Quer começar o seu curso online mas não sabe como agir em frente às câmeras? Bom, isso é algo bem comum entre quem está começando no mundo do audiovisual. Por isso, separamos algumas dicas de como você pode ter uma boa oratória ao gravar vídeos para o seu curso, canal ou até mesmo para prender a atenção do público durante uma live. 

Antes de começar, podemos entender um pouco mais sobre o conceito. Vamos lá?

O que são técnicas de oratória? 

As técnicas de oratória são algumas boas práticas que você pode exercer ao dar palestras ou até gravar vídeos, como é o caso aqui tratado. Com elas, é possível prender a atenção do público e tornar a sua fala mais compreensível e memorável. 

Qual a relação da oratória com a produção de vídeos?

Os vídeos podem ser utilizados para entretenimento, fonte de comunicação, informação ou até mesmo um meio para conferências entre pessoas que estão distantes. Por isso, é preciso entender a importância da oratória ao gravar vídeos, já que transmitir um conhecimento pessoalmente e virtualmente são coisas bem diferentes. 

Dicas de oratória para gravar vídeos

1. Defina o seu objetivo

 É muito comum que as pessoas entendam o propósito do que estavam falando apenas ao final da apresentação. Apesar de parecer dar certo, o ideal é que você entenda qual mensagem gostaria de passar para o seu público antes mesmo de começar gravar. Isso vai te dar um norte e ajudar para que não se perca no decorrer do vídeo. 

2. Conheça seu público

Pode parecer clichê, mas é muito importante que você saiba para quem o seu conteúdo deve chegar. Isso vai dizer muito sobre a maneira que você precisa montar o seu roteiro e qual a linguagem (formal ou informal) é preciso utilizar para criar conexão

3. Menos é mais

Se pessoalmente já é uma missão complicada manter a atenção do público 100% focada, imagina por vídeo, onde o espectador está rodeado de fatores que fazem com que ele se distraia: 

  • Telefone
  • Pessoas em casa
  • Televisão
  • Notificações
  • Entre outros itens. 

Sendo assim, busque ser objetivo em suas falas (sem transmitir um conteúdo raso, é claro). Fale o que for necessário, sem precisar criar vídeos tão longos e, em certo ponto, cansativos. 

4. Evite vícios de linguagem em excesso, ‘tá’?

Utilizar termos como: né,? tá?, não é mesmo?, certo?, ok?,  ou outros vícios de linguagem que você costuma repetir com frequência ao final das frases não é algo positivo. Tudo isso acaba ficando um tanto quanto desagradável para quem está assistindo o seu conteúdo, tornando o vídeo cansativo e difícil de assistir. 

5. Fuja das falas decoradas

Não estamos dizendo que um roteiro não é importante. Mas tente soar o mais natural possível ao decorrer do seu conteúdo. É essencial demonstrar domínio sobre o que está falando e criar um modelo de apresentação que seja marcante para as pessoas que vão começar a te acompanhar. 

6. Dicção

A ansiedade é um dos fatores que pode atrapalhar e fazer a sua fala sair com uma dicção incorreta. Existem alguns exercícios e dicas que podem ajudar você a treinar a maneira como você se pronuncia: 

  • Grave e ouça a sua voz – pegue um texto aleatório e coloque o gravador do celular para trabalhar. Isso ajudará você a pontuar todas as características a melhorar, ouvir quais sílabas você tem mais dificuldade em pronunciar e outros fatores que no dia a dia se tornam imperceptíveis. Teste também diversos tons de voz e emoções para transmitir durante a leitura. 
  • Foque em pronunciar consoantes com clareza – para esta tática, basta prestar um pouco mais de atenção sobre o pronunciamento das consoantes. Verifique se todos os fonemas são pronunciados de forma clara e precisa.
  • Fique atento(a) ao ritmo da sua fala – é muito importante ficar relaxado e não deixar o nervosismo atrapalhar o ritmo da sua fala. Neste tópico, a dica de se gravar enquanto realiza uma leitura ou treinar o discurso também é válida.
  • Pratique exercícios para relaxamento da voz – para relaxar a voz, é possível fazer um exercício simples antes de começar a gravar vídeos. Como passo inicial, bloqueie a entrada de ar, fechando as narinas com os dedos. Em seguida, faça o som “humm”, como se fosse um zumbido de abelha, com a boca fechada, pelo tempo que conseguir ficar sem respirar. Em seguida, faça uma pausa e repita por mais duas vezes o exercício.

7. Praticar a leitura

Ler bastante pode ajudar a refinar o seu conhecimento sobre a língua portuguesa, ampliar o seu vocabulário e, de quebra, pode ser um exercício para treinar a sua fala (basta ler em voz alta). 

8. Referências

Assistir apresentações de ótimos palestrantes para se inspirar pode ser uma boa atividade para montar o seu perfil de criador de conteúdo ou palestrante. 

9. Comunicação não verbal

Tão importante quanto o que você vai falar, os movimentos que você utiliza ao se expressar podem dizer muito sobre a sua confiança e transmitir (ou não) credibilidade. Evite ficar mexendo no cabelo sem parar, ficar balançando um objeto o tempo inteiro (caneta, por exemplo) ou repetir movimentos durante toda a gravação. 

10. Vínculo

Procure estabelecer algum tipo de conexão com as pessoas que estão assistindo o seu vídeo. Uma dica, principalmente se você vai gravar o vídeo com seu smartphone, é colocar a tela do celular virada para onde você não possa vê-la. Com isso, você não vai se distrair com a própria imagem e irá olhar diretamente para a lente do celular. Isso vai causar o efeito de que você está olhando fixamente para quem estiver assistindo o seu conteúdo. 

Dicas extras

Confira o cenário e enquadramento

Apesar de não ter relação direta com oratória, o cenário de fundo e o enquadramento do vídeo são itens essenciais para tornar seu conteúdo mais agradável aos olhos de quem está assistindo. Tente sempre ficar centralizado no vídeo e dar espaço para movimentar mãos e braços quando necessário.

Plataforma confiável

A Sympla criou uma plataforma didática e segura para que você possa divulgar o seu curso online. Com o Sympla Play, você pode fazer toda a gestão do seu conteúdo e ainda oferecer um layout agradável para os seus espectadores. Maneiro, não é mesmo? 

Essas são algumas dicas de como ter uma boa oratória ao gravar vídeos. Para conhecer mais táticas sobre criação de curso online, continue acompanhando o nosso blog e deixando nos comentários sugestões de assuntos que você gostaria de ver por aqui!