanhas de retargeting para quem já interagiu com a sua marca e muito mais.

A partir do orçamento investido investido em uma campanha no Google Ads, você pode acompanhar e calcular métricas como:

  • Custo por Clique (CPC): o valor investido é condizente com o número de cliques que a sua campanha vem recebendo?
  • ROI (retorno sobre investimento): quantas vendas são geradas (lucro) a partir da campanha?
  • Segmentação: quais públicos representam uma maior porcentagem de vendas, cliques ou acessos na sua campanha (por exemplo, Homens de 35 a 44 anos ou Mulheres de 25 a 34 anos?)
  • Dos canais nos quais os anúncios estão sendo exibidos, quais vêm apresentando os melhores resultados de conversão (mais cliques e/ou vendas) na página do seu evento?

 

O Google Ads possibilita uma infinidade de insights e métricas a respeito de uma campanha, do seu público e até sobre o evento que você está realizando! Aqui, tudo vai depender da sua estratégia e quais dados deseja utilizar para avaliar a eficácia da campanha :)

Como utilizar no meu evento da Sympla?

Integração - Sympla e Google Ads

Quer acompanhar ainda mais de perto os resultados da campanha do seu evento? Agora você pode instalar os scripts de conversão dos seus anúncios do Google Ads nos seus eventos publicados na Sympla! 

É só acessar o Painel do seu evento e clicar na aba Integrações. Com as informações da ID de conversão, e rótulo de conversão de sua campanha, todas as conversões geradas a partir de seus anúncios serão exibidas no dashboard da ferramenta do Google Ads :)

#DicaSympla: Como acompanhar as conversões do meu evento no Google Ads?

Acompanhando resultados de uma campanha no Facebook Ads

O Facebook Ads é a plataforma de anúncios do Facebook que permite a criação de campanhas para os usuários do Facebook e para o Instagram. Além da segmentação do público, um dos principais diferenciais da ferramenta é a possibilidade de criar anúncios em uma grande variedade de formatos criativos, como vídeos, imagens, carrossel e Canvas, com botões Call To Action (CTA) que variam de acordo com o objetivo final do anúncio (Compre Agora, Saiba Mais e Cadastre-se, por exemplo).

No Facebook Ads, você pode acompanhar itens como:

  • Custo por Clique (CPC): o custo por cada clique no seu anúncio está alto ou condizente com os resultados de conversão?
  • Alcance: Qual é o número de pessoas que viram o seu anúncio?
  • Posicionamento: em quais espaços do Facebook e/ou Instagram a exibição dos seu anúncio está obtendo os melhores resultados de conversão?
  • Plataforma e dispositivo: as pessoas que mais interagiram com seu anúncio estão utilizando um computador (desktop) ou dispositivo móvel (como iPhone, iPad ou Android)?

 

Além disso, ao instalar o Facebook Pixel no seu site, você consegue acompanhar o que seus seguidores do Facebook realizam em qualquer página do site, desde visitas, compras até o download de materiais.

#DicaSympla: Como usar o Facebook para divulgar seu evento

Como utilizar no meu evento da Sympla?

Sim, também é possível monitorar a atividade dos seus seguidores do Facebook diretamente na página do seu evento!

Ao inserir o Facebook Pixel na sua página de evento, ele irá rastrear as informações de tráfego do usuário e enviar ao seu painel do Facebook para Empresas. Dessa forma, você pode:

  • Gerar relatórios de conversões;
  • Criar públicos personalizados para anúncios;
  • Realizar estratégias de remarketing;
  • Entender como as pessoas usam a página do seu evento na Sympla.

 

#DicaSympla: Como inserir um pixel do Facebook no seu evento

Para cadastrá-lo no seu evento, basta acessar o menu Painel do evento, na opção Integrações. Depois, insira seu ID do Facebook e quais processos você deseja rastrear.

Pronto para acompanhar os resultados de campanha do seu evento? Comece agora mesmo!