Ano após ano, o campeonato de games é uma das modalidades de eventos que mais cresce em todo o mundo! Com prêmios milionários e jogadores de diversos países, os campeonatos de e-sports, como também são chamados, são uma excelente oportunidade para quem quer unir diversão, tecnologia e produção de eventos em um único lugar.

Se você também é apaixonado por jogos e está pensando em realizar uma competição – seja ela local, regional ou nacional – confira as nossas dicas com tudo que você precisa saber sobre como organizar um campeonato de games:

Defina a modalidade do campeonato de games

Existem diversas opções e modalidades de jogos para que você realize um campeonato. No entanto, é importante não ser genérico! Dessa maneira, você consegue definir também o público-alvo do evento (ou seja, os jogadores específicos de um determinado game).

Você pode realizar um campeonato focado em games online, jogos para computador, Xbox ou Playstation. Depois de escolher a plataforma, é necessário elencar quais jogos farão parte da disputa – aqui, você pode optar por apenas um ou vários do mesmo segmento. Confira o exemplo de alguns dos principais campeonatos de games do mundo:

  • Major League Gaming: jogos de PC e Playstation, como League of Legends, Mortal Kombat 9 e Call of Duty Black Ops 2.
  • World Cyber Games: jogos de PC e Xbox, como Counter-Strike, Warcraft e Tekken 6.
  • Campeonato Brasileiro de League of Legends: focado no jogo League of Legends.

Também é fundamental definir se o campeonato será exclusivo para jogadores profissionais ou se será misto, em que jogadores amadores também poderão participar em alguma categoria.

Duração do campeonato de games

Quanto tempo costuma durar uma partida completa do jogo escolhido? Tenha isso em mente antes de definir a duração do campeonato de videogame! Isso também irá depender das categorias escolhidas para compor a disputa: quanto mais modalidades diferentes, mais partidas serão necessárias para chegar ao jogador (ou time) vencedor.

Para campeonatos maiores, pode ser necessário realizar ao menos 2 ou 3 dias de evento. No caso de campeonatos menores ou que envolvam apenas um jogo, o evento pode durar somente um dia. Mas, lembre-se: quanto maior for a duração do campeonato, maior deve ser a estrutura fornecida para que os jogadores possam participar dos jogos com conforto e para que a experiência seja incrível!

Organizando a estrutura do campeonato de games

Os campeonatos de games são cheios de particularidades, mas também precisam de alguns itens indispensáveis para a realização de qualquer tipo de evento. Aqui, além das questões relacionadas aos jogos, é preciso ter atenção à infraestrutura e às questões burocráticas para que o evento possa acontecer.

Para organizar a estrutura do campeonato, é preciso cuidar de itens como:

  • Emissão do alvará para eventos;
  • Estrutura otimizada de internet, áudio, vídeo e computadores;
  • Definição das regras da competição;
  • Aluguel do espaço para realização do campeonato;
  • Credenciamento e check in dos participantes;
  • Contratação de profissionais para auxílio na condução do evento;
  • Alimentação e bebidas;
  • Cadeiras e mesas confortáveis para os jogadores;
  • Definição dos prêmios para cada categoria.

Independentemente do tamanho do campeonato, os fãs do jogo podem querer acompanhar as disputas e premiações! Por isso, é interessante fornecer a transmissão online do campeonato e das partidas. Você pode utilizar plataformas de streaming como o YouTube ou o Twitch, que é especializado na transmissão de videogames e campeonatos de e-sports. Assim, além de assistirem aos jogos, os espectadores também podem participar por meio de comentários e deixar o seu campeonato muito mais interativo :)

#DicaSympla: baixe o nosso Check-list para Produção de Eventos e planeje todos os detalhes do campeonato!

Diferenciais do campeonato

Existem centenas de campeonatos de games acontecendo pelo Brasil. Para que o público-alvo decida participar do evento que você está organizando, é fundamental investir em diferenciais!

Mais do que eleger os melhores jogadores, o campeonato deve despertar a sensação de comunidade entre os participantes, estimulando a interação e a troca de experiências! Aqui vão algumas dicas para enriquecer o seu campeonato de e-sports:

  • Invista em uma decoração com elementos do jogo, favorecendo a imersão dos participantes.
  • Distribua kits promocionais aos jogadores (camiseta do evento, boné, mousepad, etc.).
  • Adicione atrações musicais ao seu evento (bandas locais, cantores solo ou artistas relacionados ao público do campeonato).
  • Realize sorteios de itens exclusivos ao longo do campeonato.
  • Utilize os formulários de inscrição para saber como cada jogador gostaria de ser identificado. Se o jogo envolve personagens, aproveite para perguntar qual o personagem preferido e insira essas informações em um crachá personalizado :)
  • Faça parcerias com empresas de tecnologia ou fornecedores de jogos, para que exponham produtos e tecnologias interativas durante o evento. Como benefício, forneça descontos especiais aos jogadores na compra de jogos e equipamentos.
  • Escolha prêmios atrativos para os vencedores de cada modalidade, como smartphones, games, notebooks, acessórios profissionais para jogos, medalhas e até prêmios em dinheiro.

Divulgação do campeonato

Sem uma estratégia de divulgação efetiva, o público pode acabar não aderindo ao evento, que pode acabar sem o número esperado de participantes para poder acontecer. É essencial investir em um plano de marketing e divulgação condizente com o público-alvo que se deseja atingir. Tenha em mente alguns direcionamentos, tais como:

  • Quais são as redes sociais mais utilizadas pelo público?
  • Qual linguagem deve ser utilizada (mais descontraída, formal ou com referências ao jogo)?
  • Quais diferenciais do evento devem ser comunicados para atrair o público?
  • Vale a pena investir em ações de divulgação offline (revistas e jornais, outdoors, distribuição de flyers…)?

Aqui, a dica principal é anunciar o campeonato em plataformas específicas de jogos, contando com a ajuda de gaming influencers para divulgá-lo e recomendá-lo.

Para montar uma estratégia de divulgação específica para seu campeonato, confira o nosso post sobre como divulgar um evento!

Venda de ingressos para o campeonato de games

A venda de ingressos é parte imprescindível da organização de um campeonato de videogames. Como a temática do campeonato envolve tecnologia e entretenimento, é importante oferecer a venda de ingressos online ao público.

Além de ser mais prático para os participantes – que podem garantir ingressos a qualquer hora e em qualquer lugar – essa forma de venda também otimiza a organização do evento. Dentre outras vantagens, é possível acompanhar em tempo real os ingressos vendidos, obter informações importantes dos participantes durante a compra e realizar o check in rápido e seguro no dia do campeonato.

Para vender mais ingressos, vale a pena investir nas principais estratégias utilizadas pelos produtores de eventos:

Pronto para realizar o seu campeonato de games? Conte com a Sympla para a venda de ingressos e faça um evento de sucesso \o/