A dúvida sobre a diferença prática entre curso e workshop é mais comum do que parece. E, se você ainda não sabe muito bem qual é qual, não se preocupe: você não está sozinho nessa. Eles têm algumas características que podem deixar em dúvida até mesmo os organizadores já conhecidos no mercado.

Tanto os cursos quantos os workshops são eventos educativos que têm objetivos bem definidos, com vantagens e desvantagens específicas. Na prática, eles podem até parecer similares, mas se o organizador não conhecer a fundo os conceitos e práticas que definem cada um, não conseguirá desenvolver uma produção que atenda com maestria a cada proposta.

Quer entender melhor as diferenças entre esses dois tipos de eventos e descobrir qual é o melhor para você? Confira as dicas a seguir e acerte nas suas produções!

#DicaSympla: quer saber como organizar cursos e workshops? Clique aqui para aprender!

Qual a diferença entre curso e workshop?

curso x workshop

O que é um curso? Foco na abordagem teórica

Significado Curso

Qual o objetivo de um curso?

O curso é um evento voltado à formação e/ou profissionalização das pessoas. Por esse motivo, costuma detalhar assuntos de determinada área de maneira mais teórica do que prática.

O participante de um curso aprende conceitos de certo ramo de atuação e fica capacitado a desempenhar alguma função relacionada ao que estudou por meio dos conhecimentos adquiridos.

Por exemplo: um curso sobre marketing digital irá se aprofundar nessa área específica do marketing, visando o aperfeiçoamento profissional de quem atua neste campo.

Assim, abordará e demonstrará conceitos e técnicas relacionados ao assunto. Após o curso, o participante saberá como desenvolver estratégias eficazes de marketing digital e terá conhecido as ferramentas online que auxiliam nesse processo, podendo desempenhar melhor esta função no mercado de trabalho.

#DicaSympla: conheça 5 tendências de cursos online que você pode produzir em 2021

Quanto tempo dura um curso?

Normalmente, os cursos têm duração maior que os workshops, podendo levar horas, dias ou até meses para serem concluídos, além de poderem ser realizados fisicamente ou por plataformas de ensino à distância.

Qual é o formato indicado para realizar um curso?

Eles costumam ocorrer no formato de palestras, em que um ou mais instrutores guiam as aulas, ainda que haja espaço para perguntas e comentários.

Os professores precisam ter formação acadêmica ou experiência prática no assunto que irão abordar, transmitindo seus conhecimentos aos alunos que, em geral, não têm conhecimento tão extenso sobre o tema.

Como produzir um curso?

O curso vai exigir que o organizador tenha foco no conteúdo a ser ministrado: é preciso contratar bons professores e dar meios para que a mensagem chegue a todos. Dessa forma, pensar no conforto de quem irá ministrar as aulas e de quem irá assisti-las é essencial.

Se você estiver realizando um curso online, saber como gravar vídeos é uma habilidade fundamental a ser desenvolvida. Confira nossas 9 dicas abaixo:

Além de um local adequado, arejado, com boa iluminação, bons equipamentos sonoros e Wi-Fi, é preciso pensar que um curso com um cronograma completo e atraente é a chave para captar os interessados.

#DicaSympla: faça o download gratuito da planilha de cronograma para produção de eventos elaborada pela Sympla clicando aqui :)

O que é um workshop? Conhecimento aliado à prática!

Significado Workshop

Qual o objetivo de um workshop?

Os workshops – em português, as oficinas – estão se tornando cada vez mais populares e são grandes aliados dos cursos, já que ajudam a fixar conhecimentos de maneira objetiva. Esse tipo de evento tem como objetivo se aprofundar em determinado assunto de forma mais prática do que teórica. Desse modo, existe um envolvimento muito maior dos participantes neste tipo de atividade.

Em geral, as pessoas interessadas em workshops aprendem conceitos e teorias importantes, mas focam muito mais na aplicação deste conhecimento em atividades práticas, que irão auxiliar na fixação do conhecimento adquirido.

Quanto tempo dura um workshop?

Diferentemente dos cursos, os workshops costumam ter curta duração. Em geral, um workshop tem no máximo 8 horas, ocorrendo em apenas um dia ou se dividindo em dois.

Como funciona um workshop?

Os workshops contam com um moderador e um ou mais expositores, que devem ter ampla experiência prática no assunto específico a ser abordado.

Assim, geralmente, o evento é iniciado com uma exposição da técnica que será abordada, é seguido por uma discussão dos participantes em grupos e é finalizado com uma conclusão, na qual os resultados de cada grupo são analisados.

Por exemplo: um workshop sobre gestão de processos poderia se iniciado com uma introdução sobre o assunto. Depois, os participantes seriam divididos em equipes, recebendo um caso prático a ser estudado e desenvolvido conforme os princípios da gestão de processos.

Após certo tempo dedicado à discussão, os grupos apresentariam suas conclusões e todos analisariam como esta se deu, seus pontos positivos e como poderia ter sido feita de melhor forma.

Com o público interagindo de maneira intensa, a ideia é que os conhecimentos sejam adquiridos por meio da experiência conjunta, estimulando a criatividade e, além disso, a troca de informações entre participantes e facilitadores.

Como produzir um workshop?

Além de pensar no ambiente e em como a mensagem chegará aos participantes, lembre-se que você precisará de materiais bem específicos dependendo do tipo de workshop. Você poderá precisar de notebooks, diversas mesas e cadeiras, um espaço propício, kits com materiais para os participantes e outros itens.

Conclusão

Ainda que os dois tipos de atividade busquem passar conhecimentos aos participantes em determinada área, a forma como elas acontecem é bem diferente uma da outra. Então, esteja atento às particularidades de cada evento para assim planejá-lo de maneira adequada, divulgá-lo eficientemente e atrair o público certo.

#DicaSympla: você produz cursos ou workshops e tem interesse em aumentar suas vendas, revolucionar a gestão do seu evento e fazer parte da maior plataforma de eventos do Brasil? Então, conheça as soluções que a Sympla oferece para cursos e workshops e comece já!

  • Com a Sympla, você tem acesso às melhores ferramentas para organizar e divulgar seu evento presencial, disponibilizando ingressos e acompanhando as vendas em tempo real.
  • Com o Sympla Streaming, você cria, vende e entrega eventos online para seu público de forma simples e rápida. Traga seus workshops, meetups, webinars, conferências, treinamentos e muito mais para nossa plataforma!
  • Com o Sympla Play, você transforma seu conhecimento em vídeos e aulas feitas sob medida para que seu público aprenda de onde estiver e quando quiser! Personalize e venda seus cursos online e outros conteúdos digitais de maneira segura e simples, em um só lugar. 

Bons eventos! ????????