Você finalizou a transmissão do seu evento online e foi um sucesso! Mas, se você pensa que já acabou, sugerimos que reavalie. O pós evento é um excelente momento para reforçar a relação com os participantes e, quem sabe até, engajá-los para outros eventos.

Diversas ações pós-evento online podem ser realizadas depois que seu evento termina. Por isso, separamos algumas dicas caprichadas para você:

1. Muito obrigado pela participação!

Enviar uma mensagem por e-mail agradecendo a participação no seu evento é uma ação que pode ser realizada algumas horas após o término do evento ou até mesmo no dia seguinte.

Esse tipo de ação pode ser feita independentemente do tipo de evento online que você realizou, e é uma das formas mais simples de manter contato com os participantes após o evento para demonstrar sua gratidão e, caso alguma coisa não tenha saído exatamente como o planejado, você pode utilizar essa mensagem para se retratar. 

Além disso, também é possível usar essa forma de comunicação para já convidá-los para os próximos eventos que você estiver organizando!

2. Faça o download do seu certificado

Enviar um certificado de participação no pós-evento online é outra ação muito simples e interessante para ser realizada em cursos e workshops online. Para quem participa como espectador, essa é uma forma de provar conhecimento ou habilidade adquiridos naquele evento e, para o produtor, é uma forma de reconhecer competências e se impor como referência profissional :)

#DicaSympla: Em eventos online realizados com a Sympla, é possível visualizar através da lista de ingressos retirados quais pessoas realmente participaram da sua transmissão e enviar o certificado apenas para elas. Nossa plataforma também te ajuda a criar os certificados para enviar aos participantes dos seus eventos online: são diversos modelos gratuitos para você personalizar com a cara do seu evento.

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3. E aí, foi bom para você?!

Outra ação que pode ser feita logo após o término do evento é enviar um e-mail solicitando feedback dos participantes. Você pode enviar um e-mail com o link de um formulário com as perguntas, solicitando que os participantes deem suas notas. Você pode fazer esse formulário pelo Google Forms ou Typeform, por exemplo. 

Para esse tipo de ação, é importante escolher bem as perguntas, pois é a partir das respostas que receber que você poderá entender quais pontos podem ser melhorados seus próximos eventos. Isso tornará suas transmissões mais interessantes e demostrará aos participantes todo o cuidado que você tem para realizar seus eventos.

4. Desenvolva vídeos, e-books e outros materiais de apoio

Todas as perguntas que foram feitas durante ou após o evento podem ser transformadas em outros conteúdos para serem enviados por e-mail a todos os participantes. Por exemplo, é possível criar uma FAQ com todas as perguntas que foram feitas ao longo do evento e as respostas para cada uma delas. 

Esse material pode ser enviado para o e-mail de cada um dos participantes, assim como você também pode transformar esse conteúdo em vídeo, para ficar ainda mais interativo. Além disso, você pode disponibilizar e enviar e-books, apresentações, planilhas de apoio e qualquer outro material que você tenha elaborado para usar durante seu evento online.

5. Venha acompanhar as redes sociais

Convidar os participantes para acompanhar suas redes sociais e continuar divulgando informações úteis e interessantes no pós-evento online nesses canais também é uma forma de se manter em contato com eles após o término da sua transmissão.

É mais comum que esse tipo de ação seja realizada antes do início do evento, mas manter a interação com os participantes depois de finalizada a transmissão do seu evento online mantém o engajamento e relacionamento com sua marca ou empresa, permitido que você estabeleça um relacionamento duradouro com seu público. Isso também irá te ajudar a convidar e engajar esse público para participar de futuros eventos.

Dica extra: foque na lista de participantes

A lista de pessoas que se inscreveram para participar do seu evento online, mais conhecida como lista de participantes, é uma excelente fonte de contatos. 

É importante que essa lista contenha o e-mail de cada participante e outras informações que você julgar importantes. Assim, você conseguirá enviar os materiais e as demais mensagens de e-mail que já citamos. Mas também é muito interessante salvar essa lista de participantes para que você crie seu próprio banco de dados de todas as pessoas que participaram de seus eventos em algum momento.

Esse tipo de lista pode ser utilizada para envio de e-mails marketing e outros tipos de divulgações que você queira fazer sobre os eventos e transmissões que irá realizar.

Conclusão

Com ações simples como essas que mostramos aqui, você vai conseguir fazer uma análise de como foi o desenvolvimento do seu evento online se a transmissão foi boa e qual a percepção geral dos participantes, por exemplo. Elas também garantem que você se mantenha conectado, mesmo após o término do evento, e te deixarão mais preparado para a realização dos próximos eventos.

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