Muitas pessoas têm o desejo de produzir conteúdo, mas não sabem como escolher a plataforma de cursos ideal. O que não faltam são opções no mercado e, por isso, é preciso avaliar a qualidade do serviço e os benefícios da oferta para fazer a melhor escolha.

Essas plataformas de cursos se tornaram indispensáveis ao longo dos últimos anos. E, com a pandemia do coronavírus e as medidas de distanciamento social, esse tipo de ferramenta ganhou ainda mais espaço.

Foi o que constatou o Censo da Educação a Distância, feito pela ABED, Associação Brasileira de Educação a Distância. O estudo realizado com 51 instituições de ensino em 2020 apontou que 34% delas viram um aumento significativo no número de matrículas dos cursos online.

Para saber mais sobre esse assunto e escolher a plataforma que atenda às necessidades do produtor de conteúdo e as expectativas do seu público, continue lendo este artigo.

 O que é uma plataforma de cursos?

A plataforma de cursos é, basicamente, uma página  online que foi totalmente pensada e preparada para distribuir suas videoaulas. Ou seja, se você, como produtor de conteúdo, estiver em busca de um local virtual para compartilhar seus conhecimentos, esse tipo de plataforma é a resposta.

Imagine a seguinte situação: você identificou que possui uma grande habilidade e que deseja compartilhá-la, lançando mão de sua experiência e dos aprendizados que teve ao longo da vida e dentro da área de formação. Porém, não sabe por onde começar e qual ferramenta escolher.

A melhor solução para isso seria a contratação de uma plataforma de cursos online. Ou seja, um local seguro, com uma gama de funcionalidades, além de um layout simples e fácil de ser utilizado, que também atenda às expectativas do seu público.

Além de videoaulas, as plataformas permitem que seja feito o upload de conteúdos em slides, planilhas e e-books, a fim de contribuir para o aprendizado dos alunos.

As plataformas de cursos escolhida também deve oferecer meios para a comercialização do curso online, permitindo que o produtor insira todas as informações sobre condições de pagamento e compra. 

#DicaSympla: Cursos online: veja porque este é o melhor momento para criá-los.

Quais as vantagens da plataforma de cursos para o produtor de conteúdo?

Como dito anteriormente, existem diversas plataformas no mercado, com características diferentes. Algumas delas possuem um funcionamento avançado, outras disponibilizam serviços básicos. Para definir a ideal para o seu tipo de conteúdo, é fundamental entender a sua necessidade e qual melhor atende a sua demanda. 

Mas, antes de escolher, veja a seguir as vantagens da plataforma de cursos para o produtor de conteúdo e como ela pode contribuir para o trabalho desse profissional tão exigido no mercado atualmente:

Entrega um conteúdo de qualidade para os alunos

Nenhum produtor de conteúdo quer passar a imagem de que não se preocupa com a qualidade do seu conteúdo, certo? Para isso, investir em uma plataforma de cursos é a melhor opção. 

Além de ter o auxílio da tecnologia para hospedar as aulas, módulos e material de apoio, a plataforma também assegura maior qualidade na transmissão do conteúdo, que é passado para as pessoas sem falhas e interrupções.

Proporciona segurança e comodidade na hora da compra

Tanto para o produtor de conteúdo, quanto para os alunos que estão adquirindo o curso, ter uma plataforma online proporciona segurança e comodidade na hora da compra. 

Você já imaginou como faria para vender os seus cursos sem ter uma plataforma que facilita todos os processos? Afinal, cadastro,  formas de pagamento e disponibilização dos conteúdos são etapas que podem ser bastante demoradas sem o auxílio da tecnologia. 

Além disso, é possível ter segurança utilizando uma plataforma de cursos. Isso porque as pessoas terão mais confiança de adquirir um conteúdo que esteja em local reconhecido do que se comprassem diretamente do produtor.

Armazena diferentes formatos de conteúdos

Se você acha que só videoaulas podem não ser o suficiente para que o aluno adquira o conhecimento desejado, não precisa se preocupar. Utilizando uma plataforma de cursos com essa funcionalidade, você poderá armazenar diversos formatos de conteúdo para que todos possam aproveitar da melhor maneira possível. São algumas opções:

  • e-books, infográficos e planilhas: os materiais ricos são essenciais para apoiar nos estudos. Eles ajudam os estudantes a terem maior profundidade nos conteúdos e servem como um material para ser revisitado em caso de dúvidas;
  • slides: esse formato também é muito utilizado durante as aulas online, nas quais o aluno poderá ter o auxílio de uma apresentação para acompanhar o que o especialista está falando, tendo um material de apoio para não perder nenhum detalhe da explicação.

Conheça a Sympla Play

Percebeu como ter uma plataforma de cursos disponível é essencial para os produtores que desejam ter facilidade, praticidade e qualidade nos seus conteúdos?

Na Sympla Play, você encontra tudo isso e muito mais! É possível vender seus cursos online para seus clientes assistirem onde estiverem e quando quiserem, tudo em uma plataforma completa, segura e simples.

Com a plataforma de cursos da Sympla, você poderá criar as suas videoaulas de maneira descomplicada e fácil, com muita segurança na hospedagem, além de poder disponibilizar cursos gratuitos ou pagos, além de aulas experimentais. 

Além disso, um dos grandes benefícios de utilizar o Sympla Play é poder acompanhar o progresso do participante durante o curso, entendendo em qual fase ele está e se está tendo dificuldades para progredir. 

Acesse o site da Sympla e veja como ela pode te ajudar a compartilhar seus conhecimentos e habilidades com outras pessoas!