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O Instagram é hoje uma das redes sociais mais importantes do mundo e, com certeza, você já utilizou quase todas as funcionalidades que ela oferece no seu perfil. Mas você sabe como usar o Instagram Stories para divulgar o seu evento?

Os Stories, que aparecem no topo do feed dos usuários e desaparecem após 24 horas, são fotos e vídeos de até 15 segundos que podem deixar a conta do seu evento muito mais engajada, principalmente por conta das ferramentas disponibilizadas, como enquetes, caixinha de perguntas, entre outras.   

Entretanto, você deve estar se perguntando: como vou utilizar todas essas funcionalidades para divulgar o meu evento? Calma! Vamos te mostrar tudo isso e muito mais para bombar o seu evento antes, durante e depois com o Instagram Stories.

#DicaSympla: Como alavancar o seu evento nas redes sociais?

Pensando nisso, preparamos este infográfico super prático com dicas que vão ajudar você a aproveitar todas as funções do Instagram Stories e fazer do seu evento um grande sucesso! 

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Além das ideias acima, separamos mais 7 dicas do que você pode fazer no seu Instagram para criar ainda mais conexão com o seu público e aproveitar todas as possibilidades desta rede social tão bombada. Confira! 

1. Saiba como usar o Instagram Stories com um CTA 

Sempre utilize as chamadas para ação ou, como são comumente conhecidas, os call to actions:

  •  “Clique aqui”;
  • “Veja mais”;
  • “Compre agora”;
  • “Arrasta pra cima”;

Todas e quaisquer frases que instigam uma ação do leitor são bons exemplos de CTAs. Não importa se sua conta já está apta a pôr links nos stories (acima de 10k) ou não. Você precisa deixar uma direção clara para os seus seguidores: guie-os para o melhor caminho.

Se o seu evento possui alguma landing page, hotsite ou site, você precisa linkar essa página no próprio Stories. Na borda final da publicação escreva, por exemplo: “Arraste para cima e acesse nosso site”. Essa chamada é essencial para incentivar que o usuário tome o próximo passo para conhecer mais sobre o seu evento.

Agora, caso sua conta não seja apta para colocar links, você pode escrever na própria foto ou vídeo que o link está na biografia do perfil do seu evento, mais conhecida como “bio” :)

2. Fale com seu público com as lives  

Ainda não fez vídeos ao vivo em sua conta do Instagram? Então você provavelmente não sabe a audiência que está perdendo!

Os vídeos são excelentes para mostrar os acontecimentos antes e durante o seu evento. Além disso, você irá engajar ainda mais o seu público se colocá-lo por dentro de tudo que está acontecendo.

Por isso, pense nos vídeos ao vivo como uma forma de deixar o conteúdo da sua conta ainda mais orgânico. Afinal, ali não tem edições e as publicações acabam ficando mais espontâneas. Com certeza, o seu público acabará notando isso!  

As lives do Instagram Stories também são vantajosas, pois aparecem em destaque nas contas de seus seguidores e eles ainda recebem notificação no momento em que a sua conta está ao vivo.

#DicaSympla: Erros que você não deve cometer na divulgação do seu evento.

Planilha gratuita Planejamento de Marketing para Eventos Dicas e uma visão geral de todas as iniciativas de marketing e divulgação do seu evento em um só lugar.

3. Instagram Stories possui diversos truques e efeitos de edição. Aproveite!

O Instagram Stories vem investindo, cada vez mais, em truques e efeitos de edição. Com isso, o usuário não precisa mais baixar vários aplicativos de edição de vídeos e fotos.

De uns tempos pra cá, o Instagram Stories lançou várias funcionalidades, tais como alinhamento de texto, diferentes tipos de tipografias, margens e muito mais! Tudo isso é possível ser editado antes mesmo de sua publicação subir para o Stories.

Você pode adicionar em suas publicações GIFs e emojis. Além de divertir o seu público, é uma oportunidade de enriquecer a sua postagem e diversificar o seu conteúdo. Mas lembre-se: use isso a seu favor e sempre com moderação!  

4. Instagram Stories também aceita fotos e vídeos na horizontal  

Antigamente o Instagram Stories aceitava apenas fotos e vídeos na vertical. Isso pois, dessa forma, a visualização do usuário ficava mais fácil. Mas, no início desde ano, a rede social ganhou um ótimo recurso para quem adora postar vídeos e fotos no formato horizontal.

É muito simples utilizar esse recurso: basta realizar o procedimento normal para fazer uma publicação. Mas, na interface da câmera, você deve clicar no ícone de banco de imagens, no canto inferior esquerdo, e escolher uma foto ou vídeo produzido de forma horizontal.

Antes de subir a publicação para o Instagram Stories, faça o movimento de pinça na tela do seu smartphone para que a postagem seja reduzida para o enquadramento adequado e as partes extras serem preenchidas com a cor da sua publicação.

Simples, né? Então você não vai deixar de publicar aquele conteúdo que não foi pensado para o formato de Instagram! :D

5. Como usar as enquetes e perguntas no Instagram Stories a seu favor

O Instagram Stories também disponibiliza para seus usuários um recurso que permite a troca de perguntas e respostas com os seguidores. Já experimentou?

Se não, comece agora mesmo, pois esse recurso já se tornou uma febre entre os usuários da rede social. E, claro, a conta do seu evento não pode ficar de fora! Além das perguntas, você também pode abusar das enquetes e dos emojis deslizantes.

novo recurso do instagram stories perguntas e respostas - Como usar o Instagram Stories (Instagram/Divulgação)

Todos esses recursos são excelentes para aumentar o engajamento da sua página ou, quem sabe, ajudar sua equipe a tomar uma decisão para melhorar os resultados do seu evento.

As enquetes e as perguntas podem ser muito úteis!

Uma das maneiras que você pode utilizá-las é dando o poder para os seus usuários: deixe que ele se sinta no comando. Peça para que ele escolha entre duas opções de bandas ou qual decoração ficar melhor para o local do evento.

#DicaSympla: Para saber tudo sobre como elaborar um checklist para eventos, confira também este artigo que preparamos para você.

6. Invista em parcerias e compartilhe em seu Instagram Stories

Atualmente, os influenciadores digitais têm um papel muito importante nas redes sociais. Isso pois sabemos que não são só as marcas que influenciam no comportamento dos consumidores nos dias de hoje, né?. E, para o segmento de eventos, não poderia ser diferente.

Então que tal aproveitar disso em sua conta no Instagram Stories? A rede social é perfeita para formar esse tipo de parceria!

Imagine se seu evento fosse mostrado casualmente nos vídeos dessas personalidades? Sem dúvidas, é uma visibilidade enorme e que pode ser reutilizado em sua página!

Como usar Instagram Stories para compartilhar feed no stories - Como usar o Instagram Stories (Instagram/divulgação)

7. Compartilhe a playlist do seu evento no Instagram Stories

Uma coisa rápida de se fazer e que pode otimizar a sua conta, além de aumentar seu engajamento, é compartilhar uma playlist criada para seu evento. Se você está organizando uma festa, por exemplo, pode utilizar uma plataforma de serviço de streaming de música, como o Spotify, e selecionar algumas músicas que irão tocar durante o evento!  

Ele já permite compartilhar qualquer playlist, que seja pública, diretamente na história do Instagram. A capa e o título da lista de músicas surge nos Stories como uma postagem. Sendo assim, é possível adicionar textos, desenhos, GIFs e emojis na mesma publicação.

#DicaSympla: agora que você já está pronto para utilizar todas as funcionalidades do Instagram Stories, que tal fazer parte da maior plataforma de eventos do Brasil? Conheça a Sympla!

E se você já tem um evento publicado na Sympla, aprenda aqui com nosso passo a passo a divulgar seus eventos criados com a gente!

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